Pesquisar no blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A TEIA DA ARANHA

Qual sua reação ao ver uma aranha? Você fica paralisado de medo, corre para o outro lado pega um sapato e joga, ou grita socorro!!? Admira ou a deixa viver sua própria vida? Definitivamente é um tipo de animal que causa os mais variados sentimentos nas pessoas.


O MITO DE ATENA E ARACNE
Segundo a mitologia grega, Aracne era uma jovem de extraordinária habilidade na arte de bordar. Filha de um tintureiro de lã na cidade de Colofon. Seus trabalhos eram perfeitos e admirados, chamando a atenção de todos: as ninfas deixavam os córregos e os vinhedos; os camponeses, a labuta. Devido a tanta admiração de todos, Aracne começou a comparar-se à deusa Atena na qualidade de seus trabalhos. Quando a notícia chegou ao Olimpo, Atena ficou furiosa com a petulância da mortal. Sentiu-se desafiada e resolveu então promover uma competição contra Aracne. Quando foram conferir os trabalhos, Atena viu que Aracne tinha bordado de forma debochada as decepções amorosas de Zeus, seu pai. Furiosa Atena destruiu a tapeçaria feita por Aracne e bateu-lhe no rosto com a lançadeira que tinha nas mãos. Decidida a não se curvar perante a deusa a mortal tentou se enforcar, mas antes que conseguisse Atena a transformou em uma aranha, pendurada pelo fio. Em outra versão Durante o desafio Atena viu que não tinha hipóteses, então disse que se Aracne desistisse a tornaria a maior fiadeira e tecelã de todos os tempos, Aracne aceitou. No entanto, em vez de Atena a transformar no que dissera, transformou-a em aranha, tornando-se assim a tecedeira ( tecelona ) dos deuses


A TEIA
Algumas aranhas constroem teias. Os fios dessas teias, constituídos de seda, são produzidos em glândulas especiais, localizadas no abdômen do animal. Dependendo da espécie da aranha, esses fios são usados para formar estruturas e desenhos diferentes, o que varia também em função da finalidade da construção. 

Seda Pura
Glândulas produzem os fios, que têm a espessura ajustada por pelos especiais.
  1. No abdômen das aranhas se localizam algumas glândulas chamadas sericígenas. Elas secretam um tipo de proteína em estado líquido.
  2. Essa substância sai do corpo da aranha por uma espécie de minúsculos tubinhos, as fiandeiras. Localizadas na parte de trás do abdômen, elas controlam a quantidade de teia expelida.
  3. Quando a proteína líquida entra em contato com o ar, torna-se um fino fio de seda, com o qual a teia será construída. Nas pontas das fiandeiras há vários pelinhos que parecem pequenas garras e servem para ajustar a espessura do fio produzido.
Delicadas construções podem ter várias finalidades
  • Teia de captura - É a que a gente mais vê e serve para prender pequenos insetos que depois serão devorados. Parte dela é coberta por uma substância viscosa, que gruda nas vítimas.
  • Teia de cópula - Como o nome diz, serve como ninho nupcial para as aranhas. Tem a forma de um copinho, no qual o macho deposita o esperma para depois colocá-lo na fêmea.
  • Teia de refúgio - É a própria casa da aranha. Ela é formada por um grande emaranhado de fios, geralmente adquirindo a forma de um pequeno tubo. 
  • Teia de muda - São usadas por algumas espécies que trocam o esqueleto externo.
Os fios de seda são extremamente resistentes e elásticos
Com espessura equivalente a um décimo de um fio de cabelo, eles podem ser esticados, sem quebrar, 40% acima do seu comprimento normal – o dobro da elasticidade do náilon. Especialistas calculam que um fio de teia grosso como um lápis seria capaz até mesmo de parar um Boeing 747 em pleno voo!

Duas aranhas bastante conhecidas produzem teias bem características.

A viúva-negra 
Faz um desenho completamente irregular, que nada lembra a precisão geométrica de algumas construções. 

Já algumas caranguejeiras 
Têm o costume de preparar uma teia bastante densa sobre o solo, onde podem ficar escondidas. “Geralmente são as fêmeas que constroem as teias. Os machos só fazem isso ocasionalmente.

2 comentários:

  1. Fico estática e grito socorro. Tenho horror a este bicho dos inferno.

    ResponderExcluir
  2. este bicho não devia existir, é obra de satanás. tenho pavor de insetos.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...