Pesquisar no blog

terça-feira, 16 de julho de 2013

AS 10 ÁRVORES MAIS ESTRANHAS DO PLANETA

Árvores de grande porte, e de formas exóticas encontradas em todo mundo. ... Os habitantes mais velhos do planeta. ... Umas das plantas mais estranhas  é a Dracaena cinnabari, uma árvore de estranha aparência ( foto).




Árvore da Vida
Há 400 anos ela vive solitária no meio do deserto do Bahrein, graças às raízes profundas e extensas. Cerca de 50 mil turistas por ano percorrem 2 km de areia fina para ver de perto a Sharajat-al-Hayat, como é chamada essa árvore no idioma local; reza uma lenda que ela fica no mesmo local do bí­blico Jardim do Éden...


 


Árvore de Circo
O fazendeiro Axel Erlandson começou a brincar com as aparências das árvores até que montou uma fazenda na Califórnia/EUA, na década de 1940, para expor suas árvores de Circo ele podava, vergava e inseminava as plantas em formas fantásticas. Para a Árvore Cesto, por exemplo, ele plantou seis mudas em um cí­rculo e depois as enxertou (umas nas outras) para formar os padrões geométricos que desenham o tronco acima.

 Baobás
Com troncos que podem armazenar até 120 mil litros de água, elas se tornaram símbolos do Senegal e a árvore nacional de Madagascar (que possui a maior variedade, seis espécies). Entre 25 m de altura e 7 m de diâmetro, os baobás crescem em zonas áridas e sofrem intervenções humanas, como este inusitado banheiro, construído dentro de seu casco.




Banyan
O templo Ta Prohm, no Camboja, foi cenário do filme Tomb Raider. A construção foi marcada pelas raízes gigantes das árvores que crescem para cima, ao redor e através das suas paredes. Na Índia, aliás, as pessoas acreditam que a árvore realiza desejos e traz sorte. 







 Cajueiro de Pirangi
a Praia de Pirangi, Natal, RN, BRASIL, virou ponto turístico por ter o maior cajueiro do Mundo E ele cobre uma área de 750 m². Isso acontece porque os pesados galhos pendem e se curvam para o solo até que deem novas raízes e comecem a brotar novos cajueiros a partir da mesma árvore.



 


Carvalho

A Capela do Carvalho é um carvalho que hospeda, no tronco oco, duas capelas construídas em 1669. Há uma escada em espiral que leva os peregrinos até os templos. A árvore, que fica em Allouville-Bellefosse, França, tem entre 800 e 1.200 anos, 15 m de altura e 16 m de circunferência.




Cipreste
A Árvore de Santa Maria (Taxodium mucronatum) no México, tem a idade de mais de 2 mil anos. Esta é uma das maiores árvores do Mundo, com 42m de altura, volume de 817m² e peso estimado em 636 toneladas. Por conta do seu tamanho, os nódulos que surgem nos troncos formam figuras que atraem milhares e milhares de visitantes.




Dragoeiro
A casca e folhas cortadas secretam uma resina avermelhada, batizada como sangue de dragão, que era usada na Europa para produzir remédios ou tingir madeira e tecidos. O dragoeiro (Dracaena draco) é natural da Pení­nsula Ibérica, mas também pode ser encontrado em abundância nas Ilhas Canárias (Espanha) e em alguns pontos do arquipélago de Madeira e Açores, em Portugal.



Sabina
O vento forte causa a deformação nos troncos da maioria das Sabinas (Juniperus phoeniceada Ilha de El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias. A árvore foi descartada para a fabricação de móveis por conta de sua fragilidade, mas virou atração turística, especialmente durante a Semana Santa.





Sequoia
Reconhecidas pelo grande porte e longevidade, as sequoias podem passar dos 100 m de altura e viver por milênios. A espécie tem um tronco avermelhado e bastante robusto. Ela é tão forte que a Árvore Chandelier, que fica em Legget, na Califórnia/EUA, teve sua base perfurada na década de 1930 para virar um túnel para carros.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...