Pesquisar no blog

sexta-feira, 21 de abril de 2017

ANIMAIS MONOGÂMICOS


Seres humanos são criaturas estranhas que têm a necessidade de acreditar que encontrarão alguém com quem vão passar a vida toda. Como todos sabemos, nem sempre é isso o que acontece, mas, antes de você sair por aí chorando sangue, saiba que alguns casais duram a vida toda, sim – pelo menos se levarmos em consideração todos os animais do mundo.






Que a monogamia existe no mundo animal, existe. Afinal, seres humanos são animais e em sua maioria monógamos (em tese). O que muitos não sabem, no entanto, é que a monogamia não é tão popular no reino animal: só 3% dos mamíferos são monógamos (acasalam com apenas um parceiro por um período extenso de tempo), e isso não quer dizer que sejam fiéis, sexualmente falando. Quando pensamos em animais, o romantismo não é a primeira ideia que nos vem à cabeça. Sabemos que os animais procriam (óbvio) mas não declaram propriamente amor e juras de fidelidade uns aos outros: em muitas espécies existem rituais de acasalamento, por vezes bastante criativos e outras vezes até violentos. Machos disputam fêmeas e ambos podem acasalar com vários parceiros, sendo que na ronda de acasalamento seguinte os pares que se formam já serão outros. No entanto, existem animais que constituem uma exceção e formam casais de “eternos namorados”, numa perspetiva mais parecida com a que nós formamos culturalmente enquanto seres humanos – e também com as respetivas exceções.

O que é monogamia?
Antes de mais nada, vou abordar o que significa monogamia e de que forma se aplica no reino animal.
A monogamia é uma forma de relacionamento em que um indivíduo tem apenas um parceiro durante toda a vida, ou durante um determinado período da sua vida – chamamos a esta última de monogamia em série. Porém, monogamia, fidelidade ou casais que se juntam para toda a vida, não se referem todos à mesma coisa e não se aplicam sempre em simultâneo, embora estejam relacionados. Alguns animais são monogâmicos apenas por um determinado período de tempo. Por exemplo, juntam-se a um parceiro para procriar e são fiéis a esse parceiro durante o tempo que estão com ele, mas, na época de acasalamento seguinte, podem decidir juntar-se a outro parceiro. Também existem animais que formam pares para toda a vida, sem serem monogâmicos. Formam casais que não se “divorciam”, mas cada indivíduo pode pertencer a vários casais deste gênero. A monogamia não é encontrada em mais do que 5% dos mamíferos não humanos conhecidos, incluindo a monogamia a longo prazo e a curto prazo. Contudo, outros animais incluindo algumas aves, peixes, répteis e até insetos (como baratas), são monogâmicos.

Porque motivo estes animais são monogâmicos?
Ao longo da evolução da vida na Terra, poderão ter sido vários os motivos que levaram algumas espécies a adotar a monogamia no seu estilo de vida. Para percebermos como isso funciona, temos de interiorizar primeiro um conceito: o objetivo de vida de cada animal é reproduzir-se. É através da reprodução que asseguram a descendência e a continuidade da espécie. Qualquer estratégia que adotem, tem em vista cumprir esse objetivo. Assim, poderemos pensar que numa população pequena ou muito dispersa, tem mais vantagens para um macho investir numa relação monogâmica com uma fêmea e gerar filhotes, do que ir procurar várias parceiras, difíceis de encontrar, correndo o risco de nem chegar a reproduzir-se. A monogamia, mesmo temporária, também permite aos progenitores dedicarem mais tempo a cuidar dos seus filhotes. 

É para toda a vida?
Nem sempre.
Além da monogamia ser considerada rara no reino animal, estudos recentes com recurso a análises de ADN demonstram que, mesmo entre casais de animais outrora considerados monogâmicos, existem “pulinhos da cerca” esporádicos com outros parceiros. O ADN mostrou que até entre os cisnes, os animais mais icônicos no amor e fidelidade, podem ocorrer estes encontros com outros parceiros exteriores ao casal. Mais ainda, entre cinco a seis por cento dos casais de cisnes chegam a “divorciar-se”, embora os motivos que o levem a fazê-lo sejam por enquanto desconhecidos – o insucesso na procriação pode ser um deles. O que leva um animal monogâmico à promiscuidade não é consensual. Uma teoria afirma que as fêmeas tendem a juntar-se a machos que sejam bons provedores e lhes possam oferecer estabilidade, mas demonstram igualmente interesse noutros machos que lhes possam oferecer algo diferente. Este “algo diferente” podem ser melhores genes, refletidos nos atributos físicos, no peso ou na resistência a doenças. Outra teoria, defende que o acasalamento com mais do que uma fêmea aumenta as probabilidades dos machos se reproduzirem com sucesso e gerarem descendência.


CASAIS DO REINO ANIMAL QUE SÃO MAIS FIÉIS DO QUE A MAIORIA DOS HUMANOS 

Cisnes
Os cisnes representam o exemplo mais conhecido de animais que formam casais para toda a vida. A imagem dos casais de cisnes a nadar com os pescoços unidos em forma de coração é um símbolo romântico popular, que fica bem em qualquer postal do dia dos namorados. Os casais de cisnes trabalham em conjunto na construção do ninho, na encubação dos ovos e geralmente regressam sempre ao mesmo ninho na época de acasalamento. Embora existam cisnes não totalmente fiéis aos seus parceiros, bem como alguns casais que acabam por se separar (geralmente por não conseguirem procriar), a fama de partilharem um “amor para sempre” é justa para a grande maioria deles.


