Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS I - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.


ANITA, A ANTA
- Olá meus amiguinhos!! Cheguei, vou me apresentar. Sou Anita, a anta. Tenho um grande nariz que chama tromba e um pequeno rabo. Tenho quatro dedos nas patas da frente e três dedos nas patas de trás.
- Rarararara! Olá Anita. Nariguda!
- Também sou rechonchuda e cinza, essa cor sem graça. Mas quando pequena era linda, avermelhada com listras e manchas claras por todo corpo.
- Você perdeu as manchas porque tomou muito banho?
- Não amiguinho. As listras sumiram porque fiquei adulta. Mas adoro tomar banho.
- Você usa sabonete?
- Não. Vou para meu poço de lama que é ótimo para minha pele. Depois vou para o rio e tiro toda a lama. Fico limpinha.
- E o que você come?
- Sou vegetariana. Adoro comer brotos de plantas, folhas, capim e frutas. Almoço tanto que passo mal.
- Gulosa.... Onde você mora, dona Anita?
- Moro na beirada dos rios nas florestas tropicais. Gosto de viver sozinha, sou muito solitária. Ah! Também só saio à noite, para ninguém me ver.
- Você mora na floresta, sai à noite, não tem medo?
- Tenho sim. Morro de medo de dona onça e de dona sucuri, aquela cobra enorme. Além do mais sou quase cega, por isto tenho de ficar sempre alerta.
- Se você é cega, como anda na floresta?
- Enxergo muito pouco, mas minha audição e meu olfato são fortes, por isto não me perco na floresta.
- Nossa... Você é esperta.

- Adeus meus amiguinhos... Está na hora de ir embora. Não consigo ver vocês. Vou usar óculos da próxima vez!
- Uhuu! Tchau Anita... Cuidado para não encontrar dona onça.



A ANTA é considerada um importante dispersor de sementes. Ela pode ingerir sementes de tamanho grande, coisa que muitos organismos não conseguem fazer, e carregam quantidade. As mesmas saem nas fezes, longe de onde foram consumidas. Além da proibição e fiscalização da caça, é interessante pensarmos em corredores ecológico, para ligar fragmentos de Mata Atlântica que foram separados.



DALA, A CAPIVARA
- Olá amiguinhos! Eu sou Dala, a capivara. O maior roedor do mundo. Sou peluda e dentuça, meus dentes são fortes e amarelados.
- Olá dona Dala. Você parece um rato gigante.
- Sim. Ele é meu primo, também o coelho e o preá.
- De onde você é?
- Sou da América do Sul. Minha casa é perto do rio e das lagoas. Gosto muito de nadar e mergulhar.
- Você mergulha muito?
- Sou ótima mergulhadora. Consigo ficar cinco minutos debaixo da água.
- Você come peixe?
- Não... Sou herbívora. Alimento de capim, espiga de milho e raízes.
- Então pra que mergulha?
- Mergulho para fugir do perigo.
- Dona Dala, a senhora tem família?
-Minha família é muito grande. Tenho vários irmãos, irmãs, primos, primas, tias e tios. Meu pai é o líder, todo mundo respeita.
- E quando vocês passeiam ninguém perde do grupo?
- Saímos em fila, meu pai vai à frente e todos vão seguindo. No fim da fila vai meu tio. Vamos sempre pelo caminho que meu pai marcou. Assim ninguém fica perdido.
- Aonde vão quando passeiam?
- Perto de casa mesmo. Não gostamos muito de viajar. Passeamos à tardinha e a noite. Pra ninguém ver.
- Você é tímida?
- Muito tímida. Quando alguém chega perto corro pra água e mergulho. Fica lá escondida até irem embora. Por falar nisto. Meu pai deve estar preocupado com meu sumiço. Vou levar bronca! Ficar de castigo! Tenho de ir pra casa.
- Tchau Dala!
- Amiguinhos depois vocês vão me visitar. Tchau...

As CAPIVARAS são a maior espécie da ordem dos roedores e são grandes as chances de também serem os animais mais simpáticos da natureza. Em ambiente silvestre, a capivara deve ser preservada, pois faz parte da cadeia alimentar, sendo uma das presas prediletas da Panthera onca (onça pintada). Quando estes animais adentram ambientes urbanos, e especificamente os lagos e rios poluídos das cidades, as capivaras acabam se tornando um caso de saúde pública, pois os carrapatos estrela (quando contaminados pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmissora da febre maculosa) infestam além dos cavalos, preferencialmente as capivaras.




COTA, A CUTIA

- Bom dia, meninada!
- Bom dia!
- Sou Cota a cutia. Um roedor, tenho corpo peludo e grosso, minha cabeça é longa e as orelhas pequeninas. Tenho dois bracinhos, e quatro longos e curvos dentinhos.
- Para que serve estes dentões?
- São para abrir as sementes que caem das árvores, meu alimento preferido. Também gosto de frutas.
- Onde você mora dona Cota?
- Moro nos bosques. Gosto muito de sair à noite, correr e pular na mata.
- Você mora sozinha?
- Moro com minha família. Sou uma mãe bastante protetora. Quando estamos em perigo, aviso todos da floresta batendo a pata traseira no chão da mata.
- Você muda de cor?
- Meu pelo tem um efeito especial. As cores variam desde branco a castanho escuro. Posso até ficar dourada.
- Meu tio falou que você, dona Cota, é protetora da natureza.
- Sim, é verdade. Em época de fartura, as árvores produzem muitas sementes. Pego estas sementes e as enterro para comer, quando faltar alimentos. Guardo tantas sementes que não me lembro de todas. Com o passar do tempo estas sementes germinam e viram uma árvore.
- A senhora parece minha vovó, esquece onde guarda as coisas. Ha..ha..ha..! Mas é esperta, porque assim sempre vai ter árvores e sementes pra comer sempre.
- Sou sim. Todo mundo tem que proteger a natureza. Nossas árvores, nossos rios, nossos animais. Todo nosso ecossistema. 
- A senhora é mesmo protetora da natureza. A partir de hoje eu também vou proteger a natureza. Vou falar pra todo mundo que dona Cota, a cutia, me ensinou como cuidar da natureza.
- Isto mesmo meu amiguinho. Agora você também é um amigo da natureza.
- Tchau Dona Cota. Vou embora falar pra todo mundo...


Por ter o hábito de esconder sementes em buracos cavados no chão da floresta, a CUTIA tem um importante papel na natureza: plantar várias árvores, como castanheiras e palmeiras. A semente da castanheira fica dentro do ouriço (invólucro da castanha), que por ser muito duro, poucos animais conseguem rompê-lo, dentre esses está a cutia. Elas são consideradas plantadoras de florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...