Pesquisar no blog

domingo, 2 de abril de 2017

GRAMA AMENDOIM OU AMENDOIM FORRAGEIRO

A grama amendoim, cientificamente chamada de Arachis Repens e também conhecida por amendoim-rasteiro, amendoinzinho e amendoim-forrageiro, é uma planta leguminosa pertencente à família Arachis. Conhecida por sua bela cobertura verde-escuro, de textura peculiar, e suas delicadas flores amarelas, a grama amendoim é comumente empregada no paisagismo, principalmente nos jardins das fazenda e também para alimentação de ruminantes.



ORIGEM
É originário da América do Sul com cerca de 70 a 80 espécies encontradas no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. 

DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA
  • O amendoim forrageiro é uma leguminosa herbácea perene, de crescimento rasteiro, estolonífera com 20 a 40 cm de altura.
  • Possui raiz pivotante que cresce em média até cerca de 30 cm de profundidade. As folhas (A) são alternas glabas mas com pelos sedosos nas margens. 
  • O caule (C) é ramificado, cilíndrico, ligeiramente achatado com entrenós curtos e estolões que podem chegar a 1,5 cm de comprimento. 
  • A floração é indeterminada e contínua, com as inflorescências axilares em espiga. Cálice bilabiado pubescente com um lábio inferior simples e um lábio superior amplo com quatro dentes pequenos no ápice, proveniente da fusão de quatro sépalas.
  • A corola (B) é formada por um estandarte de cor amarela, com asas também amarelas e delgadas. 
  • A quilha é pontiaguda, curvada e aberta ventralmente na base, muito delgada, e de cor amarelo claro.
  • O amendoim forrageiro é uma espécie geocárpica, ou seja o fruto se desenvolve dentro do solo. O fruto (D) é uma cápsula indeiscente que contém normalmente uma semente, às vezes duas e raramente três sementes. 
  • Apresenta pouca floração e baixíssima produção de sementes, sendo a sua multiplicação feita de forma vegetativa.

APLICAÇÕES
  • Sua principal aplicação é na pastagem para gado, pois possui alto valor nutritivo para os animais. Além disso, o desenvolvimento e rebrote rápidos da grama amendoim fazem dela uma excelente vegetação para se usar na proteção de taludes. Suas raízes profundas, que podem medir cerca de 30 cm de profundidade, garantem uma ótima resistência do terreno contra chuvas e deslizamentos.
  • Em sua aplicação para jardins e hortas, a grama amendoim desempenha muito bem o papel de proteção contra ervas daninhas e, por isso, reduz também os gastos na manutenção do gramado. Sua densa folhagem garante que o solo receba bem pouca ou nenhuma luz solar e impede que ervas daninhas apareçam.
  • Cobertura do solo para fins ornamentais em áreas que não estão sujeitas ao transito frequente de pessoas, animais ou veículos. Suas flores amarelas proporcionam um belo e forte contraste com as folhas verdes. Devido à baixa altura da planta, não há necessidade de cortes frequentes.

CARACTERÍSTICAS
Sua folhagem é constituída de pequenas folhas com pelos sedosos nas margens e pequenas flores amarelas ao longo de todo gramado, e que florescem várias vezes ao ano. A grama amendoim, embora pareça rústica, não é dotada de boa resistência ao desgaste, geadas, e o pisoteio, porém, possui rápido rebrote e sua capacidade de regeneração é muito grande. Adapta-se em diversos tipos de solo variando de arenoso a argiloso. Cresce bem em solos ácidos, de baixa e média fertilidade com altitudes desde o nível do mar até cerca de 1800m, desenvolve melhor quando a precipitação é superior a 1200 mm/ano. Desenvolve bem em áreas de encharcamento temporário. Tem exigência moderado a fosforo. Como forrageira, fornece alimento abundante e de qualidade aos animais ruminantes. O amendoim forrageiro se adapta bem a altitudes desde o nível do mar até cerca de 1.800 m, desenvolve-se bem quando a precipitação é superior a 1.200 m.

CUIDADOS 
A grama amendoim não é muito tolerante a períodos de seca prolongados e necessita de irrigação periódica, contudo, demonstra maior resistência do que outros tipos de gramado, quando cultivados nas mesmas condições do cerrado. Com suas raízes compridas, que podem alcançar até 30 cm abaixo do solo, a grama amendoim pode buscar os nutrientes e água de que precisa bem fundo no solo, e por isso pode tolerar períodos consideravelmente extensos sem irrigação. Possui boa resistência a sombra e recomenda-se que seu cultivo seja feito a pleno sol ou meia sombra. Podendo ter de 20 cm a 40 cm de altura, dispensa as podas periódicas e possui tolerância média ao encharcamento do solo.

COMO CULTIVAR 
A grama amendoim produz uma quantidade muito pequena de sementes, tão pequena que seria inviável a sua comercialização. O cultivo da grama amendoim é possível através de mudas e de estolões, que podem chegar até 1,5 cm de comprimento. Para garantir uma propagação efetiva do gramado, seu cultivo é feito através de mudas ou estolões ligeiramente desenvolvidos que são plantados com certa distância uns dos outros. O sucesso do cultivo dessa forma se dá pelo fato de que a grama amendoim é muito agressiva em cobrir o solo e se desenvolve com muita rapidez. Apesar disso, a grama amendoim se dá muito bem com outras espécies de gramíneas igualmente agressivas como, por exemplo, as do gênero Brachiaria e podem ser cultivadas em conjunto.

ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E ASPECTOS NEGATIVOS DA GRAMA AMENDOIM

BENEFÍCIOS 
  • A grama amendoim se desenvolve muito bem mesmo em solos ácidos, com média ou pouca fertilidade, e pode ser utilizada para fazer a correção da acidez do solo e na recuperação de solos muito degradados ou pouco férteis.
  • É muito utilizada em plantações de hortaliças e pomares devido aos grandes benefícios que ela traz ao solo e as plantas próximas de onde é cultivada. Ela é geralmente implantada entre os meios dos cultivos onde ajuda, não só a combater as ervas daninhas, mas também a reter umidade e fixar o nitrogênio no solo, adubando o solo naturalmente, além de fazer a correção do pH da terra. Por tais motivos, a grama amendoim é considerada um adubo vivo ou “adubo verde“.
  • Devido sua ótima cobertura do solo, com densa camada de estolões (caule que cresce paralelamente ao chão), e capacidade de crescer sobre sombreamento, além de prover a fixação biológica de nitrogênio. Também pode ser utilizada para controlar erosão e ajudar na recuperação de áreas degradadas.
  • Excelente valor nutritivo para ruminantes.
NEGATIVOS 
  • Tais pontos negativos da grama amendoim são muito claros e não somam muitos em sua totalidade. O principal aspecto a se levar em consideração é que a grama amendoim é muito delicada e não suporta bem o desgaste de pisoteio e geadas (com certeza rebrota após a geada). 
  • Outro fator que não foi comentado ao longo do artigo é que ela pode eventualmente atrair lebres, o que pode representar um problema para o seu cultivo em hortas. 
  • Mesmo sendo poucos, são fatores essenciais para se analisar antes de começar a cultivar a grama amendoim. Questões como, qual será o nível de uso do gramado ou se existem lebres próximo a sua localidade, são de extrema ajuda na hora de fazer tal escolha. Podemos dizer que, deixando de lado os pequenos inconvenientes da grama amendoim, ela é uma ótima opção para o cultivo de um gramado ou pastagem.
Fonte:
http://gramagrama.net/tipos-de-grama/grama-amendoim
https://pt.slideshare.net/AlexandrePanerai/amendoim-forrageiro-embrapa
http://www.ceplac.gov.br/radar/amendoim%20forrageiro.htm

35 comentários:

  1. Bom dia
    O gramado está muito alto e nessa época de inverno não está bonito. As dolhas estão com aparência atrofiafa e apresentam pequenos furinhos. Gostaria de saber se uma poda poderia ser indicada. Grata

    ResponderExcluir
  2. É normal o gramado não ficar com aspecto bonito no inverno, período de sol fraco e seca. Uma poda sempre ajuda, passa regar umas 3x na semana. No caso das folhas pode ser algum tipo de praga, (ácaro, fungo, etc..) ou mesmo falta de água. Tente aplicar algum fungicida natural

    ResponderExcluir
  3. Precisa de terra vegetal.ou pode plantár as sementes em burro vermelho provenientes da terraplanagem. E aguenta sol pleno?

    ResponderExcluir
  4. E uma indústria que quer plantar em sementes preciso de orientações.

    ResponderExcluir
  5. este tipo de grama não necessita de muitos cuidados. Sim pode plantar em terras provenientes de terraplenagem, mas caso tenho algum tipo de adubo orgânico poderá enriquecer o solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gostaria de saber se a problema de equinos comerem esta leguminosa?

      Excluir
    2. sim pode consumir associado a outros, é otma para ganho de pso

      Excluir
  6. Plantei oamendoim rasteiro no meu jardim a 1 ano atrás, quero substituir o amendoim rasteiro e por grama preta no lugar, mais estou com dificuldade retirar o amendoim pois ele brota novamente e se espalha. Qual a melhor maneira de fazer a substituição?

    ResponderExcluir
  7. Regina vc deve ter retirado somente as raízes mais superficiais, por isto ele brota novamente. Melhor seria aprofundar mais o corte do solo do jardim. trocar a terra e o adubo antes de plantar a grama preta.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma área de 10 hectares , gostaria de saber se posso semear em maio junto com azevem.Esta área recebe cobertura adubo e ureia para o azevém. Solo arenoso escuro.posso plantar junto?? Para ter uma pastagem de amendoim no verão

    ResponderExcluir
  9. não tenho conhecimento técnico para dar opinião sobre o consorcio com azevem

    ResponderExcluir
  10. Kayane, talvez tire suas duvidas neste link..

    http://www.sementescaicara.com/downloads/Amendoim%20forrageiro%20alternativas%20destinadas%20ao%20consumo%20eqüino.pdf

    ResponderExcluir
  11. Alguém poderia informar se um inseto pequeno e preto parecendo um pernilongo é proveniente detalhes grama tipo amendoim, pois foi plantado no jardim do prédio e como moro no primeiro andar está aparecendo muitos deles

    ResponderExcluir
  12. Sem descrição detalhada ou foto não tem como opinar. Existem vários tipos de efemeróptero, mosquito, percevejo, coleóptero, pulgão.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite.
    Nesse tipo de grama podem se esconder cobras e outros tipos de animais perigosos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Paulo. Sim, qualquer solo coberto por vegetação fica vivo e pode ser apropriado para animais peçonhentos (aranha, cobra, escorpião) e outros insetos, principalmente se estiver próximo a matas. É o ciclo da vida, a teia alimentar.

      Excluir
    2. Escorpião? Mesmo se em seu redor for cimentado?

      Excluir
  14. Quero me tornar produtor dela como consigo matrizes cadastradas e qual a melhor forma fazer em balainhos bandejas? Ou faço uma area direta no solo para extração de mudas ? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei informar. Fiz plantação no jardim diretamente no solo.

      Excluir
  15. Devo usar separador de grama pra o amendoin não sufocar minha frutífera?ou não tem essa necessidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não é uma grama e sim uma forrageira, é chamada de grama, por cobrir o solo. A grama amendoim tem uma raiz bem agressiva e considerada invasora. Não é indicada para jardins como muitos canteiros de herbáceas, por serem resistentes e com crescimento rápido, podem crescer sobre as outras plantas sufocando-as, mas se seu jardim tiver árvores e arbustos não há problema

      Excluir
  16. Bom dia, tenho plantado em uma área grande o amendoim forrageiro, mas de tempo em tempo, aparecem aranhinhas que cobrem do dia para a noite todo o amendoim, sufocando assim o amendoim e deixando ele amarelo, tem algum produto que posso colocar no amendoim para matar essas aranhinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Se quiser fazer seu próprio acaricida natural em casa, faça um chá medicinal com uma colher de sopa de canela em pó, uma colher de sopa de cravo em pó, duas colheres de sopa de tempero italiano (vende-se pronto) e um litro d'água. Ferva a água e desligue o fogo assim que ferver. Quando a água esfriar um pouco, adicione duas colheres de alho fresco amassado. Deixe descansar até que a água esfrie completamente; em seguida coe em um filtro de café. Adicione um jato de detergente ao chá. Borrife o chá a cada três dias durante um período de duas semanas. Essa solução poderá ajudar. Acabar com ácaros-aranha pode se tornar um grande desafio. O controle biológico dos ácaros é uma solução natural.
      Coloque um bico borrifador na mangueira de jardim e use-a para molhar bem as plantas que estão infestadas. Coloque a água em alta pressão e aponte a mangueira para molhar a parte debaixo das folhas. Isso vai ajudar a eliminar os ácaros.

      Excluir
  17. tenho no talude um pouco de brachiaria plantando grama amendoim consigo combater a brachiaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei dizer, mas em várias localidades a grama amendoim e a brachiara são plantada em consorcio

      Excluir
  18. Teria algum estudo ou informação sobre o uso do amendoim forrageiro em consórcio com as plantas do cafeeiro, pois tenho uma área que estou trabalhando no sistema Sat , estou tentando passar para o orgânico e gostaria de saber cê poderia estar utilizando o amendoim forrageiro no controle das demais plantas daninhas.

    ResponderExcluir
  19. No momento desconheço tal pratica. Entretanto a forrageira amendoim é muito utilizada para melhoramento do solo em consorcio com várias plantas

    ResponderExcluir
  20. Boa noite,
    Estou interessado em plantar essa grama amendoim no talude em frente a minha casa. Tenho apenas uma dúvida: como cortar ela... gostaria de saber qual a frequência do corte e como é feito ( máquina, tesoura)? Ou não precisa aparar nunca? Neste caso ela tem um tamanho máximo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do tipo de solo pode chegar a 40 cm de altura, dispensa as podas periódicas. Não resiste a geadas e pisões. Forma um "colchão verde", com delicada flores amarelas. Caso necessite podar,uso de maquina é mais apropriado, devido o pisoteamento.

      Excluir
  21. Olá, primeiramente parabéns pelo artigo, está excelente. Tenho pesquisado e achei vários vendedores que vendem semente da grama amendoim, mas pelo seu artigo a venda de sementes é inviável. Será que devo confiar nesses vendedores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido. Prefira comprar as mudas em alguma flora ou produtor. As sementes são pouco germináveis se são forem selecionadas adequadamente.

      Excluir
  22. Prof. Omar. Bom dia. Adquiri um espaço bonito no campo com a intenção de torná-lo meu lugar de lazer, mas até coberto por brachiaria. Como retirar a brachiaria para dar lugar a outro tipo de grama?

    ResponderExcluir
  23. Olá, boa tarde professor.
    Tenho plantado em torno de 20 metros quadrados desta grama, na frente da minha casa, mas estou com um problema de ácaros aranha, amanhece toda coberta de teia, e pior, está subindo parede da casa, já polperizei lambdacialotrina indicando por profissionais, tbm o coltrine e nada, que devo fazer?
    Está aumentando muito!!!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo artigo!
    Existe diferença entre grama amendoim e amendoim forrageiro?
    Arachis repens x Arachis pintoi

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...