Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

COMO IDENTIFICAR UM DIAMANTE VERDADEIRO




Seja para saber se as suas joias tem diamantes verdadeiros ou para não correr riscos antes de presentear alguém especial, é sempre útil conhecer dicas para conferir se uma pedra preciosa é autêntica ou não.




O que não falta no mercado são as versões falsificadas de diamantes. A melhor (porém mais cara) solução para esse problema é pagar um joalheiro de boa reputação e de confiança para avaliar a joia sem danificá-la. Além disso, ele não pode ficar acompanhando você por diversas joalherias para pesquisar o melhor preço, por exemplo. Confira as dicas a seguir para identificar um autêntico diamante.

1 - Várias joalherias emitem certificados de autenticidade. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para não comprar gato por lebre.
Um certificado confiável inclui os seguintes itens:
  • Nome e CNPJ do estabelecimento emitente;
  • Número de registro no conselho de classe, inscrição municipal, titulação e assinatura do gemólogo autônomo (responsável técnico);
  • Número e registro do certificado e data. Caso esteja interessado/a em mais detalhes sobre certificados de autenticidade de pedras preciosas, vale a pena visitar o site da GEM LAB - Gemologia e Engenharia Mineral.
2 - Observe como a luz reflete na pedra. Os diamantes tem um alto poder de refração, ou seja, eles conseguem “dobrar” os raios de luz que passam por eles. É graças a essa propriedade que eles brilham tanto. O vidro e o quartzo usados em imitações tem o poder de refração muito menor, mesmo que tenham sido lapidados de forma a imitar um diamante.
  • Caso o seu diamante esteja solto (ou seja, não está preso a um anel ou brinco, por exemplo), você pode fazer o seguinte teste: coloque-o em cima de uma folha de jornal. Se você conseguir ver as letras impressas através do diamante, é provável que ele seja falsificado.
  • Se a pedra apresentar refração dupla (um ponto em que as linhas ficam duplicadas, como se você estivesse bêbado e passasse a ver tudo em dobro), é provável que se trate de Moissanite, um mineral bastante usado em imitações. A semelhança é tão grande que até os joalheiros tem dificuldade em notar a diferença. Olhe para o diamante de cima para baixo para verificar se não há refração dupla.
  • Outro teste: Com uma caneta, desenhe um ponto preto em uma folha de papel. Coloque o diamante em cima desse ponto. Caso dê para enxergar um círculo preto através do diamante, é porque ele é uma imitação.
3 - Observe os reflexos de luz da pedra. Os reflexos de um diamante de verdade tem tons de cinza. Caso você encontre reflexos coloridos, é porque o diamante em questão é de baixa qualidade ou, pior ainda, uma falsificação. 

4  Exame microscópico: virando o diamante de cabeça para baixo, verifique se há reflexos alaranjados quando você move a pedra. Em caso afirmativo, você está lidando com uma imitação.
5 - Se você achar que compensa pela frequência com que deve verificar a autenticidade de diamantes, há testadores  que usam laser ou raios UV para indicar se um diamante é falso. O preço médio de um aparelho testador gira em torno de 2500 reais.

6 - O peso entrega o ouro. Outro mineral usado para imitar diamantes é o dióxido de zircônio (ou zircônia cúbica). Ele é 55% mais pesado do que o diamante. Se você já tem certeza de que um diamante é verdadeiro, basta comparar esse com outro com o mesmo formato e tamanho que ainda não foi testado e pesar os dois. O mais pesado será o falso.

7 - Fique de olho no metal que acompanha o diamante na joia. É muito pouco provável que um diamante verdadeiro esteja acoplado a um metal barato. O quilate do metal gravado na parte de dentro da joia é um bom sinal (10K, 14K, 18K, 585, 750, 900, 950, PT, Plat). Já as iniciais "C.Z." representam a zircônia cúbica (usada para imitar diamantes).


8 - Você pode usar uma lâmpada de luz negra para ver se os seus diamantes ficam com uma cor azul-fosforescente - sinal de que são verdadeiros. Mas se a qualidade do diamante for excepcional, ele pode NÃO ficar azul. Mas este teste já serve para uma primeira triagem, por exemplo. A moissanite, por sua vez, apresenta uma fluorescência esverdeada, amarela ou cinza sob a luz ultra-violeta.

9 - Você pode também submeter as pedras preciosas a um teste usando uma sonda termoelétrica. A Presidium Gem Tester é uma das marcas no mercado. Os diamantes verdadeiros dispersam calor rapidamente e não vão esquentar com a sonda. A vantagem deste método é que ele não danifica as pedras como outras formas de teste existentes. 

