Pesquisar no blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

MICROCLIMA


Vocês já notaram que existem regiões onde geograficamente é caracterizada por clima úmido, por exemplo, e em determinada área isolada existe a predominância de outro tipo de clima? Esse fenômeno climático chama-se “Microclima” e vamos entender melhor como ele funciona aqui nessa nossa conversa.


O Que é Microclima
A definição geográfica para microclima explica que esse tipo de “fenômeno” climático acontece quando existe uma variação de clima em uma área onde outro clima é característico. Essa alteração da característica do clima predominante geralmente é provocada por vários fatores. Refere-se às condições ambientais particulares do habitat ao qual estão adaptadas determinadas espécies. Por exemplo, no interior de uma floresta, o microclima, caracterizado pelas condições de umidades e de temperatura é especialmente favorável à vida de uma grande variedade de organismos. Durante o processo de sucessão, estabelecem-se microclimas que permitem a chegada e o estabelecimento de novas espécies.


Como Se Formam Os Microclimas
Os microclimas de uma região são definidos pela umidade, temperatura e ventos da atmosfera perto do solo, a vegetação, o solo, a latitude, elevação e estação.  O efeito do tipo de solo nos microclimas é considerável. Os solos arenosos e outros solos grosseiros, soltos e secos, por exemplo, estão sujeitas a drástica mudança de temperatura ao longo do dia. O terreno úmido, por exemplo, promove a evaporação e aumenta a umidade atmosférica. A secagem do solo nu, por outro lado, cria uma massa de superfície que inibe a umidade do solo de difundir para cima, o que promove a persistência da atmosfera seca. Os microclimas controlam a evaporação e a transpiração das superfícies e influenciam a precipitação e, portanto, são importantes para o ciclo hidrológico, isto é, os processos envolvidos na circulação das águas da Terra. Áreas verdes urbanas tem grande relevância na montagem de cenários locais de microclimas como já se sabe e nem precisa comprovação científica para determinar este fato que gera sensações sobre todos os indivíduos.


  • urbano- usado em Climatologia para designar um conjunto de condições climáticas (temperatura, umidade, sensação térmica, pluviosidade) de uma pequena área dentro de uma cidade. Estas áreas apresentam características climáticas diferentes do restante da cidade.
  • florestal - O microclima de uma floresta caracteriza- se, primeiramente, pela modificação da luz que penetra através da cobertura das árvores. Pode exercer forte influência sobre as taxas de ciclagem de nutrientes, velocidade de decomposição, mineralização, temperatura, evaporação, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...