Pesquisar no blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

LACRAIA D'ÁGUA

Estes insetos costumam ser atraídos pelas lâmpadas de iluminação de postes e residências próximas de matas preservadas com rios ou riachos que tenham corredeiras. Vivem somente em água limpa (livre de poluição). Costumam se refugiar nas cavidades de troncos de árvores e pedras submersos.


São os insetos pertencentes à ordem Megaloptera, família Corydalidae, com grandes larvas aquáticas, no Brasil chamados popularmente de Lacraia d´água, Em Minas Gerais estes insetos aquáticos também são chamados de “Julião” e "Diabo-do-córrego", e no Rio de Janeiro de "Lacrau". Alguns chamam os adultos destes insetos de Formiga-Leão.
Ovos são postos nas margens de cursos d´água límpidos e bem oxigenados, preferindo ambientes com correnteza, onde as larvas se desenvolvem. Os ovos são depositados em conjunto e recobertos por secreção de coloração branca, que escurece próximo à eclosão. Larvas geralmente são encontradas sobre rochas e troncos. Metamorfose completa, formam pupas em ambiente terrestre, geralmente nas margens dos locais onde as larvas cresceram, de onde emerge o adulto alado. As pupas são bem ativas, com patas funcionais e mandíbulas idem. Permanecem como larvas por alguns anos, mas a vida adulta é extremamente curta, não passa de uma semana. Adultos têm o intestino atrofiado, e não se alimentam.

Larva achatada e alongada, acastanhada, pode ter grandes dimensões (até 9 cm). Corpo segmentado, mandíbulas bem desenvolvidas. Seis patas articuladas nos segmentos torácicos, mas os segmentos abdominais têm oito pares de brânquias filamentosas longas laterais, parecidas com penas, além de um par de falsas pernas anais, dando uma aparência semelhante a uma centopeia. Coloração geralmente castanha a parda.
As larvas são vorazes predadores, se alimentam de insetos aquáticos e outros invertebrados, e eventualmente de alevinos e peixes pequenos. Possuem fortes mandíbulas, sua mordida é bastante dolorosa, podendo causar ferimentos cortantes em seres humanos. Possui uma das maiores taxas de crescimento dentre insetos, com aumento na sua biomassa em mais de 1000 vezes da primeira à última forma larvar. Isto se deve à sua capacidade de manter um metabolismo constante mesmo com variações na temperatura ambiental, comparável a animais homeotermos, fato extremamente incomum em um inseto. É predado por peixes maiores, por este motivo é um inseto bastante conhecido por pescadores, usados como isca.
Adultos alados, gênero Corydalus (de longe, o gênero mais comum mo Brasil) com exacerbado dimorfismo sexual, os machos possuem mandíbulas desproporcionalmente grandes, chegando a 2,5 cm (usados em rituais de acasalamento), sendo por isso chamados de “king bug”. Apesar das mandíbulas enormes, machos adultos não possuem força na sua mordida, ao contrário das fêmeas, com pequenas mandíbulas, mas mordida bastante potente e dolorosa. Em geral, possuem coloração parda, exceto os do gênero Chloronia, com uma bela coloração amarela. Olhos protuberantes posicionados lateralmente, antena longa e filiforme. Dois pares de asas membranosas grandes, repousam dobradas sobre o abdômen, em forma de telhado.
Após as várias fases de desenvolvimento na água, que podem levar 5 anos, a larva sai da água e não muito distante da margem do rio ou riacho onde viveu, escava uma cavidade no solo, sob uma pedra ou tronco, dentro da qual se metamorfoseia em pupa. Após um período de um mês nesta fase de pupa, emerge o inseto alado. No total, o desenvolvimento deste inseto passa por entre 10 e 12 fases. Na fase adulta, o inseto alado (terrestre) vive apenas entre 8 e 24 dias.


6 comentários:

  1. Acabei de encontrar um Corydalus aqui onde trabalho. Achei diferente de tudo que já vi. Tirei uma foto, joguei no google fotos, google lens e cheguei até aqui. Que coisa! Provavelmente então, presenciei os últimos dias de um espécime desses.

    ResponderExcluir
  2. Este inseto e venenoso

    ResponderExcluir
  3. Existe possibilidades de criar fora do rio em um aquário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio q sim pq meu vô tinha um balde cheio deles na água vive fora dela umas semanas so

      Excluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...