Pesquisar no blog

terça-feira, 1 de outubro de 2013

BONITO - MS

 
Quem chega em Bonito tem que concordar com uma coisa: bonito é pouco para adjetivar as tantas maravilhas criadas pela natureza na região.










Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Polo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas.
Esta tímida cidade do interior do Mato Grosso do Sul surpreende por seus rios de águas cristalinas repletos de peixes, suas grutas e cachoeiras, que atraem turistas do mundo todo. A  hospitalidade dos habitantes , a estrutura turística e a educação dos moradores são de extrema satisfação para o turista.
Apresenta um clima tropical na faixa dos 32°C. Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a UTC. O período das chuvas vai de novembro a abril. A vegetação do município revela o domínio de cerrado (savana) nas fisionomias arbórea densa, gramíneo-lenhosa (Campo Limpo) e contato com floresta estacional e floresta estacional decidual. Conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha. Com o passar do tempo, esta vegetação natural vem sendo descaracterizada devido a ações antrópica, cedendo lugar às atividades agropecuárias, ampliando o domínio da pastagem.

Os rios da região tem origem em rochas calcárias. Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. E o motivo para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principalmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar. Os principais rios são: Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Ahumas, Olaria e Miranda.
Lugares como as Grutas do Lago Azul e do Mimoso, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, enchem de tranquilidade aqueles que procuram paz e proporcionam emoções inesquecíveis para quem está em busca de aventuras.

Muitas das belezas de Bonito estão no seu subterrâneo. São inúmeras grutas com lagos profundos de águas cristalinas, em que experientes mergulhadores se arriscam para "desbravar" esse mundo desconhecido. Foi em Bonito, na Lagoa Misteriosa, que o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira atingiu 121m , a maior profundidade subaquática registrada em cavernas brasileiras. Algumas agências oferecem mergulhos de até 20m de profundidade sem riscos, na Gruta do Mimoso. Mas atenção, o espeleomergulho é só para quem tem muita experiência e equipamento adequado.

Bonito é o lugar perfeito para quem praticar o Ecoturismo - Aquário Natural e Trilha dos Animais; Boca da Onça; Buraco das Araras; Cachoeira do Rio do Peixe; Cavalgada no Rio Sucuri, no Rio da Prata, entre outros e Turismo de Aventura - Mergulho no Rio da Prata, no Rio Formoso; Rapel; Arvorismo; Boia-Cross; flutuação; passeio de bote pelo rio Formoso. São tantas atrações naturais para deliciar que a gente nem sente o tempo passar. Há diversos restaurantes que oferecem a gastronomia típica e também outros pratos para atender o variado gosto do turista. Os preços em sua maioria são inflacionados.  Os hotéis de diversas categorias e as pousadas formam a cadeia de hospedagem da região.

Fonte: Wikipédia, 
Postar um comentário