Pesquisar no blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

BICHOS DO BRASIL - EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL - TEXTOS

BELA, A BORBOLETA.

- OLÁ, SOU BELA A BORBOLETA.
- OI, BELA! VOCÊ É TÃO BONITA.
- OBRIGADA! MAS ESTOU COM PRESSA.
- AONDE VAI?
- VOU A UM JARDIM ONDE  HÁ FESTA. MINHAS PRIMAS, AZUIS, AMARELAS, LISTRADAS E PINTADINHAS ESTÃO A MINHA ESPERA.
- QUE LEGAL!!! SUAS PRIMAS SÃO UMA GRAÇA.
- MINHA PREFERIDA É A AZULZINHA.
- POR QUÊ?
- É COMO SE FOSSE MINHA FILHINHA. A VI NASCER, DA LAGARTA VIROU CRISÁLIDA. E HOJE É UMA BORBOLETINHA. QUANDO VOOU PELA PRIMEIRA VEZ BATI PALMA.
- COMO ASSIM LAGARTA?
- ANTES DE SERMOS UMA  BORBOLETA, SOMOS UMA LAGARTINHA E ADORAMOS COMER FOLHA.
- E AGORA O QUE VOCÊ COME?
- AGORA ALIMENTO DE NÉCTAR. VOCÊ SABE O QUE É?
- SEI NÃO.
- NÉCTAR É UMA ÁGUA DOCE QUE TEM NAS FLORZINHAS.
- AHHHH! ENTÃO É POR ISTO QUE VOCÊ É UM DOCINHO.
- MEU DEUUUS! JÁ ESTÁ NA HORA!
- NOSSA COMO VOCÊ É APRESSADA! É VERDADE QUE VOCÊ NÃO DORME?
- SIM, SOMENTE REPOUSO PARA RECUPERAR A ENERGIA. MINHA VIDA É CURTA.
- HUMMMMM! ESTÁ EXPLICADO POR QUE VOCÊ É APRESSADA.
- DESCULPE, TENHO DE IR, ESTOU ATRASADA. VOU VOAR LEVE E SOLTA NO CÉU AZUL, PARA POUSAR NAS ROSAS BRANCAS E FAZER UM LANCHINHO.
- ESTÁ BEM, BELA! PODE IR, BATE SUAS ASINHAS EM FORMA DE CORAÇÃO.
- VOU FALAR UM SEGREDO.
- CONTA VAI.
- CUIDE DE SEU JARDIM. ASSIM, SEMPRE VAI PODER ME VER ALEGRE E A VOAR DE FLOR EM FLOR.
- CERTO.
- ESTOU ATRASADA... TCHAU... TENHO DE IR...



FÁBIO, O SAPO
- CHEGUEI NA ÁREA VOU ME APRESENTAR. SOU FÁBIO O SAPO. SOU RECHONCHUDO, VIVO PULANDO. MORO TANTO DENTRO QUANTO FORA DA ÁGUA. POR ISTO SOU UM ANFÍBIO. COACH! COACH!
- RA!RA!RA! QUE BARULHO ESTRANHO.
- É ASSIM QUE COMUNICO COM OS AMIGOS. CHAMA COAXAR. QUANDO BEBÊ POSSO VIVER SOMENTE NA ÁGUA. NÃO FAÇO ESTE BARULHO. SOU CONHECIDO COMO GIRINO, PAREÇO UM PEIXINHO COM RABINHO. DEPOIS DE CRESCER, PERCO MEU RABINHO, E VOU VIVER NA TERRA. TRANSFORMO EM UM ANURO. SEMPRE TENHO DE FICAR COM A  PELE MOLHADA.
- ENTÃO VOCÊ ADORA A CHUVA?
- SIM. EM DIAS CHUVOSOS GOSTO DE SAIR DA TOCA PARA TOMAR UM BANHO REFRESCANTE. TAMBÉM GOSTO DE CURTIR A NOITE. DURANTE O DIA FICO ESCONDIDO DEBAIXO DE FOLHAS OU PEDRAS.
- FÁBIO, SE VOCÊ VIVE NA ÁGUA, COME MINHOCA?
- SIM. PORÉM MEU PRATO PREDILETO SÃO OS INSETOS. SÓ ALIMENTO DE ANIMAIS VIVOS. COMO SOU MUITO SENSÍVEL A POLUIÇÃO DA ÁGUA E DO AR. ONDE HOUVER SUJEIRA EU NÃO FICO.
- SUA PELE É CHEIA DE VERRUGA.
- É PARA DIFERENCIAR DOS MEUS PRIMOS. A PERERECA E A RÃ.
MINHA PRIMA  PERERECA É MENOR, TÊM OLHOS ESBUGALHADOS PERNAS FINAS E COMPRIDAS. JÁ MINHA PRIMA RÃ, TEM A PELE LISA E BRILHANTE, PERNAS FORTES E GRANDES.
- VOCÊ É PERIGOSO?
- SOU UM ANIMAL PEÇONHENTO, ISTO É, TENHO VENENO. UMA DICA. “QUANTO MAIS COLORIDO FOR EU OU MEUS PRIMOS MAIS PERIGOSOS SEREMOS”. O VENENO SÓ É EXPELIDO QUANDO SOMOS PRESSIONADOS.
- VOCÊ É UM ANIMAL CURIOSO.
- TEM MAIS. EU NÃO BEBO ÁGUA. ABSORVO PELA PELE A ÁGUA   QUE NECESSITO E TAMBÉM O OXIGÊNIO.  POR TUDO ISTO AMIGUINHO. VAMOS CUIDAR DA NATUREZA E DAR UM BASTA NA POLUIÇÃO.
- HOJE APRENDEMOS MUITO SOBRE VOCÊ E SEUS PRIMOS. POR ISTO, FÁBIO, VAMOS CUIDAR DAS MATAS E DOS RIOS PARA SEMPRE OUVIR VOCÊ COAXAR DE ALEGRIA!


DALA, A ARANHA CARANGUEJEIRA

- OLÁ, QUEM É VOCÊ?
- SOU DALA, A ARANHA CARANGUEJEIRA,  MUITOS ME CHAMAM DE TARÂNTULA.
- MUITO PRAZER. MAS VOCÊ ME DÁ MEDO.
- DESCULPE AMIGUINHO.  NÃO PRECISA TER MEDO. SOU TÃO TÍMIDA. VIVO MAIS ESCONDIDA. E SÓ GOSTO DE SAIR A NOITE.
- VOCÊ É GRANDONA PELUDA E CHEIA DE PERNAS.
- SIM, TENHO 8 PERNAS, 2 GARRAS, 8 OLHOS, E MUITOS PELOS.
- É ASSUSTADORA! VOCÊ TEM VENENO?
- SIM, MAS SOU MANSINHA. MEU VENENO NÃO FAZ MAL PRA VOCÊ.
- E PRA QUEM FAZ?
- SOMENTE PARA PEQUENOS ANIMAIS DOS QUAIS ME ALIMENTO. GERALMENTE INSETOS, RÉPTEIS E ANFÍBIOS.
- É NEH!... MAS SUA PICADA DEVE DOER.
- DÓI... DÓI MUITO, MAS NÃO MATA.
- VOCÊ SOLTA TEIA?
- MINHA TEIA É USADA COMO ALARME, PARA PROTEGER MEU ESCONDERIJO.
- AGORA ME DIGA UMA COISA. PARA QUE TANTA PERNA, TANTO OLHO E TANTO PELO?
- AS PERNAS SÃO PARA CORRER RÁPIDO, SOLTO OS PELOS QUANDO ESTOU EM PERIGO, PARA IRRITAR QUEM ESTÁ ME PERSEGUINDO. E OS OLHOS SÃO PARA VER MELHOR. ENXERGO POUCO.
- HAHAHAHAHA! COM TANTO OLHO E QUASE CEGA!
- SE ME ENCONTRAR POR AÍ, NÃO ME TOQUE. POR  EU NÃO ENXERGAR BEM POSSO FICAR NERVOSA.
- TÁ BOM. TEM ALGUM MEDO?
- MEDO... MEDO... TENHO NÃO, MAS GOSTO DE FICAR LONGE DA DONA VESPA.
- AMIGUINHO, JÁ É QUASE NOITE. TENHO DE SAIR PRA CAÇAR. ESTOU COM FOME.
- TCHAU DALA, FOI LEGAL TE CONHECER.

Nenhum comentário: