Pesquisar no blog

terça-feira, 1 de outubro de 2019

BARRAGEM DE REJEITO DE MINERAÇÃO DE ROMPE NO MT

Uma barragem de rejeitos de mineração, em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, se rompeu nesta manhã de terça-feira 1 de outubro 2019. Não houve mortes  humana, mas o meio natural mais uma vez foi atacado pela ineficácia  da ética profissional.



Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou o local e autuou o empreendimento. Barragem de 15 metros de altura contém rejeito proveniente de lavras de ouro e volume armazenado de 582.171,51 metros cúbicos.
Duas pessoas que trabalhavam no locar foram feridas sem danos graves. Os técnicos constataram o rompimento do dique e o espalhamento de parte do material que estava sendo armazenado na bacia de contenção da barragem.


Os rejeitos escoaram por uma área de vegetação que varia de 1 km a 2 km, a partir do pé do talude onde ocorreu a ruptura do barramento.  A barragem está inserida na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), com Dano Potencial Baixo e Categoria de Risco Baixo.


O empreendimento possui licença de operação válida até julho de 2021 e atua na extração de ouro, sendo que a barragem onde ocorreu o rompimento é destinada a rejeito composto de material silto areno, com cerca de 80% sólido e 20% de líquido.  Segundo a empresa responsável pela barragem - VM Mineração e construção, o rejeito da barragem não possui contaminante. ( Acredita?)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...