Pesquisar no blog

terça-feira, 1 de novembro de 2016

LAGARTIXAS: ENTENDA POR QUE VOCÊ DEVE AMÁ-LAS

As lagartixas não oferecem risco à saúde do homem, pelo contrário, elas são animais que trazem benefícios, pois se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos - inclusive o mosquito transmissor da dengue. Apelidadas de Gekko, taruíra, jacaré de parede, labrigó.


A lagartixa de casa, essa acinzentada e pequena, não é venenosa. Pode ficar tranquilo, inclusive elas funcionam como controles de pragas, pois adoram comer insetos como mosquitos, moscas, baratas e até aracnídeos, como as aranhas. As lagartixas são membros da família dos Gekkonidae e por isso tem o apelido bonitinho de Gekko dado pelos biólogos.


O nome dela é Hemidactylus frenatus. Esta espécie é bem urbanizada e pode ser vista escalando muros de casas e outros prédios em busca de insetos que são atraídos para as luzes. Ela é originada do sudeste asiático e partes do norte da África, mas se espalhou pelo mundo pelos navios, e hoje são comuns em quase todas as casas. Elas podem chegar a cerca de 7,5-15 cm, e vivem por cerca de cinco anos.
Há pessoas que tem pavor destes bichinhos que andam pelo teto e pelas paredes. Algumas com tanto medo chegam a ter pesadelos. Porém, não existe razão para isso: elas são inofensivas para os humanos.
Ah! Lagartixas não têm veneno e não transmitem doenças (todavia, elas andam pelo chão e por cantos da casa – lave bem as mãos se por acaso tocar em uma delas).  Além disso, lagartixas podem ser uma das suas principais aliadas na hora de cuidar da sua casa. Sim, lagartixas cuidam da sua casa! Elas são excelentes caçadoras e se alimentam exatamente do que faz mal para você e para sua família.
A maior curiosidade deste pequeno réptil e vários outros “gekkos” é a forma como eles escapam dos predadores. Quando alarmado toda lagartixa tem a capacidade de perder a cauda num processo chamado de autotomia. Isso engana os predadores (como uma galinha por exemplo). enquanto o predador come a cauda nosso gekko espertinho foge. E depois, a causa se regenera numa boa.
As “mãos” também são outro mistério. Os gekkos podem escalar até superfícies mais lisas, pois ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem micro-ganchos e sim centenas de milhões de cílios que interagem com superfícies usando a força molecular.





LAGARTIXAS PÕEM OVOS?

Por ser um réptil ovíparo, sim, elas põem ovos! Cada fêmea pode ter mais de uma ninhada por ano, e depositam cerca de 2 ovos em cada uma delas. Os ovos das lagartixas têm cascas arredondadas de cor branca ou calcária, com tamanho médio de 1 cm. Os filhotes nascem depois de 42 a 84 dias, e já podem até correr. Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra, mas em nossas casas, qualquer frestinha um pouco úmida já serve, como pequenas fissuras ou frestas de janelas. 

LAGARTIXAS TRANSMITEM DOENÇAS?

Vejamos alguns fatos sobre as lagartixas:
  • não atacam 
  • não matam ninguém
  • não transmitem doenças
  • não são venenosas e 
  • ajudam a manter o nosso ambiente livre de insetos desagradáveis
Ou seja, não há motivo algum para preocupação. Pra quem não gosta de lagartixas, basta manter distância delas, afinal, elas também não são tão "chegadas" em contato humano. Deixar que esses pequenos animaizinhos vivam suas vidas ajuda a manter o que resta da natureza, e com isso, você faz desse mundo um lugar melhor de se viver.

Ajudem a divulgar essa ideia! 




Se ao invés de espantar (ou pior, matar) as lagartixas, você deve  aprender a conviver com elas, todos sairão ganhando. Já parou para observar quanto uma lagartixa come? Uma única lagartixa é capaz de caçar dezenas (e até uma centena) de pequenas moscas e mosquitos em uma noite. Elas adoram ficar próximas às fontes de luz instaladas em paredes, pois é ali que encontram farto alimento (mosquinhas e outros voadores são atraídos pela luz). São inacreditavelmente rápidas e conseguem capturar moscas e mosquitos em pleno voo. Lagartixas são excelentes no controle de pragas urbanas. Tendo-as em casa você talvez nem precise utilizar venenos, inseticidas ou contratar uma empresa de dedetização. E isso é ótimo! Sua casa ficará sem insetos, sem pragas e sem produtos químicos que podem prejudicar a saúde de sua família.

Elas são ariscas e vão fazer questão de ficar longe de você. Por isso, não tenha medo!


41 comentários:

  1. Que bom saber que vão se manter longe de mim. Eu tenho pesadelos com lagartixas.
    Eu limpo tudo na minha casa, não quero nenhuma delas por perto.
    Aqui na Ilha da Madeira - Portugal elas são grandes e cinza escuro esverdeadas. Brrrr que nojo.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha cara não a porquê sentir nojo das bichinhas. Aliás elas matenheen sua higiene em dia ou seja são até mais limpas que vocês assinado: um Brasileiro sem frescura.

      Excluir
    2. Eu recomendaria um pouco de terapia (não estou escrevendo isso com um tom sarcástico nem arrogante, mas é verdade que quando temos pavor de algo inofensivo, prejudicando até nossa vida ou noite de sono, precisamos procurar uma ajuda para tal...)

      Excluir
  2. Amei essa matéria. Desde muito menina amava procurar ovinhos de lagartixas nas brechas fãs paredes e muros.
    Sempre fui admiradora desse bichinho. Encinei a meus filhos a respeita las é com certeza ensinarei SOS meus netos também.parabéns!a natureza agradece

    ResponderExcluir
  3. Encontrei uma agora aqui em casa e fui correndo pesquisar sobre doenças.tenho muito medo delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk 😂 idem...to aqui pra me acalmar... morro de medo!!!

      Excluir
    2. KSKSKS não precisam se preocupar gente... Elas são adoráveis e assim como diz no artigo, são inofensivas, por isso será ótimo deixá-las quietinhas em seu cantinho, já que além de não te fazerem mal, poderão limpar sua casa de insetos! (Eu tenho muita agonia de barata, tenho que me controlar eu sei... Mas agradeço por elas eliminar essa agonia antes que apareça!)

      Excluir
  4. Tenho pavor de lagartixas .. Nao sei se vou me acostumar a viver com elas,nao gosto nem de olhar para elas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza você deve detestar baratas
      também... então elas comen esses insetos e na le fazem nenhum mal assinado: um Brasileiro sem frescura

      Excluir
  5. Moro num sitio na grande Porto Alegre! Faz um tempo que respeito os bichinhos, pois tenho fobia de aranha, e aqui tem aranhas e de várias espécies e tamanhos, inclusive armadeiras e a famosa aranha vermelha que vive na casa da gente, minha esposa passa querosene, mas nem sempre resolve, então o único jeito foi ter elas por perto, agora e bem complicado ver uma aranha, as bichinhas fazem o trabalho, cuido muito delas e gosto delas por perto, tem as parentes maiores delas também, os lagartos, tem uma femea que entra em casa e pede comida, já e de casa, a familia dela não entra apenas ela, ambas fazem o trabalho aqui, as de parede com as aranhas e as do chão com as cobras e vivo muito bem com as duas espécies.

    ResponderExcluir
  6. Bela matéria, me ajudou com trabalho escolar do meu filho.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o artigo... de fato eu amo as gekkos, elas vivem do lado de fora do meu prédio e nas janelas.
    Eu gostaria de saber se elas bebem água?
    Parabéns pelos esclarecimentos e por tirar das pessoas esse medo sem razão!

    ResponderExcluir
  8. Regina, sim, elas bebem água.
    Grato a todos por apoiar e proteger esses animais que não fazem mal a ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma paciente que tem pavor de lagartixas, vou usar seu trabalho para descontruir esse medo.
      Gratidão!

      Excluir
    2. Como eu disse mais acima, é necessário tratamento para acabar com essa fobia e assim podermos ficar em paz com essas coisinhas fofas! ��
      Obrigado por ajudar a proteger esses animaizinhos maravilhosos S2

      Excluir
  9. Grato. Muitas pessoas têm medo e acaba virando fobia, por falta de conhecimento. As gekkos agradecem..

    ResponderExcluir
  10. Sinto remorso depois de ler este artigo. Quando pequeno gostava de cortar partes da cauda pelo prazer de vê-las rebolando.

    ResponderExcluir
  11. Penúltimo e último comentário acima

    ResponderExcluir
  12. Já postei a pergunta se lagartixa bebe água e li sua resposta. Obrigada. Esqueci de deixar um link para um livrinho infantil que fiz para o wikibooks sobre as nossas amigas
    https://pt.wikibooks.org/wiki/Rodolfo_e_as_lagartixas
    Agora virei fã da Biboca... Abraço

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Regina, bom saber que virou fã do biboca. Muito legal sua história. Quando criança eu era parecido um pouco com Rodolfo.kkk .. Sempre gostei de insetos. Aqui no blog encontra-se muito sobre eles. Dê uma olhado neste post https://bibocaambiental.blogspot.com/2017/09/a-verdadeira-fauna-do-livro-o-caso-da.html

    Também tem uma série de textos infantis sobre alguns animais do Brasil: mamíferos, répteis, aves, insetos.. com o título BICHOS DO BRASIL - São 7 post´s com vários textos em cada. https://bibocaambiental.blogspot.com/2013/10/bichos-do-brasil-educacao-ambiental.html

    ResponderExcluir
  14. Ontem a noite joguei chinelo numa taruíra, meu pai me obrigou a ler este post..(merda)kkkk
    acabei gostando do bichinho \0/

    ResponderExcluir
  15. Olá professor Omar . Será que se uma criança colocar fezes de lagartixa na boca tem algum risco maior ? as vezes vemos alguns desses dejetos, e também vemos crianças pequenas pondo tudo na boca. Estou preocupado com essa questão.

    ResponderExcluir
  16. Fezes é sempre preocupante por ser material restante da digestão, podendo conter vários tipos de microrganismos, bactérias. A bactéria salmonela está presente no organismo da maioria dos répteis, incluindo as lagartixas. Isso pode ser uma ameaça para a saúde das pessoas que as manuseiam, como no caso daqueles que possuem lagartixas de estimação. Mas, com precauções simples, é possível reduzir significativamente o risco de contaminação. Pontinha branca do cocô da lagartixa representa o acido úrico solidificado do animal, expelido junto com as fezes através da cloaca, pois lagartixa não faz xixi liquido, o xixi é solido e vai junto com o cocô.

    ResponderExcluir
  17. Tenho tanto carinho pelas lagartixas, que até converso com elas. Em casa nós a chamamos de Dodô (abreviando Dorotéia). Por ser uma família, também conta com o Zózimo e a filhotinha Zoé. Como escritor, fiz uns contos que, em breve, publicarei com dedicação especial à família que nos ajuda na limpeza da casa. Obrigado por este espaço! Também agradeço aos que escreveram, inclusive, aos que não têm tanta simpatia pelas lagartixas, afinal, estão dizendo do que, verdadeiramente, sentem. E assim vamos construindo e expandindo laços e vínculos. Meu abraço! Élcio, Sorocaba, 27/08/2018.

    ResponderExcluir
  18. Isto aí Élcio, temos de desconstruir este medo que as pessoas têm das lagartixas. Coitadas, elas somente nos ajudam e nunca atrapalha,

    ResponderExcluir
  19. Odeio esse bicho,tenho fobia e nem durmo a noite se ver alguma!😱

    ResponderExcluir
  20. Embora tenha lido este artigo continuo com medo,olha eu tenho medo de tudo que é bicho,acredite tenho fobia de todos,acho que isso ate doencae,a qui em casa toda hora vejo elas tenho pânico,morro de medo de deixar minha filha brincar no chão e uma delas subir ou tocar na minha filha.
    Será mesmo que ela não chega perto de humanos?

    ResponderExcluir
  21. Olá! Tenho um gatinho que não dá mole pra esses bichinhos. Se ele ver uma no chão ou na parede numa altura que alcance, pega logo pra brincar, mas acaba matando. Pra ser sincera, não gosto muito delas, mas também nunca fui de matar, e vim parar aqui justamente pra saber elas têm veneno e podem ser perigosas, pois acabei de ver uma e coloquei meu gatinho pra dormir no quarto comigo pra que ele não a pegasse. O contato dele com elas pode fazer mal a ele? Eu preferia que ambos se mantivessem longe um do outro, mas não sei como evitar.

    ResponderExcluir
  22. olá Jamily, seja bem vindo ao blog. Não, elas não possuem veneno. Porém podem passar em algum planta venenosa e contaminar a pele (como qualquer outro ser vivo), ai seu gatinho poderá ser contaminado quando lamber a lagartixa. Existe pouca probabilidade de acontecer.

    ResponderExcluir
  23. vou encher minha casa. aki tem muota gente com chicungonha

    ResponderExcluir
  24. na minha casa tem várias, meu pai nunca deixou matar ou espantar sempre mostrou a utilidade delas

    ResponderExcluir
  25. Nossa eu tinha muito medo delas inclusive eu tavar dormindo e uma caiu em cima de mim quase infartei 😳🤣😬 que bom que elas são ofensivas vir saber a respeito delas pensei que elas faziam alguma mal

    ResponderExcluir
  26. Tem uma aqui na minha casa
    Tentou pegar uma mariposa maior q ela e acabou apanhando e desistiu...kkk
    Mas msm assim sou fá delas
    Ha.nao sei porque ela ainda não comeu as traças aqui de casa até amanhã farei as malas delas...kkk

    ResponderExcluir
  27. Adorei essa matéria sobre as lagartixas.

    ResponderExcluir
  28. Tenho pânico, pavor!
    Fiz o maior escândalo sem querer quendo uma passou rapido pela minha mão.
    Eu tremia, e deixei a ração do meu gato cair toda no chão. Até meus pais acordaram, pois era a noite.

    ResponderExcluir
  29. Ele só esqueceu que lagartixas podem se contaminar e são hospedeiras de um verme que afeta o fígado e vesícula biliar nos gatos, na maioria levando a morte do animal. “Só” esse é o problema que as lagartixas causam

    ResponderExcluir
  30. aqui em casa eu montei uma tigela de folhas de louro casca de canela e coloquei moedas e grãos para atraí sorte e os grãos criou gorgulho nasceu bichinho e fica bem perto da minha cama e adivinha quem apareceu para mim da sorte uma lagartixa roxinho mais e uma coisa tão linda que fica dentro da tigela bem perto de mim o tempo todo logo rádio TV e ela nem assusta já virou meu mascote amo amo

    ResponderExcluir
  31. Só queria saber se as fezes delas faz mal a saúde porque elas entram nos armários e deixao fezes nas vasilhas se lavando já deixa de ser um pobrema ?

    ResponderExcluir
  32. Aqui em casa tenho a minha mascote Natacha que toda noite aparece para fazer o trabalho noturno, já q as Lagartixas tem abtos noturnos., e ajuda muito no combate contra as pragas domésticas e insentos...

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...