Pesquisar no blog

quarta-feira, 19 de abril de 2017

APRENDENDO A TRABALHAR COM PERCEPÇÃO AMBIENTAL - I


ATIVIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL
PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL 1
TEMA: OS 5 SENTIDOS

Multidisciplinar




Os Cinco Sentidos


O corpo humano é composto de cinco sentidos, a saber: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato que fazem parte do sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central, que por sua vez, analisa e processa a informação recebida. Não obstante, essas capacidades estão relacionadas com órgãos ou partes do corpo humano (olhos, nariz, boca, ouvidos, mãos) e correspondem às percepções dos homens no mundo, realizadas por meio do processo de tradução, análise e processamento das informações sensoriais, o que muitas vezes, determinou a sobrevivência dos seres humanos bem como dos animais no planeta terra.


VISÃO 
Objetivo Despertar para uma percepção crítica da interferências do homem sobre eles.

Oriente os alunos para que observem, listem, desenhem, descrevem, comentem, representem os componentes do ambiente da sala de aula, do panorama visto da janela (da casa, da escola, do jardim etc.)

Exercício 1 
Identificar o que é da natureza e o que foi feito e transformado pelo homem.

Exercício 2
Conduza-os à percepção das cores da natureza (azul do céu, branco e cinza das nuvens, tons de verde da planta, os diferentes tons das flores, as divisas tonalidades das estações do ano etc.) e recorra ao lápis de cor para atentar para os seus tons como modelo das cores com que o homem extrai da natureza e utiliza.

Exercício 3
Induzi-los a comparar um ambiente bonito (um jardim bem cuidado, por ex.) com um ambiente degradado e sofrido pela ação do homem (sem flores, sem gramado, com bancos destruídos).

Exercício 4
Fazer a mesma comparação acima, com as construções (casas, prédios, escolas etc.) conservadas e as depredadas por atos de vandalismo, a fim de desenvolver o conceito de conservação/preservação, pois ele é responsável por tudo que o cerca.


OLFATO
Objetivo
Utilizar o sentido do olfato para identificar os odores agradáveis, conhecidos, estranhos, fortes, suaves, naturais e artificiais.

Exercício 1
Peça aos alunos para observarem e registrarem os diferentes tipos de odores encontrados em casa, no caminho da casa à escola, no bairro, nos jardins etc., e comente-os.

Exercício 2
Conduza-os a um comentário sobre os odores da atmosfera de uma cidade, do campo, do mar, de uma floresta, de um riacho, diferença de odores entre o centro da cidade e as áreas mais arborizadas.



PALADAR
Objetivo: utilizar o paladar para distinguir os diferentes sabores.

Exercício 
Promova uma discussão que permita aos alunos distinguir os diferentes sabores dos alimentos ingeridos no cotidiano, fazendo uma comparação entre os "naturais" (frutas, legumes e cereais) e os "artificiais" (enlatados, refrigerantes, balas, gomas de mascar e outros). Propor-lhes uma dissertação crítica sobre os sabores artificiais, os corantes, os estabilizantes, os conservantes e os aditivos em geral.



AUDIÇÃO
Objetivo
Diferenciar os vários tipos de sons captados no seu entorno.

Exercício 1
Dirigir a atenção dos alunos para os diferentes sons que estão sendo ouvidos no momento e para os sons do dia-a-dia.
Sugestão: Dramatização (representação de ruídos comuns, sons de animais, instrumentos musicais etc.) Fixar-se sobre os sons desagradáveis ao ouvido (sons de motores, de explosão, de turbinas, de bate-estacas, de pancadas,  maquinas elétricas para construção, de alarido humano etc.)


Exercício 2 
Se possível levar os alunos numa parque ecológico, ou qualquer outra área extremamente arborizada, com lagos, etc...
Dirigir a atenção dos alunos para os sons dos animais, do vento, ou qualquer outro barulho. A partir dos sons captados, procurar identificar cada um deles.


TATO
Objetivo
Fazer uso do tato para sentir os diferentes características dos objetos e seres (limpo, sujo, áspero, liso, duro, mole, quente, frio), atentando para os ambientes limpos e sujos e para as necessidades de higiene do meio em prol do bem-estar coletivo. Utilizar conjuntamente os recursos da visão.

Exercício 
Chame a atenção de sua classe para perceber a limpeza da sala de aula, encarregando cada grupo de alunos das atividades habituais de limpeza, passando a ideia de que a todos cabe a responsabilidade de cuidar de seu espaço. O mesmo aplica-se à sua casa, ao seu local de lazer, trabalho, à rua, parques e jardins etc.


PERCEPÇÃO PARTE II

PERCEPÇÃO PARTE III


Postar um comentário