Pesquisar no blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO, O QUE É ISTO?

Você já ouviu falar em impermeabilização do solo? O processo é bastante comum e faz parte do contínuo crescimento urbano. Ainda que seja entendido como necessário em muitos casos, é também um problema. A permanente urbanização e transformação da paisagem é considerada, com razão, um dos principais desafios que nos colocam. A impermeabilização exerce, pela sua própria natureza, um forte impacto no solo, eliminando grande parte da sua utilidade.





Os solos fornecem uma gama muito vasta de funções ecossistêmicas vitais, desempenhando um papel crucial na produção de alimentos e de materiais renováveis como a madeira, oferecendo habitats para a biodiversidade terrestre e subterrânea, filtrando e moderando o fluxo de água para os aquíferos, removendo contaminantes e reduzindo a frequência e o risco de inundações e de períodos de seca; podem ajudar a regular o microclima em ambientes de forte densidade urbana, sobretudo quando cobertos de vegetação; podem também desempenhar funções estéticas na paisagem. As terras agrícolas prestam igualmente serviços ecológicos às cidades, como a reciclagem de resíduos urbanos (por exemplo, lamas de depuração) e produtos orgânicos (por exemplo, compostagem).


O QUE É IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO, AFINAL? 



A impermeabilização do solo consiste na perda ou retirada da capacidade de absorção da água pelo solo. Em termos práticos e de forma direta, é o que acontece quando uma região de terra e vegetação dá lugar ao cimento e outras formas de cobertura utilizadas em construções e que são comuns nos centros urbanos. As soluções de impermeabilização acontecem em construções de edificações, cimentação de quintais e jardins, pavimentação de ruas e estradas, etc.... A impermeabilização forma uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água seja absorvida. Processos de asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas são exemplos de ações que impermeabilizam o solo. E é claro que há um objetivo por trás disso, como o da criação de vias de acesso ou melhoria de sua qualidade e o da preparação de uma área para receber uma edificação.

POR QUE A IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO É UM PROBLEMA? 


A impermeabilização do solo faz com que a água da chuva não consiga se infiltrar e reabastecer os lençóis de água subterrâneos, prejudicando deste modo o volume de água das nascentes dos rios, poços artesianos e bacias hidrográficas. É uma ação antrópica necessária em muitas ocasiões, mas quando acontece em excesso ou sem qualquer planejamento adequado, torna-se um problema podendo causar enchentes.  Quando a chuva cai, a água que chega às ruas precisa ter para onde escoar. É para isso que existem a canaletas de águas pluviais (bueiros/boca de lobo) e, bacia de contenção. Porém, esse sistema não é o suficiente em chuvas de maior intensidade que acabam causando enchentes e inundações. Vale destacar que essa situação que se agrava novamente pela ação humana, considerando que muitos ainda jogam lixo na rua, provando o entupimento do sistema de drenagem. O solo e as plantas são de grande ajuda para evitar os problemas decorrentes da impermeabilização. Sua capacidade de absorver a água pode minimizar ou até impedir o acúmulo que acaba por transformar ruas em rios, causando inundação descontrolada e gerando imensos prejuízos; ambiental, financeiro e de vidas. 

AS CONSEQUÊNCIAS MAIS COMUNS E PROVÁVEIS



Podem-se identificar alguns tipos de impactos ambientais negativos, como:

Impacto direto no solo;
  • Redução de infiltração da água da chuva no solo
  • Afundamento de terreno, ruindo em crateras
  • Acúmulo de lixo em baixadas, contaminando o solo com a lavagem das ruas e resíduos sólidos em deterioração
  • Impacto nos cursos hídricos
  • Transferência do volume de água excedente não infiltrada no solo, para a caixa dos rios
  • Aumento da velocidade das águas, grande causa de desbarrancamentos e assoreamentos nas margens dos rios
  • Elevação dos níveis na jusante, principalmente quando há estreitamento por aterros, pontes pelo represamento das águas
  • Aumento da temperatura das águas dos rios, formando bolsões aquecidos onde recebem as águas vindas do calçamento, altamente prejudicial à vida aquática e fomentando a proliferação de bactérias
  • Alteração do pH e composição química natural da água dos rios
Impacto na atmosfera
  • Interrupção do ciclo da evaporação natural, da água antes retida pelos charcos naturais, gramados, folhas e terra. Com isso fica limitada aos parques e às poucas áreas verdes.

Impacto social e de saúde pública
  • Grandes áreas de alagamento instantâneo, causando transtornos para logística urbana, desde o fluxo dos carros, dos coletivos, panes, corte de energia nos semáforos entre outros;
  • Inundação de edificações residenciais e comerciais, principalmente nas proximidades de riachos, arroios e baixadas;
  • Danificando a pavimentação, abrindo buracos e valas em calçadas, gerando custos tanto particular como públicos, com reparos na erosão urbana;
  • Pedestres, sujeitos a contaminação por doenças além dos resfriados;
  • As populações ribeirinhas em condições mais precárias, rio abaixo, serão mais afetadas por este despreparo nos grandes centros.
COMO LIDAR COM A IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO? 



Nas cidades, de um modo geral, é importante que canteiros, praças, jardins e outras áreas de vegetação, como árvores e arbustos nas calçadas, sejam mantidos. É importante saber que manter jardins, gramados e quintais em sua casa, no pátio do prédio, nas escolas, pode ajudar. A terra sozinha não tem um poder de absorção tão forte, visto que as raízes das plantas que vão ajudar a controlar a absorção da água e a seguridade do solo. A ideia é fazer o possível para contar com a ajuda do solo não-impermeabilizado e das plantas. Tenha em mente que toda água absorvida não chega às ruas e busca do sistema de drenagem. Por isso, cada vasinho de flor de sua varanda, que pega água da chuva conta! 

VOCÊ SABIA? 


  • Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes catastróficas no meio urbano, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! 
  • Os solos sem vegetação, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar. Com isso os lençóis freáticos secam devido ao assoreamento de muitos rios e nascentes, consequentemente acabando com nossa água. 
  • As plantas protegem o solo da erosão de várias maneiras. As árvores diminuem a velocidade das gotas de chuva (pela sua retenção nas copas) e protegem o solo da ação do vento. As raízes e os seres vivos do solo tornam este mais poroso e permeável, ajudando a água a infiltrar-se na terra em vez de escorrer sobre ela.

Imagens
Água, sua linda
arvore ser tecnológico



2 comentários:

  1. excelente artigo.. precisamos de mais jardins de chuva em áreas urbanas

    ResponderExcluir
  2. o homem tenta corromper a natureza de todas as formas , mas ela sempre da o troco. essa degradação vai acarretar muitos problemas, chegando a desertificação.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...