Pesquisar no blog

sábado, 11 de janeiro de 2014

BICHOS DO BRASIL - RÉPTEIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

CORA, A COBRA CORAL
- OLÁ GALERA! SOU CORA A COBRA CORAL. TENHO  PEQUENOS OLHOS, UM CORPO ESGUIO  COBERTO POR ESCAMAS COM DESENHOS DE ANÉIS, NAS CORES; PRETO, BRANCO, VERMELHO, AMARELO.
- OLÁ CORAL!VOCÊ É MUITO BONITA.
- OBRIGADA! SIM SOU BONITA E PERIGOSA.
- VOCÊ É MALVADA?
- NÃO SOU MALVADA. MAS TOME MUITO CUIDADO AO ME ENCONTRAR. ADORO MORDER!SE CHEGAR MUITO PERTO FICO NERVOSA.
- FALA ONDE VOCÊ MORA?
- MORO NA FLORESTA. ESCONDIDA DEBAIXO DAS FOLHAS, GALHOS, PEDRAS E DENTRO DE TOCAS.
- NEM QUERO PASSAR PERTO.
- NÃO SOU O BICHO PAPÃO... SÓ FICO NERVOSA QUANDO SOU AGREDIDA. SE NÃO MEXER COMIGO NEM COM MEUS FILHOS, FICO QUIETINHA NO MEU NINHO.
- AHHH!TA BOM. O QUE VOCÊ COME?
- SOU MUITO GULOSA! ADORO COMER OVOS E PEQUENOS ANIMAIS, PRINCIPALMENTE CAMUNDONGO.  ENGULO TUDO DE UMA SÓ VEZ  SEM MASTIGAR. APÓS O ALMOÇO FICO DORMENTE, SONOLENTA. COM A BARRIGA CHEIA VOU DORMIR UM POUCO.
- VOCÊ É MUITO GULOSA E PREGUIÇOSA.
- AMIGUINHOS... PRESTA MUITA ATENÇÃO NO QUE VOU DIZER.
- O QUE É, DONA CORA?
- QUANDO FOR PASSEAR NO MATO, NÃO ANDE DESCALÇO. SE PASSAR MUITO PERTO DO MEU NINHO POSSO PICAR. VÁ SEMPRE CALÇADO COM UMA BOTA DE CANO ALTO, ASSIM VOCÊ FICA PROTEGIDO DO MEU VENENO.
- VOCÊ É VENENOSA?
- SOU MUITO VENENOSA. MINHA PICADA CAUSA MUITA DOR E NÁUSEA. VOCÊ TEM DE IR RÁPIDO PARA O HOSPITAL TOMAR O ANTÍDOTO.
- SABE DE UMA COISA DONA CORA?
- O QUE?
- FICAR O MAIS LONGE POSSÍVEL DE VOCÊ, É A MELHOR COISA DE SE FAZER. POR ISTO VOU EMBORA  TCHAU....
- COLEGUINHA VOCÊ É MUITO ESPERTO.  TCHAU.


BEL, A CASCAVEL.

