Pesquisar no blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA - PARTE 1

Este trabalho procura analisar nossa sociedade e cultura a partir de seus mitos de origem. Esta análise tem como pano de fundo o entendimento das relações culturais estabelecidas na modernidade, procurando indicar possíveis pontes de conexão do antes e do hoje. Também tenta analisar um momento de ruptura entre o este e o aquele para que se possa reivindicar a construção de uma nova ligação.

O MITO

Um retorno às origens
Eles estão presentes em nossa vida, em pleno século XXI? Sim, ele existe, por meio das crenças, temores e desejos, mas o mito não tem tanto poder quanto tinha antigamente. Os mitos de hoje podem ser divididos em mitos autênticos e em mitos fabricados pelos meios de comunicação de massa e pela mídia.

Atualmente persistem os mitos autênticos
Nesta primeira parte do artigo os textos são relacionados aos personagens e/ou mitos que construíram a História do Brasil. Estes ícones são traduzidos em forma de uma entrevista virtual brilhante e imaginativa, resgatados para o século XXI relembrando seus momentos de glória para a construção de nosso país.  O autor na persona de um entrevistador utiliza um vocabulário de fácil entretenimento, onde o leitor fica confortavelmente introduzido ao texto.
São vários os personagens destacados nesta coleção do  escritor Rogério de Alvarenga.


Abaixo seguem os links para acesso as obras










13 comentários:

  1. Prof. Omar, boa tarde.
    Estou trabalhando com os alunos de graduação sobre a questão de mitos, sua construção e desmitificação. Achei este post excelente e serviu muito bem para os meus propósitos. Vou utilizar sua introdução, que por sinal, fica muito bem escrita. Também usarei alguns dos textos "linkados". Mandei este post para um amigo meu na Universidade de Coimbra. Ele ficou maravilhado com os textos em forma de entrevistas virtuais. Quer saber onde encontrar os livros editados.
    Att.
    Dra. Marta Diniz

    Ps. Espero que vc posta o mais rápido possível a parte 2.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos textos, uma forma diferente de escrever. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha lido nada com esta técnica de escrita ficou de vanguarda..
    Gostei muito do texto de Beato Conselheiro.
    seria interessante utilizar esta técnica sobre Lampião.
    #Ficaadica#

    ResponderExcluir
  4. Diferente, espetacular, criativo, Amei <3

    ResponderExcluir
  5. Prof.. este tal de chico rei existiu mesmo? ou e apenas lenda? pq o zumbi os livros só falam bem dele, mas na verdade dizem q ele era um ditador

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Drª Marta.
    Esta coleção foi um projeto em parcerias. Os livros foram doados a várias instituições. Ainda possuo alguns exemplares. Favor entrar em contato "inbox". Esta mesma coleção foi também distribuída em formato de áudio-book.
    Att.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Adriana
    Acredita-se que Chico Rei é um personagem lendário da História oficial do Brasil. Existe pouca informação sobre a vida dele. Em sua maioria, foram estórias passadas verbalmente.

    ResponderExcluir
  8. legal os textos. diferente

    ResponderExcluir
  9. Diferente gostoso de ler para descontrair e aprender <3

    ResponderExcluir
  10. diferente modo de escrever achei legal, aprovado

    ResponderExcluir
  11. interessante o projeto, depois vou ver os textos.

    ResponderExcluir
  12. Valeu prof.!!!
    estamos a trabalhar na escola sobre Canudos, mostrei ao prof o post, ele achou legal ai escolhemos trabalhar txt d beato Conselheiro.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...