Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

MATA DE RESTINGA

As florestas de restinga são formações vegetais que ocorrem do Nordeste Brasileiro até o Sul do Brasil, em áreas de solo arenoso e pobres em nutrientes do litoral. A vegetação varia desde arbustos até florestas com árvores de 15 m de altura.


Em ecologia, o termo Restinga é utilizado para definir diferentes formações vegetais que se estabelecem sobre solos arenosos na região da planície costeira. Esse ecossistema litorâneo é determinado fisicamente pelas condições edáficas (solo arenoso) e pela influência do mar e estão distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo.


Importância 
A mata de restinga é uma vegetação de papel fundamental, pois intermeia a brusca transição do ambiente terrestre para o marinho. Cientificamente, este tipo de área é conhecido como ecótono. É fato que o dinamismo das marés e os ventos movimentam a areia das praias, transformando-as em locais totalmente diferentes do que eram antes, continuamente. Cabe à mata de restinga, portanto, o papel de "impedir" o avanço bruto das dunas, evitando grandes processos de erosão no solo das matas vizinhas ao ambiente marinho. Praias que não possuem esta vegetação frequentemente sofrem com tais fenômenos. Isso inclui também o acúmulo de areia em ruas, avenidas e estradas localizadas em áreas próximas às praias. É bom lembrar que se trata ainda de um ecossistema costeiro que faz parte do Bioma da Mata Atlântica, abrigando até mesmo espécies ameaçadas de extinção. Além disso, são um local habitual de desova das tartarugas marinhas, uma vez que os ninhos ficam mais protegidos da ação de ondas e marés. A fauna é bastante rica. Muitas aves migratórias utilizam as restingas como locais de alimentação e descanso.


As principais fisionomias das áreas mais secas são: 
  • Vegetação herbácea ou subarbustiva – vegetação rasteira com alguns arbustos, atingindo cerca de 1 metro de altura. Ocorre próximo ao mar, em praias, dunas, lagunas, banhados e depressões
  • Vegetação arbustiva – localiza-se sobre cordões arenosos, formada por plantas arbustivas com até cinco metros de altura, que podem formar moitas separadas por áreas sem vegetação ou um adensamento contínuo. Possui poucas epífitas (liquens, samambaias, bromélias e orquídeas) e elevada quantidade de trepadeiras. É comum a presença de gramíneas no estrato herbáceo.
  • Floresta baixa de restinga – Ocupa áreas interiores da planície costeira. Vegetação predominantemente arbustiva e arbórea com árvores que podem chegar a 15 metros de altura. Grande quantidade de epífitas e poucas trepadeiras. O dossel é aberto e a flora herbácea é rica.
  • Floresta alta de restinga – ocorre mais distante do mar, dando sequência à floresta baixa de restinga, em solos bem drenados e com maior quantidade de nutrientes. O estrato é predominantemente arbóreo com dossel fechado e as árvores podem atingir 20 metros de altura.

A restinga é um ambiente bastante prejudicado pela expansão urbana, que tem transformado extensas matas de restinga em áreas urbanas horizontais. Várias espécies da fauna e flora da restinga brasileira estão em extinção, por isso atualmente a conservação dos remanescentes existentes é prioritária.




5 comentários:

  1. Gir leiteiro, obrigado, seja bem vindo e continue nos prestigiando. Nossos conteúdos são desenvolvidos com o propósito de despertar a consciência sobre os problemas ambientais e a importância da Educação Ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, concordo com você, este site é um diferencial com artigos fantásticos. É uma importante ferramenta de comunicação gerenciada por competência e estratégias eficientes.

    ResponderExcluir
  3. Da onde você tirou esse perfil de solo da restinga?

    ResponderExcluir
  4. Muito importante estás informações , gostei muito de lê , recentemente estive na minha terra natal , em Ponta do Corumbal no sul da Bahia , e lá pode controlar todas estas informações , e agora lendo a Bíblia , no livro de Jó cap, 38 verc11 diz: " que Deus que ele colocou portas e tranças mar pra ele não utrapasace o limite".e a ciência concorda.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...