-OLÁ AMIGUINHO! SOU BEL A CASCAVEL. UMA SERPENTE MUITO PERIGOSA. TENHO UM CHOCALHO FORMADO POR ANÉIS NA PONTA DA CAUDA. MINHA COR É CASTANHA, SENDO QUE A BARRIGA É MAIS CLARA. APRESENTO “DESENHOS” DE LOSANGOS ESCUROS PELO CORPO TODO.
- OI DONA BEL!PORQUE A SENHORA FAZ ESSE BARULHO ESTRANHO COM A CAUDA? CHIC..CHIC..CHIC..
- QUANDO ESTOU NERVOSA BALANÇO A CAUDA. MEU GUIZO FAZ UM SOM PARA AVISAR QUE VOU ATACAR. AÍ PODE CORRER! MAS GERALMENTE SOU MUITO CALMA, LENTA, FICO QUIETA NO MEU CANTO. SOMENTE SE ME PERTURBAR  VOU ATACAR. AÍ FICO BRAVA! NÃO ME PERTURBE!
- ONDE VOCÊ MORA?
- MORO EM REGIÕES SECAS E QUENTES COM ÁREAS PEDREGOSAS E ARENOSAS. GOSTO DE TOMAR BANHO DE SOL. NO INVERNO NÃO GOSTO DE SAIR DE CASA, SINTO MUITO FRIO. FICO DORMINDO DENTRO DA TOCA. NÃO GOSTO DE VIVER NO MEIO DA FLORESTA POR CAUSA DA UMIDADE E DO FRIO.
- SUA TOCA DEVE SER GRANDE, JÁ QUE A SENHORA É ENORME.
- POSSO CHEGAR A TER 2 METROS. PORÉM GOSTO DE FICAR SEMPRE ENROLADA PARA AQUECER. QUANDO VOU CAÇAR ESTICO O CORPO E VOU ESGUIANDO POR ENTRE AS ROCHAS ATÉ ENCONTRAR COMIDA.
- O QUE A SENHORA COME?
- MEU ALMOÇO PREFERIDO SÃO OS PEQUENOS ROEDORES.
- VOCÊ TEM FILHO?
- SIM. SOU OVOVIVÍPARA. ISTO É, MEUS FILHOS NASCEM DE OVOS. MAS QUANDO NASCEM FICAM NO MEU INTERIOR ATÉ COMPLETAR O DESENVOLVIMENTO. DEPOIS DESTE PERÍODO EU OS DEIXO NASCEREM. POSSO TER DE 16 A 24 FILHOTES.
- A SENHORA É MUITO NERVOSA, NÓS VAMOS EMBORA. SEU BARULHO FAZ MEDO.
- CUIDADO AMIGUINHO... SE ME ENCONTRAR, VAI EMBORA... DEIXA-ME QUIETINHA... PASSA LONGE DE MIM. CHIC...CHIC...CHIC...!


JORGE, O JACARÉ

- OLÁ AMIGUINHOS! BOM DIA! SOU JORGE O JACARÉ.
- BOM DIA! QUE ROUPA É ESTA, JORGE? ESTÁ INDO PRA FESTA?
- MINHA ROUPA É ESTA PLACA MUITO DURA.
- E ESTE RABO COMPRIDO?
- É MINHA LONGA CAUDA.
- PRA QUE ESTA BOCA TÃO GRANDE, JORGE?
- TENHO MESMO UM BOCA MUITO GRANDE, CHEIA DE DENTES AFIADOS PRA MORDER.
- O QUE VOCÊ GOSTA DE COMER?
- GOSTO DE COMER DE TUDO...
- VOCÊ É FORTE?
- SIM, SOU GRANDE E MUITO FORTE.
- VOCÊ É RÁPIDO?
- SIM, MUITO RÁPIDO DENTRO E FORA DA ÁGUA. MAS TAMBÉM GOSTO DE FICAR PARADO, QUIETINHO.
- ONDE VOCÊ MORA?
- MORO NOS RIOS E LAGOAS. GOSTO MUITO DE TOMAR BANHO!
- JORGE, VOCÊ FICA SÓ NA ÁGUA?
- NÃO. TAMBÉM GOSTO DE ESQUENTAR AO SOL.
- SE VOCÊ É FORTE, TEM MEDO DE QUÊ?
- TENHO MUITO MEDO DO CAÇADOR.
- POR QUÊ?
- PORQUE ELE GOSTA DE FAZER BOLSA E SAPATO DO MEU COURO.
- AH! AAAAAAH!
- AMIGUINHO VOCÊ PODE ME AJUDAR?
- POSSO SIM. MAS COMO? JORGE.
- PEÇA AOS CAÇADORES QUE ME DEIXEM EM PAZ. NÃO MAIS ME MATAR.
- TCHAU JORGE. ESTÁ BEM. VOU FALAR PARA TODOS OS CAÇADORES. E TAMBÉM PARA TODO MUNDO NÃO COMPRAR SEUS SAPATOS E MALAS.
- TCHAU AMIGUINHO... OBRIGADO. 

Nenhum comentário: