Pesquisar no blog

domingo, 4 de novembro de 2018

IMPORTÂNCIA DOS PÁSSAROS PARA A FLORESTA

As transformações do ambiente pelo homem afeta gravemente as interações ecológicas que mantêm a floresta em pé. Seja pequena ou grande, as aves são importantes para a sobrevivência das matas.




São os pássaros que dependem das florestas ou as florestas que dependem dos pássaros?

Para o observador desavisado, parece que são os pássaros que dependem das matas. Afinal, é nelas que as aves fazem seus ninhos, coletam frutas e insetos e cantam para atrair seus pares. O desmatamento faz desaparecer os pássaros, que voltam quando elas são recuperadas. Mas a relação entre plantas e pássaros é muito mais complexa. Agora, pela primeira vez, os cientistas demonstraram que a extinção de pássaros pode levar à extinção de plantas.
As aves são um componente valioso de qualquer ecossistema natural. Sua presença é uma indicação de que o ambiente é saudável e funcional. Tanto as aves, como outros animais da fauna silvestre, formam parte da história e cultura da humanidade, tão valiosa como os sítios arqueológicos, históricos e culturais. As aves são parte de nossa «herança natural nacional» e devemos estar orgulhosos de sua presença e beleza ao nosso redor.


A redução da floresta a fragmentos pode levar ao isolamento das espécies que realizam funções ecológicas importantes, como a dispersão de sementes. A longo prazo, além da perda de diversidade biológica, a estrutura da floresta pode ser modificada. Consequentemente afeta negativamente outros processos, como o sequestro de carbono da atmosfera que tem implicações diretas na qualidade de vida das pessoas. 
Usando uma metodologia para entender a forma com que as espécies de aves e plantas interagem, os pesquisadores observaram que a dispersão de sementes pequenas nas matas isoladas são realizadas apenas por pequenas aves. Por outro lado, a dispersão de sementes grandes por frugívoros grandes está restrita a grandes florestas com mais 10.000 ha, ou seja, mais de 10 mil campos de futebol.


Estas associações entre aves e sementes pequenas são as mais encontradas entre os fragmentos de mata, e podem realizar o papel importante de interligar os remanescentes florestais, evitando os efeitos negativos do isolamento das espécies. No entanto, estas interações são apenas parte do processo de dispersão de sementes e não substituem as funções ecológicas desempenhadas por aves grandes que dispersam sementes grandes, mas que ocorrem apenas nos ambientes de mata mais preservada. A longo prazo, essa substituição de tamanhos de aves e sementes em ambientes mais degradados pode levar a modificação da floresta como conhecemos.


A discussão entre conservar poucos fragmentos grandes ou muitos pequenos na Mata Atlântica torna-se obsoleta, pois cada fragmento, mesmo pequeno, contém interações ecológicas únicas. As aves grandes, como jacutinga, tucano de bico preto, jacu, mutum e araçari, são insubstituíveis na natureza. A sobrevivência da diversidade das florestas está aliada a interação completa entre a fauna e flora. Cada ser vivo, sejam insetos, aves, peixes, mamíferos, répteis, anfíbios, crustáceos, coleópteros, plantas, etc.. têm suas funções nas relações ecológicas.


Referências
veja.abril.com.br/
cmbconsultoria.com.br/
imagem; árvore ser tecnológico

3 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...