Pesquisar no blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

BICHOS DO BRASIL - AVES - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

TÂNIA, A ARARAJUBA

- COM LICENÇA, VOU ME APRESENTAR. NÃO SEI FICAR CALADA, GOSTO MUITO DE CONVERSAR. SOU TÂNIA A ARARAJUBA.
- OI TÂNIA, TUDO BEM? COMO VOCÊ É BONITA!COLORIDA!
- SOU PEQUENINA COM UMA LONGA E LINDA CAUDA. SOU TODA AMARELA COMO O OURO E A PONTA DAS ASAS VERDE. ADORO GRITAR, FAZER ALGAZARRA. SOU MUITO BARULHENTA.
- DEU PRA PERCEBER! ONDE VOCÊ MORA?
- NO NORTE DO BRASIL. MINHA CASA É A FLORESTA ÚMIDA. MEU NINHO É FEITO NOS TRONCOS OCOS DAS ÁRVORES. VIVEMOS NUMA FAMÍLIA GRANDE, SOMOS MUITOS SOCIÁVEIS, GOSTAMOS DE AJUDAR A TODOS.
- O QUE VOCÊ COME?
- MEU PRATO PREDILETO É O COCO DA PALMEIRA JUÇARA. MAS TAMBÉM ALIMENTO DE SEMENTES E FRUTOS COM BASTANTE ÓLEO. GOSTO DE ALMOÇAR COM A FAMÍLIA TODA REUNIDA.
- TÂNIA, VOCÊ É DA COR DA BANDEIRA DO BRASIL.
- SOU CHIQUE! POR ISTO SOU CONSIDERADA UM SÍMBOLO NACIONAL.
- PARA DE ME IMITAR, TÂNIA!
- DESCULPE AMIGUINHO, GOSTO MUITO DE BRINCAR. APRENDO RÁPIDO   A VOZ HUMANA. POR ISTO FICO A TARAMELAR.
- COM TANTA ENERGIA, DEVE FICAR CANSADA RÁPIDA, DE TANTO FALAR...
- ACORDO BEM CEDINHO JUNTO COM O RAIAR DO SOL, FICO O DIA INTEIRO CONVERSANDO, E FAZENDO ACROBACIAS NOS GALHOS. LOGICAMENTE GRITANDO PARA CHAMAR ATENÇÃO.
- VOCÊ É MUITO APARECIDA, ISTO SIM.
- RA!RA!RA! AMIGUINHO, SE NÃO QUER MAIS CONVERSAR, ADEUS VOU EMBORA NAMORAR.
VAMOS AJUDAR A ARARAJUBA. ELA ESTÁ AMEAÇADA DE EXTINÇÃO NÃO SÓ POR CAUSA DA DESTRUIÇÃO DA FLORESTA, MAS PRINCIPALMENTE POR CAUSA DOS TRAFICANTES DE ANIMAIS EXÓTICOS.


MARA, A ARARA AZUL.

- OI QUEM É VOCÊ?
- OLÁ MEUS AMIGUINHOS!  BOM DIA! SOU MARA A ARARA AZUL. SOU GRANDE E BELA. TENHO UM BICO  MUITO FORTE E UM LONGO RABO.
- DE ONDE É?
- SOU NORDESTINA, MORO NA CAATINGA, NOS BURACOS DOS PAREDÕES.
- CAATINGA? RARARARA! VOCÊ É FEDORENTA?
- ARGHHH! NÃO MEUS AMIGUINHOS. CAATINGA É UM TIPO DE VEGETAÇÃO DO BRASIL.
- POR QUE SEU BICO É FORTE?
- É FORTE PARA AJUDAR A QUEBRAR MEU ALIMENTO.
- E O QUE VOCÊ COME?
- GOSTO MUITO DE COCO E SEMENTES.
- O QUE MAIS?
- GOSTO DE SER LIVRE E VOAR NO CÉU AZUL. GRITANDO PARA TODO MUNDO ME OUVIR. VOAR... VOAR... GRITAR... GRITAR...
- PARECE MINHA IRMÃ. SÓ FICA GRITANDO.
- GRITO PORQUE NÃO QUERO SER PRESA, ACORRENTADA. ENJAULADA.
- QUE COVARDIA. QUEM FAZ ISTO COM VOCÊ?
- OS CAÇADORES. ELES SÃO MAUS. TIRAM MINHA LIBERDADE. VENDEM E MACHUCAM  MEUS FILHOS.
- MAIS ALGUÉM TE MACHUCA?
- SIM, OS LENHADORES DERRUBAM AS ÁRVORES, A PALMEIRA QUE ME ALIMENTA. OUTROS COLOCAM FOGO NO MATO.
- COITADA. COMO PODEMOS AJUDAR?
- FALA PARA AS PESSOAS NÃO MAIS COMPRAREM ANIMAIS SILVESTRES. NÃO DERRUBAREM AS MATAS, E NEM COLOCAR FOGO. A FLORESTA É A NOSSA CASA. NINGUÉM QUER FICAR SEM CASA. NÃO É VERDADE?
-  ÉÉÉÉÉ...
- VOCÊS PROMETEM QUE VÃO ME AJUDAR?
- PROMETEMOS.
- AGORA VOU EMBORA... VOAR E GRITAR LIVRE POR ESTE CÉU.....TCHAU MEUS AMIGUINHOS.

TIÃO, O GAVIÃO REAL

- BOM DIA!QUEM É VOCÊ?
- BOM DIA AMIGUINHO! SOU TIÃO O GAVIÃO REAL. LINDO E MAJESTOSO. A MAIOR E MAIS PODEROSA AVE DE RAPINA DO MUNDO. MUITOS ME CONHECEM COMO HARPIA.
- VOCÊ É GRANDÃO!
- ALÉM DE SER  GRANDE E FORTE, TENHO EXCELENTE VISÃO. MINHA ESPOSA É MAIOR AINDA.
- VOCÊ É CASADO?
- SOU. AMO MINHA ESPOSA, MEU CASAMENTO É PARA SEMPRE.
- ELA É COLORIDA?
- SOMOS DA MESMA FORMA. UM LINDO E LONGO TOPETE. AS PENAS DA CABEÇA SÃO DE COR CINZA, O PAPO E A NUCA SÃO NEGROS, O PEITO, A BARRIGA E A PARTE DE DENTRO DAS ASAS SÃO BRANCOS.  MINHA CAUDA TEM 3 FAIXAS CINZA.
- ONDE VOCÊ MORA?
- VIVO PRINCIPALMENTE NA FLORESTA AMAZÔNICA. DENTRO DAS MATAS FECHADAS NAS ALTAS ÁRVORES. LÁ FAÇO MEU NINHO, LONGE DO PERIGO.
- VOCÊ ANDA OU VOA?
- TENHO PERNAS PEQUENAS E  FORTES COM GRANDES GARRAS. MAS PREFIRO VOAR. SOU EXCELENTE PILOTO. GOSTO MUITO DE ME EXIBIR EM VOOS ACROBÁTICOS.
- O QUE VOCÊ COME?
- SOU CARNÍVORO. ESTOU NO TOPO DA CADEIA ALIMENTAR... SOMENTE O HOMEM PODE ME DERROTAR.
- EU SEI ASSOBIAR, E VOCÊ?
- GOSTO MUITO DE ASSOBIAR. É UM ASSOBIO LONGO E ESTRIDENTE. DESTA FORMA EU AVISO QUE O REI DO CÉU CHEGOU. TODOS OS ANIMAIS ME RESPEITAM. AGORA AMIGUINHO, VOU ABRIR MINHAS ASAS E VOAR... VOAR... PARA MEU NINHO.  ATÉ MAIS VER!
AO DESTRUIR AS MATAS O SER HUMANO ACABOU COM  ESCONDERIJO DO GAVIÃO, QUE SEMPRE VIVEU NA MATA FECHADA, ESCONDIDO E PROTEGIDO E AGORA ESTÁ NA LISTA DOS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO.
Postar um comentário