Pesquisar no blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS IV - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Ensinar a observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.



ZIZI, A SUÇUARANA
- Olá, amiguinho, sou a Zizi, a onça parda também conhecida como suçuarana ou puma. Tenho cabeça pequena, pescoço e cauda longa. Vivo em todo continente americano.
- Sou muito ágil, posso pular mais de 5 metros. Com minhas fortes pernas gosto de subir em árvores.  Sou solitária, gosto de viver sozinha em lugares de difícil acesso.
- Moro nas montanhas das florestas. Não gosto de tomar banho. Mas às vezes vou nadar. Ahhh! A água é tão fria.
- Meus filhotes nascem todo pintadinho, parece um gatinho. As manchas vão sumindo à medida que vão crescendo.
- Quando tenho fome vou sair para caçar. Gosto muito de comer carne. Os pequenos animais fogem de medo ao me ver. Sou grande e forte, porém minha voz parece com a do gato.
- Tenho muito medo dos cachorros, quando vejo um corro e subo numa árvore.  Fico sempre escondida. Não gosto de encontrar com o homem. Ele é muito perigoso.


SUÇUARANA é predador mais eficiente e flexível entre os felinos. Também conhecida como onça-parda, espécie terrestre possui habilidade para subir em árvores e é bastante ágil. Esse felino está ameaçado de extinção, devido à caça ilegal e à destruição e alteração de seu habitat. Ocupa florestas tropicais e subtropicais, cerrado, pantanal, caatinga, montanhas e até desertos. ... A suçuarana é um mamífero carnívoro e é o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada.



TONI, O CERVO DO PANTANAL
- Olá! Sou Toni o cervo do pantanal. O maior veado do América do Sul. Meu pelo é castanho-avermelhado claro, minhas patas, boca e focinhos são negros. Sou um ruminante.
- O que é isto?
- Significa que depois de engolir rapidamente a comida, eu volto o alimento pra boca e mastigo novamente.
- Eca! Que nojo! Seu chifre é diferente, parece um galho de árvore.
- Não é chifre, é uma galhada. Quando pequeno ela não existe. Quando adulto ela cai todo ano e depois cresce maior, com mais pontas e mais bonita. Quando fico velho ela cresce menos.
- Entendi... Igual meu pai. Vai envelhecendo e perdendo o cabelo. Ficando careca. Hahahahahaha. Todo mundo é assim na sua família?
- Não. As fêmeas não tem a galhada. Só os machos.
- Sua pata é diferente.
- Moro em áreas de várzea e brejo. Entre minhas unhas tem uma pele que facilita andar no lodo e na lama. Não me deixa atolar.
- O que você gosta de comer?
- Gosto de comer capim, broto e diversos vegetais. Fico pastando o dia todo. Por isto sou forte, esperto e agitado. Pulo muito e vivo correndo.
- Toni, eu também sou assim. Só que minha mãe diz que sou bagunceiro.
- Amiguinho, tenho de ir embora. Já está anoitecendo. Mas vou contar um segredo. Minha família vem sofrendo ameaças. Nossas várzeas estão diminuindo, secando. E o uso intenso para pecuária e traz doenças que antes não tínhamos. Ajude-nos, por favor! Não esqueça, você promete?
- Prometido... Tchau Toni... Volta pra sua casa, correndo e saltitante. Nós vamos proteger você e sua casa.


A caça ilegal e as alterações de habitat provocadas pelo homem, foram e continuam sendo, as principais ameaças a esta espécie. A caça ilegal visa sua pele e sua galhada, a destruição de seu habitat natural para construção de usinas e indústrias locais. Infelizmente as doenças introduzidas por animais domésticos, como a brucelose e a febre aftosa, está matando o VEADO PANTANEIRO.



TATÁ, O TAMANDUÁ BANDEIRA

- Olá meus amiguinhos!
- Olá, quem é você?
- Eu sou Tatá o tamanduá bandeira.
- Você é engraçado.
- Sim. Sou muito diferente. Sou banguelo, peludo, linguarudo, bicudo e meu rabo parece um espanador.
- Você é linguarudo porque fala mal das pessoas?
- Não amiguinho, minha língua é grande para ficar mais fácil comer.
- E o que você come?
- Gosto muito de comer formigas, cupins e larvas de besouro.
- Arghhhh!!! Que nojo. Eles não te beliscam a língua?
- Não... Minha língua tem uma cola especial.
- Pra quê? Pra você ficar de boca fechada, calado? Há! Há! Há!
- Não amiguinho... É para grudar os insetos e facilitar pra engolir. Já que não tenho dentes.
- Tatá, o que mais você gosta?
- Gosto de ficar sozinho e adoro dormir a maior parte do dia enrolado na minha cauda, bem quentinho!
- Você é preguiçooooso. Onde mora?
- Moro na mata, no cerrado.... Mas os homens maus estão destruindo minha casa. 
- Chama seu pai pra eles...
- Pois é amiguinho... Até meu pai tem medo...
- Nohh! Além de preguiçoso é também medroso.
- Não é isto. É porque os homens maus derrubam as árvores e colocam fogo em tudo. Acabam matando queimados todos os animais e as plantas.
- Ah, tá. Eu vou te ajudar.
- Como?
- Meu pai é bombeiro. Vou falar pra ele não deixar o fogo pegar na sua casa. E ele vai prender todo mundo que derruba as árvores!!!!
- Oba!!! Você é um amigo muito bom. Agora vou dormir um pouco. Tchau.
- Tchauuuuuuu.. Tatá



Pelo menos 30% da população desse mamífero se perdeu nos últimos dez anos em razão de mudanças de habitat, atropelamento, caça, entre outras. Infelizmente, em alguns locais ele já foi extinto e no Brasil é um dos animais na lista de risco de extinção. Além dele existem outras espécies de TAMANDUÁS no país, entretanto essa é a maior delas. Esses animais possuem uma função ecológica muito importante, visto que quando se alimentam de insetos espalham na terra resíduos e nutrientes, a deixando adubada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...