Pesquisar no blog

domingo, 20 de outubro de 2019

O QUE TEM A VER RELIGIÃO COM MEIO AMBIENTE?

Uma pequena análise de como a questão ambiental é tratada nas principais religiões do mundo. Ainda há quem estranha quando questões ambientais são discutidas no meio religioso. O líder espiritual Chico Xavier, afirmou que "Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja". O movimento ambiental não pode recusar a força  que o movimento religioso tem.



Ciência e religião unidas para defender a TERRA . Em boa parte das tradições religiosas a humanidade seria responsável por cuidar da Terra e de todas as outras criaturas vivas para o Criador. O Homo sapiens seria uma espécie privilegiada pela razão, e por isso teria essa predominância sobre as demais criaturas.

BUDISMO

O Budismo defende uma atitude simples e não agressiva para com a natureza. Os conceitos de Karma e Renascimento apontam uma conexão entre todas as formas de vida sencientes. Na visão do monge tailandês Buddhadasa Bhikkhu (1906-1993), o Cosmos inteiro é uma cooperativa. O Sol, a Lua e as estrelas vivem juntos, e o mesmo é verdadeiro para os seres humanos e animais, árvores e a Terra.

CRISTIANISMO

A dominação do homem não poderia ser tomada como licença para abusar, esbanjar ou destruir o que foi criado por Deus. De acordo com o catolicismo do papa Francisco, a humanidade deveria mostrar responsabilidade por lugares e espécies, ser o “mordomo” da continuidade da vida, cuidar da Terra como criação de Deus, ser responsável pelo bem comum e para as gerações futuras, promover uma visão de consumo de recursos menos predatória.

HINDUÍSMO

Para o Hinduísmo, todas as vidas têm a mesma importância e desempenham papéis fixos, mas em conjunto. Se algum elo dessa cadeia é perdido, todo o equilíbrio ecológico será perturbado. Todos os tipos de vida – insetos, pássaros e animais em geral – contribuem para a manutenção do equilíbrio ecológico. No entanto, todos os animais desempenham suas funções sem precisar refletir sobre o que estão fazendo. Por isso, a contribuição da humanidade nessa cadeia deveria ser maior. O ambiente natural também tem destaque nas antigas escrituras hindus. Florestas e bosques são considerados sagrados. Assim como animais foram associados com deuses e deusas, plantas e árvores também foram relacionadas ao panteão hindu. O Mahabharata, texto sagrado monumental em tamanho e importância no hinduísmo, diz que, “mesmo se houver apenas uma árvore cheia de flores e frutos em uma aldeia, esse lugar se torna digno de adoração e respeito”. Um antigo ditado hindu diz: “A Terra é nossa mãe e todos nós somos seus filhos. A Terra alimenta, abriga e veste. Sem ela não nos é possível sobreviver. Se a humanidade, como filha, não cuidar dela, ela diminuirá sua capacidade de cuidar dos seres humanos”.

ISLAMISMO
Para o Islamismo, o papel da humanidade na Terra é de um “curador” de Deus. A Terra pertence a Deus, e à humanidade foi confiada a sua guarda. Manter a integridade da Terra seria, então, tarefa do homem como guardião do planeta. A humanidade deve preservar o equilíbrio. Em virtude de nossa inteligência, o homem deveria ser a única criação de Deus com a responsabilidade global de manter o planeta no equilíbrio ecológico encontrado quando da criação da Terra.

JUDAÍSMO
A narrativa da criação, que abre a Torá, é bem clara nesse sentido: “Preserve este belo mundo para seus descendentes, porque, se você deixar de fazê-lo, não haverá mais chances para restaurá-lo”. Deus situa o homem no jardim e diz a ele para trabalhá-lo e vigiá-lo. Estas seriam as implicações desse domínio. Tal mandamento, de vigiar o jardim, caracterizaria a Terra como propriedade de Deus, não dos homens.

KARDECISMO
Segundo o Espiritismo, quando o planeta adoece, o projeto evolutivo fica comprometido. Emmanuel, em O Consolador, diz que o meio ambiente influi no espírito. A Espiritualidade alerta que o materialismo exacerbado, que o “ter por ter”, cada vez mais presente em nosso modelo de desenvolvimento econômico, não é ecológico, pois acelera a degradação, a exaustão dos recursos naturais. Quando se ataca a biodiversidade, subtrai a vida de espécies importantes para que o equilíbrio em escala planetária seja possível. Cada pequena espécie por mais insignificante que seja, colabora para que esse equilíbrio exista. É fundamental que o alerta contra o consumismo seja entendido como uma dupla proteção: ao meio ambiente, e ao espírito imortal, já que, de acordo com a Doutrina Espírita, uma das características predominantes dos mundos inferiores da Criação é justamente a atração pela matéria. Nesse sentido, não há distinção entre consumismo e materialismo. 

WICCANISMO
Sendo a Wicca uma religião da natureza, não é de espantar o seu interesse pelas questões ambientais. A preservação da natureza/Gaia não tem apenas um interesse enquanto base material da vida humana, mas adquire uma dimensão sagrada. O Paganismo interpreta com maior profundidade as questões ecológicas, uma vez que considera a natureza e qualquer dos seus elementos tão sagrados como o Deus ou a Deusa. O respeito pela natureza é assim um valor intrínseco e fundamental no Paganismo. O Homem e todas as outras criaturas viventes bem como os espaços onde habitam são tidos como sagrados. O esforço é, portanto, dirigido simultaneamente no sentido da salvaguarda da natureza e no melhoramento da condição humana. A união e o respeito com a natureza são aspectos fundamentais para os praticantes. Os wiccanos buscam a harmonia e creditam muitas curas ao poder da natureza e dos animais. A preocupação com o meio ambiente é uma das bandeiras levantadas pelo grupo.

TAOISMO
Para o taoismo, a natureza apresenta um equilíbrio inato. Parte do princípio de que a natureza é, intrinsecamente, perfeita e harmoniosa: nesse sentido, qualquer ação nossa, mesmo que seja bem-intencionada, tende a perturbar essa harmonia. Para nos harmonizarmos, basta, portanto, contemplarmos a natureza e tomá-la como referência em nossas atitudes e pensamentos. O melhor que temos a fazer é procurar minimizar ao máximo nossas ações no universo.

XINTOÍSMO
O homem vive graças à natureza, a tudo quanto ela lhe fornece, pelo que a sua atitude deve ser de profunda gratidão e reverência, deve reconhecer a sua humildade, num espírito de coexistência pacífica. Promover a integração com a natureza, uma forma de purificação, elevação espiritual, e oportunidade para reflexão e meditação. Toda a natureza descende de kami assim como a humanidade, fica claro que tudo está interligado tendo como origem em comum um ancestral divino. Assim sendo o ser humano e a natureza, seus elementos, minerais, vegetais e animais, são parentes.

ANIMISMO/XAMANTISMO
É a cosmovisão em que entidades não humanas (animais, plantas, objetos inanimados ou fenômenos) possuem uma essência espiritual. Algumas lendas e mitos das religiões tribais nos falam que Deuses, animais ou espíritos ensinaram aos homens a usar as plantas para cura, divinação e contato com o mundo espiritual. Cada pessoa é diferente uma da outra, a alma continuava a viver após a morte, deixando o corpo para morar em árvores, rochas, rios, etc... Não há separação entre o mundo espiritual e o mundo físico, e de que existem espíritos, não só em seres humanos, mas também em alguns outros animais, plantas, rochas, montanhas, rios, ou em outras entidades do meio ambiente natural, como o trovão, o vento e as sombras. Há respeito por tudo que é natural, é sagrado.
O pensamento animista procura atribuir características pessoais e humanas antropomórficas a elementos da natureza como o mar, a floresta, o céu, estrelas, os animais, etc... Já o Xamanismo é o conjunto de práticas religiosas animistas primitivas que envolvem curas, transes e possíveis contatos com espíritos, muitas vezes auxiliadas pelo uso de elementos extraídos de fontes naturais de efeito psicoativo ou enteógeno(*).


(*) Enteógeno. Seu emprego é relativo à alteração da consciência quando da ingestão de certas substâncias encontradas na natureza. ayahuasca canabis peiote(não confundir com alucinógenos).



5 comentários:

  1. Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal ideia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias de areia, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na crença do meu povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respiramos todos um só ar, bebemos todos a mesma água, vivemos todos em uma só Terra. Nós devemos protegê-la!

      Excluir
  2. Para a Wicca, tudo tem espírito e poder de influencia, desde um inseto, plantas, estrela, sol, lua, animais das terras e das águas.

    ResponderExcluir
  3. Caipora, Caapora ou Curupira é uma entidade da mitologia tupi-guarani. Habitante das florestas, reina sobre todos os animais e destrói os caçadores que não cumprem o acordo de caça feito com ele. Foi enviado para terra por Tupã para proteger os campos e florestas.

    ResponderExcluir
  4. No Candomblé e Umbanda, Oxóssi é muito ligado à natureza, sempre enaltecendo tudo o que ela pode nos proporcionar. É o Orixá protetor da mata, da caça e da agricultura. No sincretismo é São Sebastião, Arcanjo Miguel e São Jorge. Representado folhagens e flores em geral. Seu habitat é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na umbanda, e recebendo a cor azul clara no candomblé,

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...