10 - Use o “bafômetro”: Coloque o diamante na frente da boca e solte o ar pela boca, da mesma forma que você faz com o espelho quando quer escrever com o dedo nele. Se a pedra continuar embaçada passados 2 segundos, é muito provável que se trate de uma falsificação. Um diamante de verdade dispersa o calor instantaneamente, ou seja, não fica embaçado. Use um diamante que você já sabe que é verdadeiro e compare com a pedra suspeita. Bafeje nas duas ao mesmo tempo. A verdadeira vai continuar sem embaçar.


11 - Se puder, passe o diamante por um aparelho de raio X. Diamantes de verdade são invisíveis ao raio X. Já os materiais como o vidro, cristal e zircônia cúbica usados em imitações vão aparecer discretamente. 

12- Uma lupa de joalheiro pode identificar imperfeições encontradas em diamantes de verdade. Diamantes fabricados em laboratório (que normalmente passam por todos os testes acima) e aqueles feitos com zircônia cúbica NÃO apresentam nenhuma imperfeição.

13 -  Coloque o diamante dentro de um copo cheio d´água. Se ele “desaparecer” na água, é porque se trata de quartzo ou vidro.

14 - Os diamantes conseguem riscar vidro, mas o problema é que muitas imitações também conseguem. 

15- Não poderá repetir, pois seu diamante desaparecerá.
Sendo ambos formados de carbono, eles podem ser queimados, produzindo gás carbônico, CO2. Aqueça o diamante até ele ficar bem vermelho e depois o mergulhou em um béquer com oxigênio líquido. Como toda reação de oxidação, ela é exotérmica e, por isso, dá pra se ver o brilho intenso e a temperatura indo pras cucuias.





Caso decida levar suas joias para serem avaliadas profissionalmente, o IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais preciosos cobra  por hora.

Carbono e Kimberlito 
 Kimberlito Rocha Vulcanica 
Conheça a planta que cresce onde há diamantes 


fonte: .wikihow.com

16 comentários:

  1. Acho que encontrei uma pedra de diamante ela nao embaça, nao tem cor, afundou na agua, coloquei ela em cima de um ponto e vi oito pontos nela....

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma que achei e grande tem 13 pontinhos

    ResponderExcluir
  3. Acho que tenho uma já fazem 29 anos ela tá intacta e se destaca em meio às tudo que tenho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cavamos minha casa, encontramos uma pedra imensa. Mas qual a diferença gritante entre quartzo e diamante?

      Excluir
  4. Oi ganhei um anel de minha avó esse anel tem mais de 60 anos ela já faleceu única coisa que sei tem marcado no anel 4Cs é um diamante me ajudem

    ResponderExcluir
  5. 4Cs é um método de classificação da gema( cor, claridade, corte e peso). https://blog.poesie.com.br/diamantes/classificacao-de-diamante-qual-4c-e-mais-importante/

    ResponderExcluir
  6. 💎 Área de Minério de Diamantes – Busca por Parcerias:

    - Localizada no Mato Grosso – Brasil (350 km de Cuiabá).
    - Área hoje com exploração: 10.000 hectares.
    - Área a ser explorada: + 9.000 hectares.
    - Todas as licenças e documentações em dia.
    - 100% legalizada incluindo opção de certificado Kimberley.
    - Esta sendo extraído hoje:
    * 73% de diamantes destinados para gemas.
    * 27% de diamantes destinados para indústria.
    - O proprietário busca parceiro para investir em nova planta e produção para os restantes dos 9.000 hectares.
    - Luva de R$ 1.500.000,00. (Negociável).
    - Proposta de parceria:
    * 70% para o investidor.
    * 30% para o proprietário.

    ☎️ WhatsApp: +55 35 9.8429-9938

    ResponderExcluir
  7. Encontrei uma pedra de diamante gostaria de saber sé e verdadeira

    ResponderExcluir
  8. diferença entre quartzo e diamante acesse.. https://pt.science19.com/how-to-tell-if-crystal-is-diamond-or-quartz-9545

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma pedra bruta já já fiz o teste e corte de vidro onde obtive sucesso,passe pelo teste da Lima e também com sucesso,test de porno fogo e logo em seguida na aguá também com sucesso, teste com vidia também com sucesso, teste com diamante de corte de vidro , todos eles não danificou nem riscou a pedra,g gostaria de saber se realmente estou de posse de um diamante, poderiam me ajudar

    ResponderExcluir
  10. Meu Gmail luizfernandokleye@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ganhei um anel de família a muito tempo já fiz o teste de jogar ele na água ele afundou passei um ferro ele não arranhou será que é diamante msm tem gravado 585 dentro do anel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gravação provavelmente significa 585 pontos, equivalente a joia de 14K. 58% de ouro puro e 42% de ligas metálicas.

      Excluir
  12. Tenho uma pedra muito parecida com diamante quero saber se tem algum valor

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...