Pesquisar no blog

terça-feira, 1 de novembro de 2016

LAGARTIXAS: ENTENDA POR QUE VOCÊ DEVE AMÁ-LAS

As lagartixas não oferecem risco à saúde do homem, pelo contrário, elas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue. Apelidadas de Gekko, taruíra, jacaré de parede, labrigó.


A lagartixa de casa, essa acinzentada e pequena, não é venenosa. Pode ficar tranquilo, inclusive elas funcionam como controles de pragas, pois adoram comer insetos como mosquitos, moscas, baratas e até aracnídeos, como as aranhas. As lagartixas são membros da família dos Gekkonidae e por isso tem o apelido bonitinho de Gekko dado pelos biólogos.


O nome dela é Hemidactylus frenatus. Esta espécie é bem urbanizada e pode ser vista escalando muros de casas e outros prédios em busca de insetos que são atraídos para as luzes. Ela é originada do sudeste asiático e partes do norte da África, mas se espalhou pelo mundo pelos navios, e hoje são comuns em quase todas as casas. Elas podem chegar a cerca de 7,5-15 cm, e vivem por cerca de cinco anos.
Há pessoas que tem pavor destes bichinhos que andam pelo teto e pelas paredes. Algumas com tanto medo chegam a ter pesadelos. Porém, não existe razão para isso: elas são inofensivas para os humanos.
Ah! Lagartixas não têm veneno e não transmitem doenças (todavia, elas andam pelo chão e por cantos da casa – lave bem as mãos se por acaso tocar em uma delas).  Além disso, lagartixas podem ser uma das suas principais aliadas na hora de cuidar da sua casa. Sim, lagartixas cuidam da sua casa! Elas são excelentes caçadoras e se alimentam exatamente do que faz mal para você e para sua família.
A maior curiosidade deste pequeno réptil e vários outros “gekkos” é a forma como eles escapam dos predadores. Quando alarmado toda lagartixa tem a capacidade de perder a cauda num processo chamado de autotomia. Isso engana os predadores (como uma galinha por exemplo). enquanto o predador come a cauda nosso gekko espertinho foge. E depois, a causa se regenera numa boa.
As “mãos” também são outro mistério. Os gekkos podem escalar até superfícies mais lisas, pois ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem micro-ganchos e sim centenas de milhões de cílios que interagem com superfícies usando a força molecular.


LAGARTIXAS PÕEM OVOS?

Por ser um réptil ovíparo, sim, elas põem ovos! Cada fêmea pode ter mais de uma ninhada por ano, e depositam cerca de 2 ovos em cada uma delas. Os ovos das lagartixas têm cascas arredondadas de cor branca ou calcária, com tamanho médio de 1 cm. Os filhotes nascem depois de 42 a 84 dias, e já podem até correr. Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra, mas em nossas casas, qualquer frestinha um pouco úmida já serve, como pequenas fissuras ou frestas de janelas. 

LAGARTIXAS TRANSMITEM DOENÇAS?

Vejamos alguns fatos sobre as lagartixas:
  • não atacam 
  • não matam ninguém
  • não transmitem doenças
  • não são venenosas e 
  • ajudam a manter o nosso ambiente livre de insetos desagradáveis
Ou seja, não há motivo algum para preocupação. Pra quem não gosta de lagartixas, basta manter distância delas, afinal, elas também não são tão "chegadas" em contato humano. Deixar que esses pequenos animaizinhos vivam suas vidas ajuda a manter o que resta da natureza, e com isso, você faz desse mundo um lugar melhor de se viver. 


Ajudem a divulgar essa ideia! 

Se ao invés de espantar (ou pior, matar) as lagartixas, você deve  aprender a conviver com elas, todos sairão ganhando. Já parou para observar quanto uma lagartixa come? Uma única lagartixa é capaz de caçar dezenas (e até uma centena) de pequenas moscas e mosquitos em uma noite. Elas adoram ficar próximas às fontes de luz instaladas em paredes, pois é ali que encontram farto alimento (mosquinhas e outros voadores são atraídos pela luz). São inacreditavelmente rápidas e conseguem capturar moscas e mosquitos em pleno voo. Lagartixas são excelentes no controle de pragas urbanas. Tendo-as em casa você talvez nem precise utilizar venenos, inseticidas ou contratar uma empresa de dedetização. E isso é ótimo! Sua casa ficará sem insetos, sem pragas e sem produtos químicos que podem prejudicar a saúde de sua família.