Lobos

Os lobos têm um sentido de lealdade e fidelidade exemplares no mundo animal. Não só é hábito formarem casais para toda a vida, como a sua ligação com irmãos e irmãs dentro da alcateia é tão forte como as relações entre os casais, criando assim toda uma relação familiar forte e duradoura. Ainda que essas criaturas sejam consideradas traiçoeiras e perigosas, lobos são fiéis à matilha, formada pelo macho, a fêmea e seus filhotes. Só para você ter ideia, o filho mais velho chega a cuidar dos mais novos para ajudar os pais nas tarefas domésticas.


Pinguins

Os pinguins têm pela frente uma tarefa árdua quando geram filhotes. Para que um pequeno pinguim tenha hipóteses de sobreviver nas condições austeras do pólo sul, os seus progenitores têm de trabalhar em conjunto e dividir as tarefas. Esse foi o motivo pelo que, provavelmente, os pinguins evoluíram de forma a formar casais duradouros e fiéis, embora por vezes, os casais se separem quando os filhotes atingem maturidade suficiente para se tornarem independentes.

Águia-careca

Estas águias também poderiam ser um símbolo da monogamia e fidelidade. Apesar de viajarem sozinhas nas suas migrações, quando chega a época de acasalamento é comum voltarem ao mesmo sítio e sobretudo ao mesmo parceiro. Mas antes, os machos precisam de dar o seu melhor em voos acrobáticos para conseguirem conquistar o coração da menina. Existem alguns “divórcios” entre os casais destas águias e, segundo é sugerido, isso ocorre quando o casal falha em conseguir gerar descendência, procurando assim outros parceiros com os quais sejam capazes de procriar.

Albatroz

Os albatrozes são bem conhecidos pelos seus rituais criativos de acasalamento, com danças inusitadas que demoram anos a aprender, mas são também um bom exemplo em termos de fidelidade. Apesar de percorrerem enormes distâncias sobre os oceanos, regressam ao mesmo local – e ao mesmo parceiro.

.Urubu-de-cabeça-preta

Estas aves da família dos abutres levam as suas relações conjugais muito a sério. Os casais permanecem juntos todo o ano, para onde quer que vão, e partilham todas as responsabilidades parentais. A traição pode mesmo ser uma má ideia para estas aves, pois já foram registados ataques de urubus a outros urubus quando foram apanhados a tentar dar “facadinhas no casamento”… Pois é, até o urubu se dá bem... Essas aves são conhecidas, na verdade, por não aprovarem qualquer comportamento que não seja monogâmico. Os urubus não apenas ficam juntos e são fiéis: a divisão do trabalho é equilibrada, e o macho e a fêmea têm as mesmas funções.

Grou-canadiano

Os casais de grous-canadianos (Grus canadensis) são um dos exemplos mais populares em termos de monogamia animal. Uma das atividades que realizam em conjunto é o seu chamamento típico, com notas sincronizadas. A fidelidade entre estes animais é tão forte que até ao momento só existe registro de um “uma pulada de ninho”, datado de 2006.

Rola-brava

As rolas-bravas (Streptopelia turtur) são um símbolo do amor eterno, representadas na Bíblia e nos poemas de William Shakespeare. Além de formarem casais para a vida, é um dos animais que costuma permanecer sozinho quando o parceiro morre.

Coruja-das-torres

As corujas-das-torres (Tyto alba) têm uns rituais de acasalamento um pouco extremos, pelo menos para aquilo que consideramos romântico. Berram, assobiam e exibem os seus atributos de voo da forma mais exuberante até chegar à fêmea certa. Mas uma vez encontrada a menina, geralmente só a morte os pode separar. E isso sim, é romântico.

Arara

É comum verem-se araras e até mesmo outros psitacídeos a voarem juntos, em casais, que a partir do momento em que se juntam, geralmente é para toda a vida. Estas aves são conhecidas por trocarem mimos e cuidados entre o casal, como limpar a plumagem um do outro e partilharem o alimento que um deles encontre. Os machos e as fêmeas revezam-se no que toca ás tarefas para cuidar dos filhotes. Um filhote pode ficar junto dos pais durante 7 anos, até estar preparado para ir em busca do seu “par perfeito” e também se reproduzir.

Ganso


Entre os gansos, o acasalamento é monogâmico e dura enquanto viverem os dois animais. Nunca se acasala novamente mesmo que seu parceiro (a) seja morto (a). "Ricardão"  e adoradores de viúvas (os) aqui não tem vez.

Orca


Baleias Orcas, que na verdade fazem parte da família dos golfinhos, são monogâmicas por natureza, tem apenas um(a) único(a) companheiro(a) na vida toda, tem apenas um filhote a cada dois anos, e, se por acidente ou doença (ou caça), morre seu parceiro(a), passa o resto da vida sozinho(a). Abnegação total até a morte.





Referências
https://www.mundodosanimais.pt/animais-selvagens/animais-monogamicos/
http://www.megacurioso.com.br/animais/98006-5-casais-do-reino-animal-que-sao-tao-monogamicos-quanto-os-humanos.htm
http://hypescience.com/monogamia-existe-no-mundo-animal/
http://www.passarinhar.org.br/  

5 comentários:

  1. Maria, minha linda..... Vc sabe que eu existo somente para nós....

    ResponderExcluir
  2. Jú,, sou como a orca, se te perder, nunca mais quero outra

    ResponderExcluir
  3. Tenho um amor... infelizmente acho que somente eu sou monogâmico. Te amo amor..... As vezes você me deixa de lado...Quem sabe um dia você resolve ser uma Orca, um ganso, ou meu urubu....

    ResponderExcluir
  4. De facto, é nas aves que encontramos os melhores exemplos de monogamia.
    Ótimo fim de semana.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...