Pesquisar no blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

PROTEJA-SE DOS MOSQUITOS

Essa época do ano (primavera/verão) é a preferida dos mosquitos: chove muito e está sempre quente, condições ideais para que eles se reproduzam. Todo cuidado é pouco na hora de se prevenir contra esses insetos incômodos e perigosos, principalmente os transmissores de doenças, como a dengue, a chicungunha, zica, malária, febre amarela, etc... 

Tenho certeza de que todos os leitores do Bibocaambiental sabem como evitar a reprodução de mosquitos, mas não custa relembrar algumas formas: 
  • não deixar água parada em vasos, pneus e garrafas vazias, 
  • cobrir sempre caixas d’água com tampa, 
  • colocar areia nos pratinhos dos seus vasos e floreiras e por aí vai. 
O horário do pôr do sol é o preferido dos mosquitos, por isso, para se proteger é aconselhado fechar as janelas e portas, para evitar a entrada destes insetos chatos e perigosos dentro de casa. 

ALGUMAS PLANTAS QUE AFASTAM OS MOSQUITOS

Uma boa dica é plantar no quintal, em vaso, jardineira. Deixar próximo as janelas e portas. 


  • Alfazema ou Lavanda é um repelente natural de moscas, pulgas e traças que além de repelente natural e as suas flores e folhas podem ser usadas para dar sabor e aroma a alimentos como saladas e molhos por exemplo. Além disso, esta é uma bela planta que pode dar flores roxas, rosadas ou brancas, decorando e perfumando a casa. 
  • Manjericão também conhecido como basílico, é um repelente natural de moscas e mosquitos, que também pode ser usado como tempero na cozinha em saladas, molhos ou massas. 
  • Hortelã comum ou Mentha spicata, é uma planta que repele naturalmente moscas, pulgas, ratos, camundongos e formigas, além de poder ser usada como tempero na cozinha, em bebidas como mojito ou para preparar chás e infusões. 
  • Tomilho ajuda a manter longe diversos tipos de insetos, além de poder ser usado como tempero na cozinha em saladas ou massas. 
  • Sálvia além de ser um eficaz repelente natural para diversos tipos de insetos, pode também ser usada para temperar a comida e para preparar chás. 
  • Capim-limão, que também pode ser conhecido como Capim-cidreira ou Capim-santo, é uma planta tropical que pode ser usada como repelente de mosquito. Para isto, basta pegar em algumas folhas desta planta e amassar, pois desse modo vai ser liberado o óleo essencial da planta que funciona como repelente natural. 
  • Citronela tem ação antisséptica, antifúngica, antibacteriano, adstringente e estimulante. é uma erva de colmos eretos, lisos, semi lenhosos, não confunda com o capim limão. A planta tem odor desagradável para mosquitos. 
Outra dica é fazer velas aromáticas com óleo dessas plantas, que libera o aroma por todo local afastando muitos insetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...