Pesquisar no blog

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS II- EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL


LEO, O MICO-LEÃO-DOURADO.

- TURMINHA, DEIXE-ME APRESENTAR. SOU LEO, O MICO- LEÃO-DOURADO. UM LINDO MACAQUINHO COM PELAGEM RUIVA E DOURADA, SUAVE E SEDOSA. TENHO UMA JUBA EM TORNO DA CABEÇA. PAREÇO UM LEÃO.
- MINHA CASA É NA MATA ATLÂNTICA. NAS MONTANHAS ENTRE OS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DO ESPÍRITO SANTO. GOSTO DE VIVER EM FAMÍLIA GRANDE.
- A DEVASTAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA QUASE EXTERMINOU TODA MINHA FAMÍLIA. APESAR DE SERMOS PEQUENOS, PRECISAMOS MUITO DE ESPAÇO PARA VIVER. 
- MEU PRATO PREDILETO É FRUTA, MAS TAMBÉM GOSTO DE SEIVA, FLORE E INSETO.
- SOU UM ANIMAL DIURNO. DURANTE O DIA FICO NAS ÁRVORES PASSEANDO E ALIMENTADO JUNTO COM TODA A TURMA. A NOITE VOU DORMIR NOS BURACOS DOS TRONCOS.
- SOCORRO AMIGUINHO! ESTAMOS SENDO DESTRUÍDOS. O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES E O DESENVOLVIMENTO URBANO ESTÃO ACABANDO COM MINHA ESPÉCIE.
- QUEREM ME AJUDAR? FALA PARA OS CAÇADORES IREM EMBORA. FALA PARA OS HOMENS NÃO MAIS DESMATAR NOSSA FLORESTA, POIS ELA É MINHA CASA. SÓ ASSIM AMIGUINHO, VAMOS VIVER FELIZ E SALTITANTE PELAS MATAS!


XICO, O MONO-CARVOEIRO
  
 - OI AMIGUINHO! SOU XICO O MACACO MONO-CARVOEIRO. O MAIOR PRIMATA DO CONTINENTE AMERICANO. SOMENTE EXISTO E VIVO NA MATA ATLÂNTICA.
 -  ALGUNS ME CHAMAM DE MURIQUI, QUE EM TUPI GUARANI SIGNIFICA GENTE TRANQUILA.
- SOU MUITO DÓCIL, MINHA PELAGEM É BEGE ESPESSA E MACIA, COM ANEL DE PÊLOS MAIS ESCUROS AO REDOR DA FACE.
- TENHO  CAUDA, PERNAS E BRAÇOS LONGOS QUE ME AJUDAM NA HORA DE FICAR PENDURADO E BALANÇANDO NOS GALHOS DAS ÁRVORES.
 - MEU ALIMENTO PREFERIDO É FRUTAS E NOZES, MAS GOSTO DE SEMENTES, FOLHAS, ARANHAS E OVOS DE PÁSSAROS.
- MINHA CASA É A MATA ATLÂNTICA, NO BRASIL. GOSTO MUITO DE FICAR BALANÇANDO COM A CAUDA PRESA NOS GALHOS DAS ÁRVORES.
- VIVEMOS NUM BANDO TRANQUILO SEM BRIGAS. ADORO TIRAR UMA SONECA DE DIA.
- SABE AMIGUINHO, QUASE TODOS DA MINHA FAMÍLIA MORRERAM. VOCÊS QUEREM ME AJUDAR?
- DIZ AOS CAÇADORES PARAREM DE NOS MALTRATAR. VAMOS PEDIR PARA PROTEGER NOSSA FLORESTA.
- ASSIM QUANDO FOR À MATA, NÓS VAMOS ESTAR LÁ. BRINCANDO NOS GALHOS DAS ÁRVORES.

MARCOS, O MACACO-PREGO

- OI AMIGUINHO!  ACABEI DE CHEGAR, VOU LOGO ME APRESENTAR. SOU MARCOS O MACACO PREGO. PERALTA E  PELUDO COM UMA CAUDA LONGA QUE ME AJUDA A EQUILIBRAR. TENHO UM TOPETE QUE ME DEIXA MUITO CHARMOSO.
- OLÁ MARCOS... VOCÊ É MUITO BAGUNCEIRO NÃO PARA DE PULAR.
- SIM, SOU MUITO ARTEIRO. MINHA CASA É NAS TERRAS TROPICAIS DA AMÉRICA DO SUL. GOSTO DE VIVER EM BANDO PARA BRINCAR O DIA TODO, PULAR PELOS GALHOS DAS ÁRVORES. ATÉ NA HORA DO ALMOÇO NÃO FICO QUIETO.
- POR ISTO MAMÃE ME CHAMA DE MACAQUINHO. VIVO PULANDO O DIA TODO. O QUE VOCÊ COME?
- ALIMENTO DE FRUTAS. MAS SE FALTAR POSSO COMER SEMENTES E FLORES. TAMBÉM SOU MUITO INTELIGENTE, SE A SEMENTE É DURA, USO UMA PEDRA PARA QUEBRAR.
- TENHO MUITO MEDO DO GAVIÃO, DA JIBOIA E DA ÁGUIA. SOU O PRATO FAVORITO DELES. QUANDO VEJO ALGUM DELES, SAIO CORRENDO, PULANDO ENTRE AS ÁRVORES. PROCURO UM ESCONDERIJO ONDE NINGUÉM ME ENCONTRA.
- SABE AMIGUINHO! DEVIDO A DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS, ACABAMOS FUGINDO PARA OS PARQUES NAS CIDADES.  
- SOCORRO! PODEM ME AJUDAR?  ESSE É NOSSO MAIOR PROBLEMA. O HOMEM DESTRÓI NOSSA CASA. DIZ PARA SEU PAPAI NÃO DERRUBAR MAIS AS ÁRVORES. ASSIM TODOS DA MINHA ESPÉCIE PODERÁ CONTINUAR PULANDO ENTRE AS ÁRVORES, BRINCAR E ALIMENTAR.

Nenhum comentário: