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quarta-feira, 19 de abril de 2017

PLANO DE AULA: APRENDENDO A TRABALHAR COM PERCEPÇÃO AMBIENTAL - II

ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL
PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL 1
TEMA: "ÁGUA NÓS COMEMOS?"
Multidisciplinar



OBJETIVOS

Identificar alimentos provenientes do meio aquático, suas origens geográficas (localização), bem como descrever a importância do ambiente aquático como fonte de alimento.
Nota: Crianças pequenas não podem identificar geograficamente origens dos alimentos.

CONCEITUAÇÃO

Os habitats aquáticos (oceanos, estuários, lagos, rios etc) fornecem para o homem uma infinidade de produtos, os quais podem ser comercializados. Alguns deles são óbvios como por exemplo peixes, mariscos, arroz e comida para gato. Outros itens como fertilizantes, agrião, castanhas e vitaminas não são sabidos.
Algumas algas são comestíveis como a nori, por exemplo, que é usada em sushi. As algas são também fonte algenina (proteína). O ágar é usado como estabilizante e emulcificante em muitos produtos alimentícios. O cálcio das conchas de ostras é usado como suplemento alimentar de humanos e aves domésticas. A aquicultura contribui muito com recursos alimentares aquáticos. Bagre, lagostim, camarão, ostra e salmão são exemplos de animais aquáticos cultivados comercialmente através da aquicultura e maricultura.
É importante salientar que todo alimento que utilizamos, proveniente ou não do ambiente aquático, necessita de água em algum momento do seu desenvolvimento, processamento ou distribuição (direta ou indiretamente).
Seria importante, portanto, que os alunos conhecessem um pouco mais sobre essa rica fonte, principalmente alimentar, que é o ambiente aquático.

MATERIAIS
  • Caneta e papel
  • Mapa mundi
  • Revistas e jornais (se não for possível sair a campo)
PROCEDIMENTOS

Em sala de aula

1. Solicitar aos alunos uma lista de alimentos provenientes do ambiente aquático que esperam encontrar no supermercado. Eles podem precisar de ajuda para o que seja o ambiente aquático (oceano, tanques, mangue, lagos, rios, várzeas etc).

2. Estipular como deverão ser feitos os registros.

Os estudantes mais velhos, quando possível, devem identificar os produtos, seus usos e origens (localidades das fábricas ou embaladoras, por exemplo).

3. Obter permissão da gerência do supermercado para levar toda a classe. Separar a turma em grupos de 3 alunos. Designar um corredor do supermercado para cada grupo. Orientá-los quanto a agirem com cortesia e recolocarem os produtos nas prateleiras cuidadosamente, evitando assim maiores constrangimentos;

Saída a campo

1. No supermercado, hipermercado, ou armazém, os grupos deverão percorrer os corredores e fazer os registros previamente estabelecidos.
Nota: se a saída a campo não for possível você pode usar anúncios de supermercados em jornais. Despensas de casa podem ser outra fonte de dados. Os alunos poderiam fazer uma listagem dos produtos (derivados da água) existentes em suas casas.

Em sala de aula

1. Recolher dos alunos a listagem dos produtos derivados da água. Se necessário, pesquisar as seguintes questões: De onde eles vêm? Como são obtidos? Como são processados? Como são usados?
2. No mapa mundi, identificar e indicar as localidades de origem de alguns itens.
3. Desenhar ou fazer uma colagem representando os alimentos provenientes da água mais consumidos. Construir um mural de figuras e anúncios para expor os alimentos provenientes do ambiente aquático. Os alunos mais velhos, poderão promover uma discussão sobre os impactos naturais e antrópicos que podem inviabilizar o consumo de tais alimentos.
4. Caso tenham listado alimentos que não são provenientes de ambiente aquático, deverão encontrar o habitat e as formas de vida de tais alimentos.

OUTRAS ATIVIDADES

1. Pesquisar sobre aquicultura e maricultura. Comparar os alimentos produzidos em cada uma das culturas com os adquiridos através de pesca comercial. Quais espécies são produzidas em cada? Quais impactos sobre a população de peixes e mariscos resultam cada? 
2. Identificar como a agricultura, em particular a irrigação, afeta os ambientes aquáticos naturais.
3. Comparar os produtos aquáticos encontrados em supermercados convencionais de nossa região com os encontrados em supermercados ou armazéns especializados em produtos de outras localidades (Japão, China etc)
4. Classificar os produtos aquáticos de acordo com os hábitats aquáticos existentes na água salgada (oceano, estuário, mangue etc) e água doce (lagos, rios, represas etc)

AVALIAÇÃO
  • Citar 5 alimentos de origem aquática. Listar seu país, região ou habitat de origem.
  • Citar um animal ou planta aquática.
  • Citar um produto aquático que é utilizado na produção de alimento mas não serve como alimento diretamente. Como ele é usado?
  • Descrever três hábitats aquáticos importantes ao homem como fonte de alimento.


Um comentário:

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