Pesquisar no blog

domingo, 19 de janeiro de 2014

BICHOS DO BRASIL - MAMÍFEROS III- EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL

RAFA, O PEIXE BOI

-OLÁ MEUS AMIGUINHOS! SOU RAFA O PEIXE-BOI. NA VERDADE NÃO SOU PEIXE E MUITO MENOS SOU UM BOI. 
- POR ISSO A CONFUSÃO ENTRE PEIXE (PORQUE VIVO NA ÁGUA) E BOI (PORQUE É SOU UM MAMÍFERO). 
- OLHA COMO SOU DIFERENTE! EM VEZ DE PATAS TENHO NADADEIRAS NA FRENTE. MINHA CAUDA É ACHATADA E LARGA.
- MINHA BOCA É ENORME COM LÁBIOS FORTES E AINDA POSSUO DENTES E UM BIGODE NO FOCINHO.
- MEU NARIZ ESTÁ BEM EM CIMA DO FOCINHO, COM DUAS GRANDES ABERTURAS. NÃO TENHO ORELHAS.
- SOU UM MAMÍFERO GRANDE DE CORPO ARREDONDADO, LISO E PESADO.POSSO CHEGAR A 4 METROS E VIVER ATÉ OS 60 ANOS.
- GOSTO MUITO DE COMER CAPIM. SOU MUITO PREGUIÇOSO. DURMO NA ÁGUA QUASE O DIA TODO. GOSTO DE ÁGUA QUENTINHA.
- QUANDO SINTO FALTA DE AR. VOU A SUPERFÍCIE RESPIRAR. E VOLTO PARA DORMIR.


LIPE, O BOTO COR DE ROSA.

- BOM DIA MEUS  AMIGUINHOS! SOU LIPE, O BOTO COR DE ROSA. MUITO ALEGRE E PERALTA. SOU BONITO COM OLHOS PEQUENINOS E UM GRANDE NARIZ COM PELOS.
- BOM DIA LIPE! VOCÊ É UM PEIXE?
- SIM. SOU UM PEIXE... UM GOLFINHO DE ÁGUA DOCE.
- ONDE É SUA CASA?
- MINHA CASA É NOS RIOS DA FLORESTA AMAZÔNICA. NAS ÁGUAS LÍMPIDAS GOSTO DE NADAR, PULAR E GRITAR. FAÇO MUITO BARULHO.
- COMO ASSIM?
- ENXERGO POUCO, E O ECO DOS MEUS GRITINHOS FAZ A ÁGUA VIBRAR. AÍ SEI ONDE ESTOU. POR ISTO TENHO PELOS NO NARIZ.
- LEGAL! LIPE, MEU PAI FALOU QUE VOCÊ É NAMORADOR.
- DIZ UMA LENDA QUE NAS NOITES DO MÊS DE JUNHO. USO UM PODER ESPECIAL PARA SAIR DO RIO E ME TRANSFORMAR NUM RAPAZ MUITO BONITO.
- VOCÊ SAI PELADO?
- NÃO. USO  UM TERNO BRANCO E UM CHAPÉU BRANCO, PARA ESCONDER MEU NARIZ GRANDE. VOU TODO GALANTEADOR PARA FESTA EM BUSCA DE UMA MOÇA PRA NAMORAR. A CONVIDO PARA UM PASSEIO NO FUNDO DO RIO.
- ELA MORRE AFOGADA?- NÃO AMIGUINHOS? COM MEU PODER ESPECIAL DEPOIS DE NAMORAR ELA VOLTA PARA SUA CASA.
- VOCÊ É MUITO ESPERTO E CORAJOSO.
- SIM. ENTRETANTO, TENHO MEDO DOS PESCADORES COM SEUS BARCOS E REDES. EU ME ENROSCO NELAS E NÃO CONSIGO RESPIRAR. O MOTOR DO BARCO FERE MEU CORPO.
- COITADO! O QUE PODEMOS FAZER PRA AJUDAR?
- É SÓ NÃO SUJAR AS ÁGUAS DO RIO E AVISAR OS PESCADORES PARA NÃO ME CAÇAR.
- CERTO. VAMOS AVISAR A TODOS.
- OBRIGADO. AGORA VOU EMBORA NADAR UM POUCO. TCHAU...

 SE ALGUM DIA VOCÊ FOR PASSEAR EM UM RIO DA AMAZÔNIA E OUVIR UNS GRITINHOS, PRESTE ATENÇÃO. PODE SER O LIPE TENTANDO AGRADECER POR VOCÊ AJUDAR.


ARI, A ARIRANHA.

- OLÁ  MENINADA! CHEGUEI...
- OLÁ. QUEM É VOCÊ?  - MEUS AMIGUINHOS. SOU ARI A ARIRANHA. GRANDE E RÁPIDA. MEUS DENTES SÃO MUITO LIMPOS, AFIADOS E FORTES.
- MINHA MÃE SEMPRE FALA QUE PARA TER OS DENTES FORTES TEM DE ESCOVAR TODOS OS DIAS. VÁRIAS VEZES.
- ENTÃO CONTINUEM ESCOVANDO OS DENTES SEMPRE.
- SEU ARI, ONDE VOCÊ MORA?
- MORO NUMA TOCA NA BEIRA DOS RIOS.
- O SENHOR GOSTAR MUITO DE TOMAR BANHO?
- SIM... FICO O DIA TODO NADANDO, BRINCANDO COM MEUS FILHOS. VAMOS LÁ AO FUNDO DO RIO E SUBIMOS. NADAMOS DE COSTAS, DE PEITO E PULAMOS DE PONTA. FAZEMOS MUITO BARULHO. TOMAR BANHO É MUITO BOM.
- É POR ISTO QUE SEU PÉ  TEM DEDOS COLADOS? PARECE PÉ DE PATO.
- SIM. PARA NADAR MAIS RÁPIDO. E MINHA CAUDA SERVE COM LEME. SOU MUITO RÁPIDO.
- O QUE VOCÊ COME?
- MEU PRATO PREFERIDO É PEIXE. SEMPRE PESCO EM FAMÍLIA. FAZEMOS TUDO JUNTOS, SOMOS INSEPARÁVEIS. TAMBÉM GOSTO DE COMER OVOS E CRUSTÁCEOS.
- SUA PELE É BONITA, ELA BRILHA.
- MINHA PELE É MACIA E SEDOSA. NA COR CASTANHA, MAS QUANDO MOLHA ESCURECE. TENHO MACHAS BRANCAS NO QUEIXO, PEITO E NA GARGANTA.
- AMIGUINHOS VOU EMBORA...
- POR QUÊ?
- POR CAUSA DOS CAÇADORES, ELES ESTÃO CHEGANDO. GOSTAM DE TIRAR MINHA PELE.
- COITADO! POR QUE ELES FAZEM ISTO?
- INVEJA. TENHO UMA PELE BONITA E ELES NÃO.
- TÁ BOM. PODE IR SEU ARI. VAMOS FICAR AQUI E ESPANTAR OS CAÇADORES. AÍ VOCÊ CORRE. TCHAU...

ZAMIR, O BICHO PREGUIÇA

- O L Á... CRIAN....ÇA....DA....
- OLÁ, QUEM É VOCÊ? ESTÁ CANSADO?
- EU SOU ZAMIR O BICHO PRE...GUI...ÇA...
- HÁ! HÁ! HÁ! HÁ!
- SOU MUITO PELU...DO... SEMPRE FICO PENDU...RADO NAS ÁRVORES... PAREÇO UM MA... CACO.
- NOSSA VOCÊ É MESMO PREGUIÇOSO!
- É O CALOR QUE ME DEIXA ASSIM. MEU PELOS SÃO GROSSOS ME FAZ SUAR MUITO. POR ISTO SOUUUU LEN...TO  ANDO MUI... TO DEVA...GAR. ESTOU SEMPRE CANSA...DO.
- CANSADO, MAS COM CARA ALEGRE.
- SIM GOSTO MUITO DE SORRIR. MAS DE BOCA FECHADA PORQUE SOU BANGUELO.
- QUE UNHAS GRANDES VOCÊ TEM. VOCÊ NÃO CORTA? PARA QUE SERVE?
- ESSAS UNHAS SÃO GARRAS. SERVEM PARA EU SUBIR E SEGURAR MELHOR NAS ÁRVORES. PARA NÃO CAIR LÁ DE CIMA. SE EU CAIR NINGUÉM VAI ME AJUDAR, POIS MORO SOZINHO.
- SENHOR BIRA, O QUE VOCÊ COME?
- GOSTO DE FOLHAS, BROTOS E FRUTAS. UAHHHHH! QUE SO...NO. PRECISO DORMIR UM POUCO.
- ONDE VOCÊ DORME?
- DURMO PENDURADO NA ÁRVORE, ABRAÇADO NO GALHO. GOSTO DE DORMIR MUI...TO, MUI...TO
- ACORDA PREGUIÇOSO!ACORDA!... PARECE MEU PAI NO SOFÁ LÁ DE CASA. HÁ!HA!HA!HA!HA! ONDE VOCÊ MORA?
- MORO NA FLORESTA TROPICAL E NA MATA ATLÂNTICA. LÁ... NAQUELA EMBAÚBA...
MINHA ÁRVORE PREFERIDA. SÓ DESÇO DELA UMA VEZ POR SEMANA PARA IR AO BANHEIRO.
- VOCÊ MORA NO MATO, TEM MEDO DE QUE?
- MORRO DE MEDO DO FOGO. SOU QUASE CEGO E QUANDO SINTO O CHEIRO DA FUMAÇA... TENTO CORRER... MAS NÃO CONSIGO...
- VOCÊ É MESMO ENGRAÇADO. FICA PENDURADO NA ÁRVORE, RI PRA TODO MUNDO, MAS NÃO VÊ NINGUÉM. É PREGUIÇOSO. NÃO CORTA A UNHA NEM CABELO.
- UUUAHHHHH! QUE PREGUIÇA. VOU DORMIR! BOA NOITE CRIANÇADA. LEMBREM-SE: NÃO COLOCA FOGO NA FLORESTA!
- CERTO... BOA NOITE SEU ZAMIR...

Nenhum comentário: