Pesquisar no blog

domingo, 16 de abril de 2017

REPELENTES NATURAIS DE INSETOS



Algumas plantas são naturalmente repelentes pois são desagradáveis aos insetos - moscas, mosquitos e pernilongos - e até às pragas comuns dos jardins - pulgões, cochonilhas e lagartas diversas. Para conseguir este efeito bastará você ter algumas dessas plantas repelentes em lugares estratégicos do seu jardim e da sua casa.






O que faz com que as plantas tenham essa ação repelente são seus óleos essenciais cujo odor incomoda aos insetos apesar de serem agradáveis a nosso olfato. Isso não quer dizer que os insetos vão desaparecer só por você ter plantada uma alfazema, um alecrim ou um canteiro de crisântemos mas, com certeza irão diminuir. A quantidade de insetos e pragas tem relação direta com fatores como água parada, zonas sombrias e úmidas e com o calor. Você ajudará cuidando de não ter poças no seu jardim, ou zonas sombrias e mantendo uma boa circulação de vento.

Ervas aromáticas boas como repelente
  • Alecrim –    É uma planta linda, que na primavera, quando o sol bate, solta uma infinidade de flores azuis, minúsculas, e expande seu aroma por toda a casa. Tenha vasos de alecrim em suas janelas e espalhe alguns pelo jardim. Também é um repelente de mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em que a presença deles seja indesejável, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianças. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local - os gatos não gostam do cheiro.
  • Arruda - Um pé de arruda ou mesmo um galhinho seco na cozinha é excelente para espantar moscas. No jardim ou horta, plante na borda dos canteiros, pois evita lagartas e outros insetos. Plante também ao redor das roseiras para  espantar os besouros.
  • Capim-limão - Também conhecido como capim-santo ou lemongrass, parente da citronela que, como esta, é um repelente de mosquitos. O melhor jeito de se usar é extrair seu óleo essencial e passar pela casa, com um pano úmido.
  • Capuchinha - È muito boa para afastar a mosca branca que ataca as couves, em geral. Para além do mais, é muito bonita e ótima em saladas.
  • Cebola / Cebolinha - Plante cebolas na horta, em volta dos tomateiros, pimentões, batata, repolho, brócolis e cenouras. A cebola espanta pulgões, lesmas, moscas e outras pragas comuns. Se tiver roseiras, plante cebolas junto. O mesmo efeito têm outras ervas da família Allium, como a cebolinha e o alho-poró. As flores da cebolinha são aromáticas e repelem moscas e pulgões. Plante cebolinha no meio da horta, especialmente em volta das cenouras.
  • Citronela - Outro excelente repelente contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos totalmente natural. Caso seja combinada com outras duas plantas que funciona como repelente natural, a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito se torna mais potente ainda.
  • Cravos de defunto - Têm as mesmas qualidades repelentes dos crisântemos.
  • Crisântemo - Esse repelente também natural, ideais para repelir baratas, formigas, besouros japoneses, carrapatos, traças, piolhos, pulgas, percevejos, ácaros, insetos arlequim e até os nematoides dos ramos pois contêm peritroides, o composto que se usa nos inseticidas em spray.
  • Endro – Uma erva aromática muito usada na Europa e ótima repelente de pulgões, ácaros e pragas que atacam o repolho e os tomates. É parente da erva-doce.
  • Erva-doce ou Anis - Excelente repelente para pulgões, lesmas, traças e caracóis. Plante, com o endro, pelas beiradas das sua horta.
  • Erva-cidreira - Repele os mosquitos, e pode ser usado para faer um excelente chá
  • Hortelã - Basta plantar várias em torno do seu jardim que as formigas não vão mais incomodar suas plantas. Além de natural e repelente de insetos, a hortelã tem diversos outros benefícios. É melhor cultivar a hortelã em vasos pois esta planta se espalha de forma agressiva e ocupará todo o seu jardim.  Veja mais na matéria "Dez razões para plantar hortelã em casa e como utilizá-la".;
  • Lavanda (alfazema) - Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decorá-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar traças, pulgas, moscas e mosquitos. Para obter este efeito, coloque maços de alfazema espalhados pela casa, pendurados nas janelas, sobre os móveis, e sachês de flores de alfazema dentro das gavetas. A alfazema era usada até para afastar escorpiões - com vasos desta planta nas janelas. Uso muito antigo.
  • Louro - Use as folhas de louro, espalhadas pela casa, para repelir moscas.
  • Malmequer- Contra pulgões, mosquitos e outras pragas (inclusive afasta os coelhos) e cujas raízes afastam os nematoides do solo. Plante os malmequeres em volta dos canteiros de hortaliças.
  • Manjericão - O manjericão é repelente para moscas e mosquitos, você pode ter seus vasos nas entradas naturais - portas e janelas - onde bata sol. O seu aroma impedirá, em alguma medida, a entrada de insetos na sua casa e, como acréscimo, você terá sempre manjericão fresco para saladas, molhos e sopas.
  • Orégano - Repele muitas pragas e irá fornecer cobertura de solo e umidade para pimentas.
  • Tomilho - Tem os mesmo efeitos do tomilho-limão e é excelente para chás contra resfriados.
  • Tomilho-limão - È uma variedade de tomilho que tem as folhas pintadinhas de amarelo e um cheiro ativo de limão. É repelente de mosquitos, cresce bem em solos rochosos e ensolarados. Para usar o seu efeito repelente corte as ramas e macere-as com as mãos. Isso liberará os aromas que nos gostamos e que os mosquitos detestam. Tenha cuidado pois pode dar alergia de contato.
  • Salsinha - É repelente de besouros e indispensável na cozinha.

Referências
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/1575-seis-tipos-de-plantas-funcionam-como-repelentes-naturais-de-insetos.html
https://www.greenme.com.br/como-plantar/3446-18-plantas-repelir-insetos-casa-jardim
https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/946945/1/Ainteracaocoeolutivaentreinsetoseplantascomoestrategia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...