Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS I - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

ANITA, A ANTA.

- OLÁ MEUS AMIGUINHOS!!CHEGUEI, VOU ME APRESENTAR. SOU ANITA, A ANTA. TENHO UM GRANDE NARIZ QUE CHAMA TROMBA E UM PEQUENO RABO. TENHO 04 DEDOS NAS PATAS DA FRENTE E 03 NAS PATAS DE TRÁS.
- RARARARARA!OLÁ ANITA. NARIGUDA!!!!
- TAMBÉM SOU RECHONCHUDA E CINZA,
ESSA COR SEM GRAÇA. MAS QUANDO PEQUENA ERA LINDA, AVERMELHADA COM LISTRAS E MANCHAS CLARAS POR TODO CORPO.
- VOCÊ PERDEU AS MANCHAS PORQUE TOMOU MUITO BANHO?
- NÃO AMIGUINHO. AS LISTRAS SUMIRAM PORQUE FIQUEI ADULTA. MAS ADORO TOMAR BANHO.
- VOCÊ USA SABONETE?
- NÃO. VOU PARA MEU POÇO DE LAMA QUE É ÓTIMO PARA MINHA PELE. DEPOIS VOU PARA O RIO E TIRO TODA A LAMA. FICO LIMPINHA.
- E O QUE VOCÊ COME?
- SOU VEGETARIANA. ADORO COMER BROTOS DE PLANTAS, FOLHAS, CAPIM E FRUTAS. ALMOÇO TANTO QUE PASSO MAL.
- GULOSA.....
- ONDE VOCÊ MORA, DONA ANITA?
- MORO NA BEIRADA DOS RIOS NAS FLORESTAS TROPICAIS.
- COM QUEM VOCÊ MORA?
- GOSTO DE VIVER SOZINHA, SOU MUITO SOLITÁRIA. AH! TAMBÉM SÓ SAIO A NOITE, PARA NINGUÉM ME VER.
- VOCÊ MORA NA FLORESTA, SAI A NOITE, NÃO TEM MEDO?
- TENHO SIM. MORRO DE MEDO DE DONA ONÇA E DE DONA SUCURI, AQUELA COBRA ENORME. ALÉM DO MAIS SOU QUASE CEGA, POR ISTO TENHO DE FICAR SEMPRE ALERTA.
- SE VOCÊ É CEGA, COMO ANDA NA FLORESTA?
- ENXERGO MUITO POUCO, MAS MINHA AUDIÇÃO E MEU OLFATO SÃO FORTES, POR ISTO NÃO ME PERCO NA FLORESTA.
- NOSSA... VOCÊ É ESPERTA.
- ADEUS MEUS AMIGUINHOS... ESTÁ NA HORA DE IR EMBORA. NÃO CONSIGO VER VOCÊS. VOU USAR ÓCULOS DA PRÓXIMA VEZ!
- UHUUUUUU!!! TCHAU ANITA... CUIDADO PARA NÃO ENCONTRAR DONA ONÇA.

CACÁ, A CAPIVARA.

