Pesquisar no blog

sábado, 23 de fevereiro de 2019

À BEIRA DE UM DESASTRE - NÃO VAI HAVER ÁGUA

Cadê o rio que estava aqui? A MANABI bebeu. Cadê Manabi? Foi pra ANGLO AMERICAN. Cadê Anglo? Foi pra VALE. Cadê a VALE? Foi pro Rio de Janeiro. A água que era para estar aqui sumiu. Aí informaram que a água está desaparecendo, ficando turva, barrenta, com metais pesados, imprópria para consumo. De água sobrou lama, buraco sem vida.



AS LÁGRIMAS DE UM RIO
Rogério Alvarenga 

É fácil ver as lágrimas de um rio! 
Ele abraça com firmeza o seu leito 
Mas se nele atiram lama e rejeito 
Enrubesce, mas aceita o desafio. 

Os pássaros se assustam com tristeza 
Abandonam os ninhos em revoada 
Se despedem da fruta maturada 
E tristes cantam ao anoitecer. 

Tantos outros bichos vêm despedir 
Lamentando por ter que ir embora 
Nenhuma chance têm senão partir 

Eis as lágrimas de um rio que chora 
Tão fétido e imprestável se sentir 
Nunca mais ter os amigos de outrora. 


Itabira não possui rios expressivos a sua hidrografia é composta por pequenos riachos, córregos e nascentes. A cidade está inserida na divisa das Bacias Hidrográficas do Rio Santo Antônio e do Rio Piracicaba, ambos importantes contribuintes da Bacia do rio Doce. A bacia do rio Doce situa-se na região sudeste brasileira, compreendendo uma área de drenagem de 83.400 km², sendo que 86% pertencem ao estado de Minas Gerais e 14% ao Espírito Santo. Sua foz é no Oceano Atlântico. A região abrange cerca de 222 municípios. 
  • Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba - Área:5.685,86 km² - 7,98% do território da bacia do Rio Doce. Número de Municípios: 21.
  • Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio - Área:10.774km² - 15,12% do território da bacia do Rio Doce. Número de Municípios: 29.

REDE HIDROGRÁFICA 

O rio Piracicaba é o principal curso d’água da região. Suas nascentes localizam-se no município de Ouro Preto, a 1.680m de altitude, percorre 241 km até encontrar o rio Doce, na divisa dos municípios de Ipatinga e Timóteo. Ao longo deste percurso, além dos rios mais significativos, recebe a descarga de quase uma centena de córregos e ribeirões, os quais compõem sua rede de drenagem. O rio Piracicaba é afluente da margem esquerda do rio Doce.

O rio Santo Antônio nasce na serra do Espinhaço, no município de Congonhas do Norte, apesar de sua sede municipal encontrar-se fora dos limites da bacia do Doce como um todo. Percorre cerca de 280 km até desaguar no rio Doce, no município de Naque. Tem como principais tributários, pela margem esquerda, o rio do Peixe e o rio Guanhães e, pela margem direita, o rio Tanque e o rio Preto do Itambé, sendo drenada ainda por ribeirões e outros rios de menor porte.

GEOLOGIA 

  • O relevo do município de Itabira é predominantemente montanhoso. Aproximadamente 70 % do território itabirano é coberto por mares de morros e montanhas. 
  • A região do Piracicaba é muito rica em recursos minerais. Nela encontra- se uma das maiores reservas do mundo em minério de ferro, manganês, bauxita, ouro, esmerada, alumínio, quartzito entre outros. Abrigando as principais minerações a céu aberto do país. 
  • A região do rio Santo Antônio apresenta ocorrências de exploração dos recursos minerais de caulim, ferro, gemas, material de construção, metais, rochas ornamentais e outros. 

VEGETAÇÃO 
  • A variação de tipos de solos, de umidade, temperatura e outros fatores cuja combinação resulta em uma diversidade de paisagens com extraordinária diversidade biológica. Ambas bacias hidrográficas mencionadas, desenvolve-se dominantemente sobre o bioma da Mata Atlântica (ecorregião do interior), o qual representa um dos maiores repositórios de biodiversidade do planeta, e possui ainda parte de sua área sobre o bioma do Cerrado. Há presença relativa de áreas de Reflorestamento com espécies como eucalipto e pinus. 
  • Serra do Espinhaço, proporciona características peculiares em relação às demais unidades da bacia do rio Doce. É a presença da vegetação caracterizada como Refúgio Vegetacional, neste caso endêmica (tipologias localmente conhecidas como campos de altitude e campos rupestres), além da vegetação de Savana, que claramente marca a transição entre o domínio da Floresta Atlântica e o domínio influenciado pelas maiores altitudes da bacia. 

