Pesquisar no blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS IV - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

ZIZI, A SUÇUARANA

- OLÁ, AMIGUINHO, SOU A ZIZI, A ONÇA PARDA TAMBÉM CONHECIDA COMO SUÇUARANA OU PUMA. TENHO CABEÇA PEQUENA,  PESCOÇO E CAUDA LONGA. VIVO EM TODO CONTINENTE AMERICANO.
- SOU MUITO ÁGIL, POSSO PULAR MAIS DE 5 METROS. COM MINHAS FORTES PERNAS GOSTO DE SUBIR EM ÁRVORES.
- SOU SOLITÁRIA, GOSTO DE VIVER SOZINHA EM LUGARES DE DIFÍCIL ACESSO.
- MORO NAS MONTANHAS DAS FLORESTAS. NÃO GOSTO DE TOMAR BANHO. MAS ÀS VEZES VOU NADAR. AHHH!A ÁGUA É TÃO FRIA.
- MEUS FILHOTES NASCEM TODO PINTADINHO. AS MANCHAS VÃO SUMINDO À MEDIDA QUE VÃO CRESCENDO.
- QUANDO TENHO FOME VOU SAIR PARA CAÇAR. GOSTO MUITO DE COMER CARNE. OS PEQUENOS ANIMAIS FOGEM DE MEDO AO ME VER.
- SOU GRANDE E FORTE, PORÉM MINHA VOZ PARECE COM A DO GATO.
- TENHO MUITO MEDO DOS CACHORROS, QUANDO VEJO UM CORRO E SUBO NUMA ÁRVORE.
- FICO SEMPRE ESCONDIDA. NÃO GOSTO DE ENCONTRAR COM O HOMEM. ELE É MUITO PERIGOSO.


TONI, O CERVO DO PANTANAL

- OI, QUEM É VOCÊ?
- OLÁ! SOU TONI O CERVO DO PANTANAL. O MAIOR VEADO DO AMÉRICA DO SUL. MEU PELO É CASTANHO-AVERMELHADO CLARO, MINHAS PATAS, BOCA E FOCINHOS SÃO NEGROS. SOU UM RUMINANTE.
- O QUE É ISTO?
- SIGNIFICA QUE DEPOIS DE ENGOLIR RAPIDAMENTE A COMIDA, EU VOLTO O ALIMENTO PRA BOCA E MASTIGO NOVAMENTE.
- ECA! QUE NOJO!
- SEU CHIFRE É DIFERENTE, PARECE UM GALHO DE ÁRVORE.
- NÃO É CHIFRE, É UMA GALHADA. QUANDO PEQUENO ELA NÃO EXISTE. QUANDO ADULTO ELA CAI TODO ANO E DEPOIS  CRESCE  MAIOR, COM MAIS PONTAS E MAIS BONITA. QUANDO FICO VELHO ELA CRESCE MENOS.
- ENTENDI... IGUAL MEU PAI. VAI ENVELHECENDO E PERDENDO O CABELO. FICANDO CARECA. HAHAHAHAHAHA. TODO MUNDO É ASSIM NA SUA FAMÍLIA?
- NÃO. AS FÊMEAS NÃO TEM A GALHADA. SÓ OS MACHOS.
- SUA PATA É DIFERENTE.
- MORO EM ÁREAS DE VÁRZEA E BREJO. ENTRE MINHAS UNHAS TEM UMA PELE QUE FACILITA ANDAR NO LODO. NÃO ME DEIXA ATOLAR.
- O QUE VOCÊ GOSTA DE COMER?
- GOSTO DE COMER CAPIM, BROTO E DIVERSOS VEGETAIS. FICO PASTANDO O DIA TODO. POR ISTO SOU FORTE, ESPERTO E AGITADO. PULO MUITO E VIVO CORRENDO.
- TONI, EU TAMBÉM SOU ASSIM. SÓ QUE MINHA MÃE DIZ QUE SOU BAGUNCEIRO.
- AMIGUINHO, TENHO DE IR EMBORA. JÁ ESTÁ ANOITECENDO. MAS VOU CONTAR UM SEGREDO.  MINHA FAMÍLIA VEM SOFRENDO AMEAÇAS. NOSSAS VÁRZEAS ESTÃO DIMINUINDO, SECANDO. E O USO INTENSO PARA PECUÁRIO E TRÁS DOENÇAS QUE ANTES NÃO TÍNHAMOS. AJUDE-NOS, POR FAVOR! NÃO ESQUEÇA, VOCÊ PROMETE?
- PROMETIDO... TCHAU TONI... VOLTA PRA SUA CASA, CORRENDO E SALTITANTE. NÓS VAMOS PROTEGER VOCÊ E SUA CASA.

TATÁ, O TAMANDUÁ BANDEIRA
_ OLÁ MEUS AMIGUINHOS!
- OLÁ, QUEM É VOCÊ?
- EU SOU TATÁ O TAMANDUÁ BANDEIRA.
- VOCÊ É ENGRAÇADO...
- SIM. SOU MUITO DIFERENTE.
- POR QUÊ?
- PORQUE SOU BANGUELO, PELUDO, LINGUARUDO, BICUDO E MEU RABO PARECE UM ESPANADOR.
- VOCÊ É LINGUARUDO PORQUE FALA MAL DAS PESSOAS?
- NÃO AMIGUINHO, MINHA LÍNGUA É GRANDE PARA FICAR MAIS FÁCIL COMER.
- E O QUE VOCÊ COME?
- GOSTO MUITO DE COMER FORMIGAS, CUPINS E LARVAS DE BESOURO.
- ARGHHHH!!! QUE NOJO. ELES NÃO TE BELISCAM A LÍNGUA?
- NÃO... MINHA LÍNGUA TEM UM COLA ESPECIAL.
- PRA QUÊ? PRA VOCÊ FICAR CALADO? HÁ! HÁ! HÁ!
- NÃO AMIGUINHO... É PARA GRUDAR OS INSETOS E FACILITAR PRA ENGOLIR. JÁ QUE NÃO TENHO DENTES.
- TATÁ, O QUE MAIS VOCÊ GOSTA?
- GOSTO DE FICAR SOZINHO E ADORO DORMIR A MAIOR PARTE DO DIA ENROLADO NA MINHA CAUDA, BEM QUENTINHO!
- VOCÊ É PREGUIÇOOOOSO. ONDE MORA?
- MORO NA MATA, NO CERRADO.... MAS OS HOMENS MAUS ESTÃO DESTRUINDO MINHA CASA.
- CHAMA SEU PAI PRA ELES...
- POIS É AMIGUINHO... ATÉ MEU PAI TEM MEDO...
- NOHH! ALÉM DE PREGUIÇOSO É TAMBÉM MEDROSO.
- NÃO É ISTO. É PORQUE OS HOMENS MAUS DERRUBAM AS ÁRVORES E COLOCAM FOGO EM TUDO. ACABAM MATANDO QUEIMADOS TODOS OS ANIMAIS E AS PLANTAS.
- AH, TÁ. EU VOU TE AJUDAR.
- COMO?
- MEU PAI É BOMBEIRO. VOU FALAR PRA ELE NÃO DEIXAR O FOGO PEGAR NA SUA CASA. E ELE VAI PRENDER TODO MUNDO QUE DERRUBA AS ÁRVORES!!!!
- OBA!!! VOCÊ É UM AMIGO MUITO BOM. AGORA VOU DORMIR UM POUCO. TCHAU.
- TCHAUUUUUUU.. TATÁ

Nenhum comentário: