Pesquisar no blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ALBINISMO

O ALBINISMO É UM PROBLEMA FÍSICO, NÃO SOBRENATURAL. QUALQUER SER VIVO - DE BARATAS A SÍMIOS   - PRODUZ MELANINA E PODE TER ALBINISMO. ESSES ANIMAIS VIVEM COM DIFICULDADE NA SELVA. NO REINO VEGETAL TAMBÉM OCORRE ONDE PLANTAS NÃO POSSUEM A CAPACIDADE DE GERAR CLOROFILA.


Por mais incrível que possa parecer o albinismo também consiste em doença do tipo raro que pode atingir a plantas e os animais, além do ser-humano. Grande parte dos especialistas indica que o fato acontece no mundo vegetal por causa da ação dos cloroplastos, elementos indispensáveis para produzir a clorofila e fazer com o que sistema de nutrientes trabalhe de forma eficaz. Em termos práticos tanto os animais como também as plantas podem ter nascimento do tipo albino



REINO VEGETAL ALBINO

Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. O Vegetal que nasce por causa do problema albino não consegue sobreviver por muito tempo sem a presença de pigmentos para fazer a clorofila. Apenas sobrevivem até o momento que a semente pare de funcionar a fonte energética. Nesse sentido se convém aceitar o fato de que as plantas albinas não possuem a capacidade de gerar a clorofila, que traz o tipo de tom na colorização que junto com a ação dos raios solares faz espécies ficarem verdes. Muitos podem perguntar como uma planta albina consegue sobreviver? De fato, apenas acontece a vida em espécies do gênero nas ocasiões em que as sementes possuem a energia para fazer acontecer o crescimento.

Muda de abacate

Cannabis sativa(maconha)

morango

Samambaia

Lágrimas-de-bebê (Soleirolia soleirolii)


REINO ANIMAL

Os animais albinos também não conseguem sobreviver por longo tempo na natureza por determinadas razões, como, por exemplo, aumentar o destaque e sofrer o ataque de predadores, ou mesmo receber danos intensos por causa da energia solar que atinge um corpo que não possui proteção.
O albinismo é uma característica recessiva que atinge entre 1% a 5% da população mundial. Esta condição genética ocorre em praticamente todo o reino animal inclusive nos seres humanos. Os indivíduos albinos sofrem de uma deficiência em uma enzima envolvida na produção da melanina. Essa característica ausência completa ou parcial deste pigmento na pele, unhas, cabelos e olhos, resultam muitas vezes em verdadeiras joias vivas.

Os principais tipos de albinismo são os seguintes:
  • Oculocutâneo (completo ou total) - em que todo o corpo é afetado;
  • Ocular - somente os olhos sofrem da despigmentação;
  • Parcial - o organismo produz melanina (ou corantes, se no vegetal) na maior parte do corpo, mas em outras partes isto não ocorre como, por exemplo, nas extremidades superiores.

PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI

















NÃO CONFUNDA ALBINISMO COM LEUCISMO

As pessoas tendem a confundir leucocismo com albinismo, mas há uma série de diferenças entre eles. De princípio, enquanto o albinismo é acarretado pela falha na produção dos corantes da pele, o leucismo é a supressão praticamente total deles. Enquanto o albinismo traz em si algumas deficiências, como as abordadas acima, entre elas um aumento na fotossensibilidade, o leucocismo simplesmente faz o bicho ficar branco e só.O leucismo é uma condição rara (mais rara que o albinismo), pois provém de um gene recessivo; e o maior mal que ele pode trazer é a sua própria raridade. É muito curioso que o leucismo, ao contrário do que se pode imaginar, oferece uma vantagem ao indivíduo, já que a tonalidade branca reflete praticamente toda a luz. Animais com leucismo não são fotossensíveis, pelo contrário! E como eles refletem a luz, absorvem pouco calor. NO caso dos mamíferos, isso faz pouca diferença (sendo mais uma vantagem do que problema), já que mamíferos produzem seu próprio calor graças ao seu metabolismo, diferente dos répteis, que dependem do calor externo. Outra diferença é que o albinismo afeta o organismo como um todo, mas no leucismo, somente a pele e os pêlos não possuem coloração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...