Pesquisar no blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O MENOR TATU DO MUNDO

Ele não é um Pokemon e muito menos protagonista de Animais Fantásticos. Será um duende? Tão diferente e difícil de encontrar, pequeno, peludo e rosado. Mede pouco mais de 10cm, passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra, e uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco. 



Trata-se de um dos mamíferos mais raros do mundo, sendo encontrado no subterrâneo das planícies da Argentina. Pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus). ‘Pichi’ significa menino na língua mapuche (um povo indígena da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina), e ‘ciego’ foi agregado ao nome para distingui-lo do piche (Zaedyus pichiy), uma espécie de tatu que pesa cerca de 1 kg e vive na mesma região.
Alimenta-se de invertebrados e plantas, é visto raramente na superfície, muito suscetível ao estresse e não tolera bem encontros com humanos. Passa o dia nas suas tocas e a noite saí pra curtir, adora formigas, larvas, minhocas, raízes e outras partes de plantas. 

O que o torna tão especial? 

Entre as 21 espécies de tatus, que já são muito diferentes de outros mamíferos, o pichiciego é o único que perdeu a parte lateral da carapaça. Sob a carapaça estão pelos de seda que cobrem seu corpo e ajudam manter a temperatura corporal. 
A ponta da cauda tem uma forma de diamante, que também é muito raro, e é usada como uma quinta pata de apoio. Esta placa vertical na parte de trás é utiliza para bater a terra escavada. Vai escavando e batendo a terra solta que fica atrás dele. Não são realmente cegos. Conseguem distinguir claridade de escuridão.


Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...