- OLÁ AMIGUINHOS! EU SOU CACÁ, A CAPIVARA. O MAIOR ROEDOR DO MUNDO. SOU PELUDA E DENTUÇA, MEUS DENTES SÃO FORTES E AMARELADOS.
- OLÁ DONA CACÁ. VOCÊ PARECE UM RATO GIGANTE.
- SIM. ELE É MEU PRIMO, TAMBÉM O COELHO E O PREÁ.
- DE ONDE VOCÊ É?
- SOU DA AMÉRICA DO SUL. MINHA CASA É PERTO DO RIO E DAS LAGOAS. GOSTO MUITO DE NADAR E MERGULHAR.
- VOCÊ MERGULHA MUITO?
- SOU ÓTIMA MERGULHADORA. CONSIGO FICAR CINCO MINUTOS SUBMERSA.
- VOCÊ COME PEIXE?
- NÃO... SOU HERBÍVORA. ALIMENTO DE CAPIM, ESPIGA DE MILHO E RAÍZES.
- ENTÃO PRA QUE MERGULHA?
- MERGULHO PARA FUGIR DO PERIGO.
- DONA CACÁ, A SENHORA TEM FAMÍLIA?
- MEUS AMIGUINHOS, MINHA FAMÍLIA É MUITO GRANDE. TENHO VÁRIOS IRMÃOS, IRMÃS, PRIMOS, PRIMAS, TIAS E TIOS. MEU PAI É O LÍDER, TODO MUNDO RESPEITA.
- E QUANDO VOCÊS PASSEIAM NINGUÉM PERDE DO GRUPO?
- SAÍMOS EM FILA, MEU PAI VAI À FRENTE E TODOS VÃO SEGUINDO. NO FIM DA FILA VAI MEU TIO. VAMOS SEMPRE PELO CAMINHO QUE MEU PAI MARCOU. ASSIM NINGUÉM FICA PERDIDO.
- AONDE VÃO QUANDO PASSEIAM?
- PERTO DE CASA MESMO. NÃO GOSTAMOS MUITO DE VIAJAR. PASSEAMOS À TARDINHA E A NOITE. PRA NINGUÉM VER.
- VOCÊ É TÍMIDA?
- MUITO TÍMIDA. QUANDO ALGUÉM CHEGA PERTO CORRO PRA ÁGUA E MERGULHO. FICA LÁ ESCONDIDA ATÉ IREM EMBORA. POR FALAR NISTO. MEU PAI DEVE ESTAR PREOCUPADO COM MEU SUMIÇO. VOU LEVAR BRONCA! FICAR DE CASTIGO! TENHO DE IR PRA CASA.
- TCHAU CACÁ!
- AMIGUINHOS DEPOIS VOCÊS VÃO ME VISITAR. TCHAU...

COTA, A CUTIA
- BOM DIA, MENINADA!!
- BOM DIA!
- SOU COTA A CUTIA. UM ROEDOR, MEU CORPO É PELUDO E GROSSO, MINHA CABEÇA É LONGA E AS ORELHAS PEQUENINAS. TENHO DOIS BRACINHOS, E QUATRO DENTES LONGOS E CURVOS.
- PARA QUE SERVE ESTES DENTÕES?
- SÃO PARA ABRIR AS SEMENTES QUE CAEM DAS ÁRVORES, MEU ALIMENTO PREFERIDO. TAMBÉM GOSTO DE FRUTAS.
- ONDE VOCÊ MORA DONA COTA?
- MORO NOS BOSQUES. GOSTO MUITO DE SAIR A NOITE, CORRER E PULAR NA MATA.
- VOCÊ MORA SOZINHA?
- NÃO. MORO COM MINHA FAMÍLIA. SOU UMA MÃE BASTANTE PROTETORA. QUANDO ESTAMOS EM PERIGO, AVISO TODOS DA FLORESTA BATENDO A PATA TRASEIRA NO CHÃO DA MATA.
- VOCÊ MUDA DE COR?
- MEU PELO TEM UM EFEITO ESPECIAL. AS CORES VARIAM DESDE BRANCO A CASTANHO ESCURO. POSSO ATÉ FICAR DOURADA.
- MEU TIO FALOU QUE VOCÊ É PROTETORA DA NATUREZA.
- SIM, É VERDADE.
- COMO VOCÊ PROTEGE?
- EM ÉPOCA DE FARTURA, AS ÁRVORES PRODUZEM MUITAS SEMENTES. PEGO ESTAS SEMENTE E AS ENTERRO PARA COMER DEPOIS, QUANDO FALTAR ALIMENTOS. GUARDO TANTAS SEMENTES QUE NÃO ME LEMBRO DE TODAS. COM O PASSAR DO TEMPO ESTAS SEMENTES GERMINAM E VIRAM UMA ÁRVORE.
-  A SENHORA É ESPERTA DONA COTA. ASSIM SEMPRE VAI TER ÁRVORE  E SEMENTES PRA COMER.
- SOU SIM. TODO MUNDO TEM QUE PROTEGER A NATUREZA. NOSSAS ÁRVORES, NOSSOS RIOS, NOSSOS ANIMAIS. TODO NOSSO ECOSSISTEMA.
- A SENHORA É MESMO ESPERTA. A PARTIR DE HOJE EU TAMBÉM VOU PROTEGER A NATUREZA. VOU FALAR PRA TODO MUNDO QUE DONA COTA, A CUTIA, ME ENSINOU COMO CUIDAR DA NATUREZA.
- ISTO MESMO MEU AMIGUINHO. AGORA VOCÊ TAMBÉM É UM AMIGO DA NATUREZA.
- TCHAU COTA. VOU EMBORA FALAR PRA TODO MUNDO...
Postar um comentário