Pesquisar no blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

RESSIGNIFICAR - UMA TRISTE REALIDADE

Não estamos sozinhos neste planeta, ou dividimos espaço com outras criaturas ou morreremos, tenha consciência disso. Proteger a fauna, flora, montanhas, solo, nascentes, rios e mares, é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.



A LENDA DO CAUÊ 

Cantaram alumes 
“Cauê é o esposo estoico e sceptico.” 
“Itabira, a esposa infiel e venal.” 
O Cauê nasceu na era secundária, sob mau signo… 
Iria sôfrer tal qual um mortal! 
Teve um crescimento assombroso. 
Um grão d’areia daria seu coração enorme. 
Em pouco, tornou-se aquele megalômano exagerado. 
Projetou-se para cima; furou o céo como a caminho da felicidade imaterial. 
E engrandecido, vaidoso, aos seus proprios olhos poz o mundo embasbacado a seus pés… 
Nisto… Viu nascer Itabira. Ajudou-a a prosperar. Admirou-a. 
Estimou-a e, naturalmente, por fim, amou-a. Num dia de arco-iris casaram-se. 
Mas… Itabira é semelhante a essas mocinhas modernas; trafegas, casam-se para ter amantes. 
Após à lua de mel, Itabira mulher sensual, estérica infiel e venal; negou, traiu, vendeu seu esposo. 
Pela primeira vez vimos aquele mascate de cabelo ruivo e cachimbo a boca – tankyou. 
E o cachimbo trepado no alto do Pico, fumejou! Fumejou com ironia, e cuspiu displicentemente no rosto do Cauê. 
Até hoje, quem lá for, sentirá ainda o cheiro forte de sarro nos sovacos do monstro indiferente, quedo, impotente… 
Cauê amigo! Eu deploro teu destino. És bem humano e filho da natureza. É, a primeira gargalhada desmensurada e ironica da Cabeça-de-Burro eu vi morrer nos teus lábios o teu derradeiro sorriso.
(José Horácio Betônico - Engenheiro topógrafo e político itabirano.
Publicado originalmente no Jornal de Itabira, 17 de novembro de 1934  )



A VALE sempre impôs uma postura desrespeitosa, respaldada pelo poder público.

Itabira cidade onde a Vale foi criada nos anos 1940 pelo então presidente Getúlio Vargas é um laboratório para a exploração do minério de ferro em larga escala e exemplo das contradições da indústria mineral. Um dos municípios que mais arrecada impostos da mineração no Estado vive uma calamidade financeira, culpa da má gestão pública e falta de interesse políticos.

Apenas uma Fotografia na Parede
Itabira tem na destruição do pico do Cauê uma das principais marcas da mineração: o antigo pico que tanto encantava o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade. Hoje basicamente sobrou apenas uma cava, cercada por um por um talude de terra explorada e utilizada como área de deposição do rejeito. Por mais de 67 anos, rendeu grande riqueza para a Vale o e município.

A natureza foi encarada pela mineradora como fonte de recursos inesgotáveis.
O problema ambiental em Itabira é parte da própria paisagem da cidade. Essas alterações assumem um caráter de irreversibilidade e de situação de risco. Os taludes e as cavas resultantes do processo de extração mineral tornam a paisagem triste, agressiva e ameaçadora. Os vales a jusante da mineração estão assoreados, tornando-os impróprios para agricultura. Depósitos de estéril sujeitos a ação das intempéries. Uma licença ambiental pouco fiscalizada e bastante frouxa e nenhuma licença social, a mineração parece ter predominância sobre tudo e sobre todos. O resultado apresenta, de um lado, montanhas de dólares e de outro, cidade inchada marginalizada. Impactos Humanos, Socioambientais, Econômicos, Corrupção. Danos à flora, à fauna , ao solo, à água, à atmosfera.
As grandes mineradoras, lideradas pela Vale, em conluio com o Estado, tocadas pela classe dominante, estão fazendo guerra contra o povo, O gigante da mineração em Minas Gerais, no Pará e em outros estados do Brasil, chegou à exaustão e está colocando em colapso as condições de vida de toda a população, da mãe terra, da irmã água, do irmão solo, e dos biomas. O crime não é só da Vale, é também do Estado cúmplice. É crime também dos governos anteriores e atuais, do poder legislativo que, em Minas Gerais, cuspiu no rosto de todos. A humanidade só terá futuro se o capitalismo, como uma máquina de moer e corroer vidas, parar de abrir sua boca satânica e engolir os trabalhadores.



23 comentários:

  1. Cara, vc está dilacerando as veias de Itabira. Destruindo os políticos corruptos de uma cidade tupiniquim, mostrando a ganancia de uma mega empresa surgida num mísera e pequena cidade,

    ResponderExcluir
  2. Onde encontrou este raridade? Poema retratando triste realidade nos primórdios do pensamento ambiental.

    ResponderExcluir
  3. Mineração é isto, destrói e constrói. Minas não sobrevivi sem minerar suas montanhas. Seus vales são depósito de estéril.

    ResponderExcluir
  4. O venerável Israel Pinheiro e Elieser Batista concordaram com o presidente Getúlio Vargas que a sede da CIA VALE DO RIO DOCE fosse instalada no Rio de Janeiro. Foi uma concessão de exploração ampla e total. O cérebro da Vale foi e ficou sempre no Rio de Janeiro. Daí o desprezo constante com Itabira. O quê que a Vale vem buscar em Itabira? Só o minério de ferro. O resto que se dane e tchau e benço. Teu passado te condena, Itabira. Deu pra Vale? Paternidade irresponsável.

    ResponderExcluir
  5. Cidade do "jateve".. teve picos, teve vales, teve riachos, teve fazendas, teve bucolismo, teve paz, teve amigos, teve respeito. Hoje tem buracos, poeira, miséria,corruptos e corruptores. Como todo o Brasil e principalmente Brasília,

    ResponderExcluir
  6. Prof seu texto faz refletir no fundo da alma. Que dinheiro e poder
    VALE mover montanhas. Esta na hora de olhar diferente para o meio ambiente, vamos explorar, sem dúvidas, mas proteger para gerações futuras. Levantar a bandeira do ecocapitalismo.

    ResponderExcluir
  7. Itabira a "Geni" da VALE... Geni e o Zepelim / Chico Buarque https://www.letras.mus.br/chico-buarque/77259/

    ResponderExcluir
  8. E a estrada Itabira/bh? a infindável 381. Porque não sai do papel? Porque a companhia não quer ou não tem interesse. Mais de 20 anos, a passo de tartaruga lerda. Com o devido respeito... se ela quisesse já estava pronta. Por onde anda o seu prestígio?

    ResponderExcluir
  9. Cara, já que comparou Itabira como Geni, tenho o prazer de defrontar os vereadores de Itabira como as " MULHERES ATENAS". Já o prof. Omar é como a musica "CÁLICE". Não se faz musica como a época da contracultura. “faça amor, não faça guerra”

    ResponderExcluir
  10. Tiomar, vc é o cara, tirando todos os percalços da gaveta. Mostrando ao mundo a realidade do Brasil. Cuidado moço... senão vai virar só mais um na estatística. kkkkkkkk. ofício doloroso é o de adivinhar na carne a verdade que ninguém quer enxergar.

    ResponderExcluir
  11. Passaram-se os anos, décadas e agora vem os custos pelos trabalhos maus feitos somente "para inglês ver". Menos hora toda a podridão desce pelo ralo da ganância.

    ResponderExcluir
  12. Herança da joia brasileira!!! Acobertada pela falsa esquerda corrupta e irresponsável...

    ResponderExcluir
  13. vamos chamar a NASA,as paisagens de minas estão lunares.

    ResponderExcluir
  14. parabens pela exposição dos fatos a cada dia acreditamos menso nos politicos

    ResponderExcluir
  15. a imagem da vale, do brasil e de minas esta igual pau de galinheiro. os politicos parecem porcos num chiqueiro, so engordando.

    ResponderExcluir
  16. O jeitinho brasileiro sempre vence. A corrupção esta encravada no dna do brasileiro. A culpa é dos políticos ou dos cidadãos? Falta uma cultura de responsabilização e civismo brindada com humildade. É o efeito borboleta, nas consequências das nossas ações. Não adianta culpar os políticos, culpa a si mesmo por ter falhado como cidadão, por não ter senso critico e acreditar em todas as mentiras propagadas. No entender dos cidadãos, o fato de pagar impostos já o desresponsabiliza de trabalhar para o bem comum. Ei!! você esta errado,tira sua bunda gorda do sofá e querer somente levar vantagem. Brasil não é só futebol, carnaval, baixaria, crime e corrupção. Ainda existe pessoas criticas que procuram entender a raiz do problema. Sim a raiz do problema é sua, é minha é do professor Omar. Levante a cabeça, seu futuro depende de você mesmo. Vá estudar política e economia, quem sabe aprende a votar de acordo com sua visão e não porque seu amigo pediu, o politico te comprou.

    ResponderExcluir
  17. A corrupção é um problema crônico no país. Comercio ilegal de contrabando, propinas, subornos, roubo de tv a cabo, água, luz, excesso de impostos para manter a maquina politica corrupta....... Um país sem corrupção depende da honestidade do seu povo. O cidadão que elege um corrupto não é vítima e sim um cúmplice. A maior parcela de culpa em relação a corrupção é da população.

    ResponderExcluir
  18. Brasil precisa aprender com Lee Kuan Yew. Não mais existe um estadista de respeito de garra, só pseudo políticos querendo enriquecer as nossas custas. Exemplos não faltam: Lula,Dilma, Aécio, FHC, Collor, Linderbergh, Maluf, Sarney, e todos os outros pequeno ou grandes desde vereadores a presidente, o país sofre. Surgiu este ano Este tal de Bolsonaro, mas já demostra fraqueza, formando um governo com corruptos. Indo contra tudo que ele propôs em campanha. Aos pouco vai aparecendo a podridão que o cerca... Somo todos corruptos.

    ResponderExcluir
  19. Minas Gerais e suas reservas minerais. A maior produção de minério de ferro, ouro, zinco, fosfato e nióbio, sendo este último também a maior do mundo (92%);• A 2ª maior produção de bauxita;• A 3ª maior produção de níquel;• A maior reserva de manganês.(IBRAM)
    É só poder publico trabalhar com seriedade e para de aprovar relatórios pra "Inglês ver". O problema mor é corrupção, prevaricação, peculato, incompetência.

    ResponderExcluir
  20. Brasil se resume em uma palavra.. DESGRAÇA.

    ResponderExcluir
  21. "Quando nós criamos uma bola dessas nós nos transformamos em homo sapiens, ou mulheres sapiens". "Eu vi. Você veja. Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver."

    ResponderExcluir
  22. Precisamos de pessoas mais comprometidas com a governança publica na politica. O atual governo fez tanta propaganda contra corrupção, mas esta indo pro mesmo caminho. NO Brasil é assim... ser honesto e íntegro não vale nada. Na política não existe honestidade, ética e princípios. O poder corrente qualquer mortal.

    ResponderExcluir
  23. O verdadeiro caráter de um homem irá se manifestar apenas quando lhe for delegado poderes, pois quando tiveres o destino de outros à sua mercê, é chegada a hora de avaliar que tipo de animal habita o teu ser. Quanto maior o poder, maior o perigo de abuso.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...