Elas são ariscas e vão fazer questão de ficar longe de você. Por isso, não tenha medo!


17 comentários:

Élia Laranja disse...

Que bom saber que vão se manter longe de mim. Eu tenho pesadelos com lagartixas.
Eu limpo tudo na minha casa, não quero nenhuma delas por perto.
Aqui na Ilha da Madeira - Portugal elas são grandes e cinza escuro esverdeadas. Brrrr que nojo.
:)

tata Kaká disse...

Amei essa matéria. Desde muito menina amava procurar ovinhos de lagartixas nas brechas fãs paredes e muros.
Sempre fui admiradora desse bichinho. Encinei a meus filhos a respeita las é com certeza ensinarei SOS meus netos também.parabéns!a natureza agradece

Anônimo disse...

Encontrei uma agora aqui em casa e fui correndo pesquisar sobre doenças.tenho muito medo delas

Anônimo disse...

Tenho pavor de lagartixas .. Nao sei se vou me acostumar a viver com elas,nao gosto nem de olhar para elas kkk

Anderson Luiz disse...

Moro num sitio na grande Porto Alegre! Faz um tempo que respeito os bichinhos, pois tenho fobia de aranha, e aqui tem aranhas e de várias espécies e tamanhos, inclusive armadeiras e a famosa aranha vermelha que vive na casa da gente, minha esposa passa querosene, mas nem sempre resolve, então o único jeito foi ter elas por perto, agora e bem complicado ver uma aranha, as bichinhas fazem o trabalho, cuido muito delas e gosto delas por perto, tem as parentes maiores delas também, os lagartos, tem uma femea que entra em casa e pede comida, já e de casa, a familia dela não entra apenas ela, ambas fazem o trabalho aqui, as de parede com as aranhas e as do chão com as cobras e vivo muito bem com as duas espécies.

Ramon Nogueira disse...

Bela matéria, me ajudou com trabalho escolar do meu filho.

Airton Silva disse...

Ótimas matéria, aqui em casa a gente tem duas são praticamente da família

Regina disse...

Adorei o artigo... de fato eu amo as gekkos, elas vivem do lado de fora do meu prédio e nas janelas.
Eu gostaria de saber se elas bebem água?
Parabéns pelos esclarecimentos e por tirar das pessoas esse medo sem razão!

Prof. Omar Fürst disse...

Regina, sim, elas bebem água.
Grato a todos por apoiar e proteger esses animais que não fazem mal a ninguém.

Unknown disse...

Tenho uma paciente que tem pavor de lagartixas, vou usar seu trabalho para descontruir esse medo.
Gratidão!

Prof. Omar Fürst disse...

Grato. Muitas pessoas têm medo e acaba virando fobia, por falta de conhecimento. As gekkos agradecem..

Unknown disse...

Sinto remorso depois de ler este artigo. Quando pequeno gostava de cortar partes da cauda pelo prazer de vê-las rebolando.

Unknown disse...

Perdão largatixas!!!

Unknown disse...

Penúltimo e último comentário acima

Regina disse...

Já postei a pergunta se lagartixa bebe água e li sua resposta. Obrigada. Esqueci de deixar um link para um livrinho infantil que fiz para o wikibooks sobre as nossas amigas
https://pt.wikibooks.org/wiki/Rodolfo_e_as_lagartixas
Agora virei fã da Biboca... Abraço

Prof. Omar Fürst disse...

Boa noite Regina, bom saber que virou fã do biboca. Muito legal sua história. Quando criança eu era parecido um pouco com Rodolfo.kkk .. Sempre gostei de insetos. Aqui no blog encontra-se muito sobre eles. Dê uma olhado neste post https://bibocaambiental.blogspot.com/2017/09/a-verdadeira-fauna-do-livro-o-caso-da.html

Também tem uma série de textos infantis sobre alguns animais do Brasil: mamíferos, répteis, aves, insetos.. com o título BICHOS DO BRASIL - São 7 post´s com vários textos em cada. https://bibocaambiental.blogspot.com/2013/10/bichos-do-brasil-educacao-ambiental.html

Leo disse...

Ontem a noite joguei chinelo numa taruíra, meu pai me obrigou a ler este post..(merda)kkkk
acabei gostando do bichinho \0/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...