Pesquisar no blog

terça-feira, 6 de novembro de 2018

POR QUE UMA ÁRVORE É IMPORTANTE?

A natureza trabalha e produz na forma cíclica. A preocupação com o meio ambiente envolve tudo em nossa vida, porque a Terra é nosso lar comum e criar uma mundo sustentável deve ser uma tarefa de todos. O desmatamento incontrolado e insano está causando a desertificação e levará fatalmente ao desabastecimento de água e à formação de solo improdutivo para a produção de alimentos.


Aparentemente, nos últimos anos os desastres naturais estão mais intensos e frequentes do que em anos anteriores. Não é somente pelo desenvolvimento dos meios de comunicações. Incêndios florestais, inundações, secas prolongadas e especialmente cultivo exagerado (por ignorância), tem causado o desmatamento de grandes áreas. Áreas que antes eram férteis são destruídas e há mais e mais terras agrícolas degeneradas. As consequências dos desastres naturais são, entre outras, o desmatamento de encostas, rios e nascentes ressecadas, desertificação, deslizamentos de terras após chuvas intensas, perda da biota, animais mortos e cidades abandonadas. Em resumo, terras antes férteis se tornam desvalorizadas. No fim, isto vai ter uma influência na mudança climática. 


Para combater o desmatamento e a desertificação e prevenir desastres naturais, temos que reflorestar terras agrícolas degeneradas. De olho nos outros problemas ambientais – como a escassez de água no mundo, a economia de água é, de longe, a maneira mais rápida e barata de reflorestar as áreas perdidas por desastres naturais. 


Plantar árvores para combater desastres naturais 

Proteger encostas 
Numa encosta, as árvores reduzirão avalanches, manterão o solo fértil e vão parar ou diminuir as enxurradas. Além disso, as árvores nas encostas, absorvem a água da chuva. Enquanto reflorestamos essas e outras áreas, podemos criar mais empregos, produzir alimentos, gerar riquezas e reduzir a concentração de dióxido de carbono(CO2) no ar!

Proteger nascentes 
Plantar árvores para recompor nascentes, elas reduzirão o assoreamento, a evaporação e aumentará o fluxo de água.

Proteger as cidades 
Plantar arvores no meio urbano, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes, que comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, vai ajudar a combater enchentes pois uma parte da água da chuva ficará na sua árvore ou será absorvida pelo solo não impermeabilizado. Filtra o ar capturando dióxido de carbono da atmosfera, serve como barragem natural para os ventos 

Proteger as águas 
Recompor a mata ciliar  -  A mata ciliar é a vegetação que acompanha o curso d’água. Ela funciona como uma espécie de filtro e impede a contaminação das águas por produtos poluentes. São de extrema importância para evitar a erosão do solo nas margens dos rios, córregos e lagos. Sem as matas ciliares, um rio pode sofrer com o processo de assoreamento. Atuam no processo de umidificação das margens de rios e lagos, evitando o ressecamento dos barrancos e brejos e os desmoronamentos. - Servem de habitat para grande quantidade de espécies de animais. 

Proteger as florestas 
Espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida. São fonte de matérias-primas, proteção do solo contra e erosão, de controlo do ciclo e da qualidade da água, Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água. As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e aquela pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das áreas verdes do planeta. 


Proteger a vida
De onde vem nossos alimentos? Direta e indiretamente, das árvores. Sem árvores, sem água, sem vida, sem alimento.

Proteger a saúde
Quando a gente passeia na floresta, a gente respira melhor. O aroma das plantas, das madeiras, das frutas e vegetais afetam diretamente nosso sistema imunológico. Precisamos de doses de natureza e experimentar, intuitivamente, o nosso mundo selvagem.


Proteger o clima
As florestas evitam a seca enviando umidade por rios aéreos recheados de "nuvens amigas", baixas e quentes, volumosas e gentis, que irrigam Brasil adentro da maneira mais eficaz e sustentável possível. Nenhuma tecnologia humana chegou aos pés disso!

Proteger o solo
A micro vida e bio estrutura do solo, com mobilização e reposição de nutrientes na terra, é fundamental nos processos biológicos, físicos e químicos no sistema solo-planta de cada bioma.


ILUSTRAÇÕES: Árvore, ser tecnológico

9 comentários:

  1. excelente explanação. fico u muito simples e fácil de enter a importância das arvores.

    ResponderExcluir
  2. Amei esta postagem. Ficou linda, vou montar slides pra minha próxima aula de EA. Seu blog é excelente, adoro pesquisar e preparar aulas através de suas postagens. São muitas didáticas. Professor o senhor está de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Prof fui sua aluna num curso de extensão em educação ambiental, suas aulas eram divertidas cheias de novidades, debates técnicos, aprendi muito e renovei meus conselhos. Como sempre facilitando a aprendizagem com conceitos simples. Professor nota 10, profissional exemplar.

    ResponderExcluir
  4. Lembro do senhor falando. "A Educação Ambiental foi desenvolvida para levar ao público, os conceitos e pequisas cientificas, de forma simples. Ela é praticada através de nossos exemplos".

    ResponderExcluir
  5. ♥♥♥♥ inhaí...tô passada. arrasô.. é tudo..øø☺☼☼☼ aprendi no enem.

    ResponderExcluir
  6. ↕↕◄◄◄ importante pra fazer fogo e comida

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem..podemos fazer uma parceria entre geografia hoje,,,historia viva...e outros blogs que tenho...abraços

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...