Pesquisar no blog

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

A ESQUECIDA ARTE DE ENSINAR

A escola é o lugar onde conhecimentos são trocados. Sendo o espaço em que serão formados futuros profissionais e seres humanos que poderão fazer a diferença. Ensinar é uma maneira de eternizar sabedoria e experiência, de deixar um legado para que outras gerações possam se desenvolver. A função de ensinar, portanto, é essencial à sobrevivência.


Em qual outra profissão você aposta no ser humano todos os dias e acredita que pode surgir um mundo melhor sempre? Ser professor não é uma tarefa simples. Deveria ser reconhecida pela sociedade como uma das mais árduas das profissões. Ser professor é uma "arte". Uma arte de conseguir mediar entre o mundo externo e a sala de aula, onde se tem um conjunto de pessoas com as mais diversas formas de pensar e de se expressar, onde a opinião de cada um deve ser respeitada e ainda, colocar em pratica o ensinamento a que se propõe o profissional.  A função de ensinar, portanto, é essencial à sobrevivência, não só dos indivíduos, mas também dos costumes e da bagagem cultural de uma determinada sociedade. É na escola que aprendemos a construir novas ideias, pensamentos, inovações e bons exemplos de valor e moral.
A missão do professor sempre se destacou pelo fato de trabalhar com o coração e a inteligência do ser humano. Se é necessário dominar o aço, os micro-organismos, construir casas, carros e computadores, muito mais nobre é formar o homem, senhor de tudo isto. A primeira missão do professor é motivar para o aprendizado. O aluno espera que o professor tenha paciência com ele que ainda não descobriu a beleza da matéria; tenha a humildade de não usar o seu conhecimento para humilhá-lo, e que não use do poder da avaliação para destruir a sua autoestima. 
Por dever de consciência, cada professor tem que dar o melhor de si para a boa formação dos jovens. Despertar o interesse dos alunos aos mais diversos assuntos a que eles terão de conhecer que os farão cidadão mais cultos. O jovem e frágil aluno de hoje, será o condutor da nação amanhã. 
O papel do professor já não é há muito tempo a mesma do passado, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a discernir, para que possam construir opiniões próprias. O aluno é como se fosse um solo fértil, onde o conhecimento vai ser semeado esperando que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos.
E o que o aluno espera de um Professor? 
  • Que seja honesto e honrado, exigências mínimas de quem carrega o título de mestre. Sabemos que o homem moderno está cansado de discursos. 
  • Que prepare bem as aulas e que gaste tempo para se aprofundar na matéria. 
  • Que ensine com didática, competência e clareza; tenha pontualidade de horário, apresentação adequada e saiba dominar a classe com liderança. 
  • Ele quer ver o professor como um amigo que o trata com respeito, confiança, atenção e cordialidade; interessado em tirar as suas dúvidas e a apontar-lhes caminhos novo. E não com um tirano, um déspota. 
  • Que desperte o potencial do aluno ao invés de reprimi-lo, elogiando o seu esforço ao invés de ignorá-lo, além de estimular sua curiosidade pelo saber; 
  • Que respeite, sem impor valores pessoais, ajudando-o a descobrir seus dons, principalmente, encorajando aqueles que têm mais dificuldades; 
  • Que desenvolva a potencialidade e vontade, encorajando-os a pensar, a criar, a realizar e a amar, mostrando que o mais importante é ter uma vida nobre; 
É no banco da escola que se formam os homens e as mulheres que um dia exercerão o poder, e conduzirão a História da humanidade. Sempre ficará marcado de maneira especial, os dias ao lado de nossos educadores e colegas, todos os momentos vivenciados na escola. Que apesar de conflitos e momentos não muito alegres em algumas circunstâncias, ao olhar para trás sempre deixarão saudades e lágrimas de agradecimento a todos aqueles que nos ajudaram a ter educação, princípios e nunca deixaram de cumprir seu papel com amor, orgulho e dedicação por aquilo que faz! 
O primeiro dia de aula, a primeira professora, a primeira cartilha, o primeiro contato com os colegas, a primeira paixão, verdadeiros amigos para a vida toda que conhecemos na escola, o primeiro trabalho, o ingresso na faculdade e o diploma que abrem portas.

4 comentários:

  1. Falou tudo, ser professor não é pra qualquer um. Infelizmente não temos o reconhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Sem Mestres sem sociedade. No Brasil ser professor é ser reconhecido como "nada".

    ResponderExcluir
  3. Texto muito lindo,ser professor é exercer vários papeis(mãe, psicólogo ,amigo...etc).

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse conteúdo. Sou professora e conheço as dificuldades encontradas em sala de aula e a falta de reconhecimento as vezes ,mas gosto muito do que faço é uma satisfação pra mim.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...