IMPACTO AMBIENTAL 

As marcas da retirada do minério em Itabira são visíveis de qualquer ponto da cidade. Um sobrevoo de Drone é capaz de revelar o que há por trás das montanhas de aparência cinzenta da região: enormes e profundas crateras escavadas ao longo de décadas de exploração do ferro no município. A grandiosidade dos buracos é tanta que imensas máquinas quase se perdem dentro deles enquanto trabalham. Com o passar do tempo, a Serra da Ferrugem, em Conceição do Mato Dentro, nova "menina dos olhos" da mineração no estado, provavelmente dará lugar a um cenário lunar semelhante ao de Itabira.
A Bacia o Rio Santo Antônio sofre com o empreendimento minerário e a implantação do mineroduto Minas-Rio, destruindo matas, nascentes e aquíferos. As mineradoras e os minerodutos propostos pela MANABI, ANGLO AMERICAN e VALE atingirão em cheio esta significativa região da Mata Atlântica em Minas Gerais. A vazão do rio Santo Antônio será reduzida, impactando a vida de dezenas de milhares de famílias que dependem dessa água para viver, trabalhar e se divertir nos finais de semana. O município de Itabira já sofre graves problemas de falta de água devido à mineração de ferro. 
O empreendimento da Anglo American constam inúmeras violações de direitos humanos, assim como da legislação ambiental. O reassentamento e a garantia de direitos de comunidades severamente afetadas permanecem questões não solucionadas.



APÓS OS CONSTANTES CRIMES AMBIENTAIS QUE VEM ASSOLANDO MINAS GERAIS, O MEDO QUE RODA A CIDADE DE ITABIRA É REAL. 

A VALE tornou-se um enorme transtorno ao país. E não está nem aí com isso.
Duas perguntas devem ser respondidas para o bem e o futuro do país: quando a empresa vai pagar pelas tragédias e quando seus dirigentes serão presos? 
Com a reputação manchada, a VALE se mantém com sua autoestima sem arranhões, pelo menos do ponto de vista dos seus executivos milionários e dos seus balanços de lucros estratosféricos celebrados sob o ar condicionado da sua sede carioca.
A Vale tem 15 barragens no município de Itabira, das quais cinco ficam próximas do perímetro urbano - entre elas, as duas maiores, Pontal e Itabiruçu. Em alguns bairros, as casas terminam onde começa a represa de rejeitos de minério de ferro. As barragens de Itabiruçu e Pontal são as maiores mantidas pela Vale em Itabira e duas das maiores da empresa em Minas Gerais. São as que mais causam temor na população e as que têm maior número de residências na zona de autossalvamento. A barragem de Pontal tem 220 milhões de m³ de rejeito de minério de ferro. Já Itabiruçu possui 222,87 milhões m³  de rejeitos, e passa por processo de alteamento.
As cinco barragens mais próximas do centro da cidade armazenam 423 milhões de m³ de rejeitos, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Mineração - o número é de janeiro deste ano. É um volume equivalente a 33 vezes o que havia na primeira barragem que se rompeu na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho.

As imagens a seguir, prospecta a jusante da barragem Itabiruçu, ou seja, no sentido em que o rejeito seguiria em caso de um rompimento.










Referências 
http://www.cbhdoce.org.br/wp-content/uploads/2015/01/PARH_Piracicaba.pdf
http://www.cbhdoce.org.br/wp-content/uploads/2014/10/PARH_Santo_Antonio.pdf
http://www.comites.igam.mg.gov.br/index.php
http://www.cbhdoce.org.br/pirh-parh-pap/parh
https://pt.wikipedia.org/wiki/Itabira
https://www.em.com.br/
https://noticias.r7.com/


29 comentários:

  1. a vale é pior que p senado brasileiro. destrói tudo por onde passa. ja acabou com o rio doce se itabira entrar em colapso ai sim o rio doce deverá ser chamado de rio morto.

    ResponderExcluir
  2. O Rio Doce ja tinha virado esgoto a céu aberto antes do crime ambiental de Mariana. Essa catástrofe ajudou muito a destruir ainda mais as águas já poluídas. Pelo que observei, se acontecer em Itabira a explosão das barragens da Vale, não mais terá salvamento. NÃO SÓ Valadares sofreu e ainda sofre as consequências de Mariana, como várias cidades de MG e ES. Imagine um crime de proporção gigantesca, dantesca. Tem de punir esses empresários, funcionários e políticos corruptos.Os políticos deveriam se unir contra estes mega empreendimentos, pensar na população que será prejudicada, mas não. Querem encher os bolsos de propinas.

    ResponderExcluir
  3. Itabira, cidade medíocre de políticos corruptos, que enriquecem como os filhos do luladrão. Futura assassina em série... Cabe aos prefeitos do Rio Doce cobrar de Itabira um fiscalização rígida séria, competente, sem laudos falsos.

    ResponderExcluir
  4. "VALE é assassina, mata sem por a mão". Lógico que a empresa sabe de todos os problemas das barragens. Funcionários que fecham os olhos para o perigo em troca de cargos e salários. EU ACUSO.. VALE É ASSASSINA EM SÉRIE. A justiça brasileira é cega. Os políticos papagaio de pirata.

    ResponderExcluir
  5. Quanto VALE uma vida? Samarco, Vale e BHP tem de responder por homicídio, crime contra o meio ambiente e corrupção. No final vai sobrar tudo para a população pagar. INSS ja falido vai ter de arcar com pensões, aposentadorias. tratamentos de saúde no SUS já sucateado. A VALE vai continuar esburacando, concentrando riquezas, dividendos, ativos. O povo.. FODA-SE O POVO.

    ResponderExcluir
  6. Nenhuma tragédia grega será comparável a uma possível descarga dos rejeitos de uma das barragens de Itabira. Nem pensar. A população sabe e teme o risco que corre, mas pacificamente, que pode fazer?. Rezar? O pobre Deus dos aflitos, o povo brasileiro, autoridades e os tais generais, ministro da Justiça aclamado, todos sentados aguardando os acontecimentos.
    Que acontecimentos eles aguardam? E as autoridades locais? Um plano emergencial? Bem, depois a gente vê o que pode ser feito. Certo?

    ResponderExcluir
  7. so espero q essa porra naum atrapalha meu carnaval. ouro preto me aguarde

    ResponderExcluir
  8. tomara q arrebenta acaba com a cidade mata todos políticos

    ResponderExcluir
  9. flw verdade a vale virou bandida campactuou com os politicos, deve estar no meio da lavajato, mensalão, propinas como petrobras, odebrech, oas, andradre gutierrez, engevix, utc, queiroz galvão. PT PSDB PMDB PSB e todo outros partidos

    ResponderExcluir
  10. Rio Doce ja morreu faz tempo, so falta a VALE assinar atestado de óbito,

    ResponderExcluir
  11. seu blog é excelente, explica tudo de modo resumido de facil compreensão. Parabens

    ResponderExcluir
  12. Entenda-se que, num eventual desastre, num rompimento de uma represa da vale em Itabira, os leitos dos rios da região vão conduzir os rejeitos em seus itinerários. Isso é evidente. Tudo escorre de cima pra baixo, pelo menor esforço. Daí, cidades como Santa Maria e Nova Era dificilmente vão permanecer no mapa. Acreditem mais nas orações, porque as invisíveis autoridades tiram ouro do nariz.

    ResponderExcluir
  13. Brasil é cheio de político demagogo e corrupto que ilude o povo simplório.

    ResponderExcluir
  14. Triste realidade, nessas horas temos de preparar o espirito e crer no Senhor.

    ResponderExcluir
  15. o problema desses crimes centra no poder politico brasileiro composto por corruptos e populistas ditadores disfarçados.

    ResponderExcluir
  16. o problema não é de itabira é da vale. a solução esta nas mãos do povo. tem de aprender a votar, cobrar obrigar a respeitar as leis. mas povo burro com viseira é facil controlar

    ResponderExcluir
  17. O desprezo do brasileiro pelo conhecimento é a grande desgraça desta nação.
    Diz-me quem admira que direis quem és. Ninguém pode voltar e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Não precisa falar mais nada, né? Ou quer que desenhe?

    ResponderExcluir
  18. Poema profético de DuDu (CDA)I

    O Rio? É doce.
    A Vale? Amarga.
    Ai, antes fosse
    Mais leve a carga.

    Entre estatais
    E multinacionais,
    Quantos ais!

    A dívida interna.
    A dívida externa
    A dívida eterna.

    Quantas toneladas exportamos
    De ferro?
    Quantas lágrimas disfarçamos
    Sem berro?

    ResponderExcluir
  19. Poesia realista de Newton Baiandeira

    O trem que leva minas tem fogo na caldeira
    Fumaça no cangote, tem lenha na fogueira
    Lá vai o trem mineiro audaz e atrevido
    Tem gosto de ferrugem,

    O trem que leva Minas mudou nossa cidade
    Comprou a nossa alma, usou a nossa calma,
    E nós batemos palma, sem saber...

    ResponderExcluir
  20. A questão é que quem deve cobrar se cala. Quase nenhum político se ergueu em cobrar energicamente da VALE. Porquê? Simplesmente pelo fato que se fartaram com doações para campanhas políticas. Itabira é o laboratório vivo da poder desta mega empresa. Políticos comprados, corruptos, descaso por todo lado, cidade rica, mas miserável. O poder publico sempre foi vendado em Itabira. A câmara de vereadores formada por pessoas sem cultura, abastadas, que gastam milhões para dar nome em ruas, aplaudir a VALE. Me poupe. Itabirano é ser mais BURRO e IGNORANTE que existe. Esperto foi o poeta Drummond, preferiu sair e não mais voltar a cidade, do que ser comprado pela VALE. Há momentos que tenho vergonha de ser itabirano e brasileiro. Quero ver o que os ignorantes vereadores, prefeito irá resolver. Deve encher os bolsos pra ficarem calados, apaziguar a população. Povo do Rio Doce não creditem no papo dos políticos. Se a pop. n~]ao se juntar e exigir. nada vai acontecer. Ops.. Vai sim,,, mais barragens vão explodir..

    ResponderExcluir
  21. Bela poesia introdutória. Retrata a calamidade, destruição, desapego, transformação, modificação, ressentimento, podridão, despedida. Resta a partida.
    Para Drummond Itabira é apenas uma fotografia na parede.
    Para Rogério Itabira são lágrimas fétidas.♥♥♥♥♥♥♥♥ Falou tudo em 2 palavras.

    ResponderExcluir
  22. Depois de toda verddes exposta em vários posts, sobre o perigo das barragens. Resta sermos RESILIENTES. políticos, poder público, justiça caolha e a VALE nada vão fazer.

    ResponderExcluir
  23. O governo usa só laudos produzidos pelas próprias mineradoras ou por auditorias contratadas, forjadas, obrigadas. Não tem estrutura para garantir a segurança de todas as barragens. O risco é potencialmente mais alto se não houver fiscalização correta e ética. Só quando surge discrepâncias graves que ocorre fiscalização. O problema já começa no licenciamento ambiental forjado, adulterado, mascaraqdo.

    ResponderExcluir
  24. Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

    ResponderExcluir
  25. A felicidade consiste em vencer os inimigos, em vê-los de joelhos à nossa frente, em tirar-lhes as suas propriedades, em saborear o seu desespero, em ultrajar as suas mulheres e filhas.

    ResponderExcluir
  26. Itabiruçu, Pontal é a caixa de Pandora, a origem de todos os males que afligem os itabiranos

    ResponderExcluir
  27. VALE tem poder.. manda.. o povo obedece

    ResponderExcluir
  28. A área onde o lixo nuclear se acumula. Velha mina de urânio, em Caldas/MG, acumula toneladas de rejeitos radioativos.
    https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/02/26/primeira-barragem-de-exploracao-de-uranio-do-brasil-entenda-risco-de-rompimento-com-residuo-radioativo.ghtml

    ResponderExcluir
  29. Povo do meu Brasil.. lembres-se O poder só dá prazer ao princípio. Depois não satisfaz, ou melhor, é como a droga e exige sempre doses maiores. Exemplo é o PT ou quer que eu desenhe

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...