Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de outubro de 2018

ASAS DA NOITE

Os 'anjos da noite”,  não são os vampiros da saga homônima, saída das telas Hollywood nem das noites de Halloween e muito menos o Drácula de Bram Stoker. Ele existe de verdade e é um morcego extremamente dócil e simpático. À primeira vista, o mamífero assusta até a mais calma das pessoas, mas ele é totalmente inofensivo. Chegando a atingir, na fase adulta, até um metro de altura por dois metros de envergadura, o morcego gigante é nativo de regiões do sul da Ásia e da Oceania.

Os Morcegos são animais conhecidos por serem os únicos mamíferos alados até hoje, mas são lembrados definitivamente por seu contato com seres sobrenaturais. O hábito noturno e a aparência dos Morcegos, fez com que eles ficassem conhecidos ainda mais no mundo do terror.

Raio X da Raposa Voadora

Na Idade Média, as pessoas acreditavam que a forma dos demônios era parecida com Morcegos, possuindo os dentes e as asas, assim os representavam em diversas das mais famosas pinturas. O impacto cultural maior que envolve esta na relação  íntima morcegos/vampiros, os mesmos hábitos noturnos, hematófagos( alimentam de sangue), e podem se transformar em morcegos para se disfarçarem ou para levantar voo.

Impacto cultural envolve os morcegos e os vampiros

Ele não é um ser mitológico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas -sangue-. Classificado como a maior espécie de morcegos do mundo, o "Pteropus vampyrus" está ameaçado de extinção, justamente, pelas lendas que rondam sua peculiar aparência. O animal está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Ao longo dos séculos, ele foi caçado unicamente pelo seu tamanho. Na Malásia, calcula-se que nos próximos 10 anos se nenhuma atitude for tomada, ele será extinto. Já nas nações vizinhas, a caça é proibida. 

O morcego-gigante é inofensivo e frutífero

Considerada a maior espécie de morcegos do mundo, ela está ameaçada de extinção

Atualmente, o grande inimigo da espécie nos outros países é a mudança climática que está acabando com as florestas locais e os obrigando a migrarem para áreas urbanas. Esta migração está causando outro grande problema à espécie. Devido ao seu tamanho, muitos optam por pousarem em fios elétricos e acabam sendo eletrocutados ou perdendo pedaços de suas asas, o que os impossibilita de voarem. 

Ao longo dos séculos, o morcego-gigante foi caçado unicamente pelo seu tamanho

Por mais que lendas antigas ainda disseminem o medo ao mamífero, o morcego gigante é inofensivo e frutífero - se alimenta apenas de frutos e do néctar das flores. Entre as mais de mil espécies de morcegos já descobertas no mundo, apenas três se alimentam do sangue de outros animais. Outra curiosidade que surpreende muita gente é que eles são extremamente dóceis e interagem com os humanos. Em alguns casos, os morcegos-gigantes comem frutas na mão das pessoas.

São extremamente dóceis e interagem com os humanos

Alimenta-se  apenas de frutos e do néctar das flores

Também conhecido como "raposa-voadora", eles foram descobertos pelos ingleses no século 18, acharam que eram raposas com asas. As semelhanças físicas dos animais são diversas, mas as principais são seus focinhos achatados e a pelugem avermelhada.

Raposa-Voadora, foi descoberta no século 18



2 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...