Pesquisar no blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

BICHOS DO BRASIL - AVES - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.


LUÍSA, A ARARAJUBA
- Com licença, vou me apresentar. Não sei ficar calada, gosto muito de conversar. Sou Luísa, a ararajuba.
- Oi Luísa, tudo bem? Como você é bonita! Colorida!
- Sou pequenina com uma longa e linda cauda. Sou toda amarela como o ouro e a ponta das asas verde. Adoro gritar, fazer algazarra. Sou muito barulhenta.
- Deu pra perceber! Onde você mora?
- No norte do Brasil. Minha casa é a floresta úmida. Meu ninho é feito nos troncos ocos das árvores. Vivemos numa família grande, somos muitos amigos, gostamos de ajudar a todos. 
- O que você come?
- Meu prato predileto é o coco da palmeira juçara. Mas também alimento de sementes e frutos com bastante óleo. Gosto de almoçar com a família toda reunida.
- Luísa, você é da cor da bandeira do Brasil.
- Sou chique! Por isto sou considerada um símbolo nacional.
- Para de me imitar, Luísa!
- Desculpe amiguinho, gosto muito de brincar. Aprendo rápido a voz humana. Por isto fico a tagarelar.
- Com tanta energia, deve ficar cansada rápida, de tanto falar...
- Acordo bem cedinho junto com o raiar do sol, fico o dia inteiro conversando, e fazendo acrobacias nos galhos. Gritando para chamar atenção.
- Você é muito aparecida, isto sim.
- Ra!ra!ra! Amiguinho, se não quer mais conversar, adeus vou embora namorar.

Vamos ajudar a ARARAJUBA. Ela está ameaçada de extinção não só por causa da destruição da floresta, mas principalmente por causa dos traficantes de animais exóticos.



VALENTINA, A ARARA AZUL

- Olá meus amiguinhos! Bom dia! Sou Valentina a arara azul. Sou grande e bela. Tenho um bico muito forte e um longo rabo de penas.
- De onde é?
- Sou nordestina, moro na caatinga, nos buracos dos paredões.
 - Caatinga? Rararara! Você é fedorenta?
- Arghhh! Não meus amiguinhos. Caatinga é um tipo de vegetação do Brasil.
- Por que seu bico é forte?
- É forte para ajudar a quebrar meu alimento.
- E o que você come?
- Gosto muito de coco e sementes.
- O que mais gosta de fazer?
- Gosto de ser livre e voar no céu azul. Gritando para todo mundo me ouvir. Voar... Voar... Gritar... Gritar...
- Parece minha irmã. Só fica gritando.
- Grito porque não quero ser presa, acorrentada. Enjaulada.
- Que covardia. Quem faz isto com você?
- Os caçadores. Eles são maus. Tiram minha liberdade. Vendem e machucam meus filhos.
- Mais alguém te machuca?
- Sim, os lenhadores derrubam as árvores, a palmeira que me alimenta. Outros colocam fogo no mato.
- Coitada. Como podemos ajudar?
- Fala para as pessoas não mais comprarem animais silvestres. Não derrubarem as matas, e nem colocar fogo. A floresta é a nossa casa. Ninguém quer ficar sem casa. Não é verdade?
- Ééééé...
- Vocês prometem que vão me ajudar?
- Prometemos.
- Agora vou embora... Voar e gritar livre por este céu... tchau meus amiguinhos.


Vamos ajudar a proteger ARARA-AZUL do risco de extinção. Elas são capturadas e vendidas pelos traficantes de animais. A conservação da espécie depende do equilíbrio.




LUCAS, O GAVIÃO REAL

- Bom dia amiguinho! Sou Lucas o gavião real. Lindo e majestoso. A maior e mais poderosa ave de rapina do mundo. Muitos me conhecem como harpia.
- Bom dia. Você é grandão!
- Além de ser grande e forte, tenho excelente visão. Minha esposa é maior ainda.
- Você é casado?
- Sou. Amo minha esposa, meu casamento é para sempre.
- Ela é colorida?
- Somos da mesma forma. Um lindo e longo topete. As penas da cabeça são na cor cinza, o papo e a nuca são negros, o peito, a barriga e a parte de dentro das asas são brancos. Minha cauda tem 3 faixas cinza.
- Onde você mora?
- Vivo principalmente na Floresta Amazônica. Dentro das matas fechadas nas altas árvores. Lá faço meu ninho, longe do perigo.
- Você anda ou voa?
- Tenho pernas pequenas e fortes com grandes garras. Mas prefiro voar. Sou excelente piloto. Gosto muito de me exibir em voos acrobáticos.
- O que você come?
- Sou carnívoro. Estou no topo da cadeia alimentar... Somente o homem pode me derrotar.
- Eu sei assobiar, e você?
- Gosto muito de assobiar. É um assobio longo e estridente. Desta forma eu aviso que o rei do céu chegou. Todos os animais me respeitam. Agora amiguinho, vou abrir minhas asas e voar... Voar... Para meu ninho. Até mais ver!


Ao destruir as matas o ser humano acabou com esconderijo do GAVIÃO REAL, que sempre viveu na mata fechada, escondido e protegido e agora está na lista dos ameaçados de extinção.


2 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...