Pesquisar no blog

sábado, 24 de novembro de 2018

CONSUMO DE INSETOS NA ALIMENTAÇÃO

No Guia Alimentar para a População Brasileira, o Ministério da Saúde não faz nenhuma menção ao consumo de insetos. Já a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional entende que esse hábito alimentar não faz parte da cultura brasileira e não tem estudos neste sentido. O Ministério da Agricultura, por sua vez, afirma que não há registro oficial de estabelecimentos que produzam insetos para o consumo humano. Mas uma empresa de Minas Gerais, a Nutrinsecta é especializada na produção de insetos para a alimentação de animais.

A mais comum é a formiga tanajura, que é um alimento relativamente tradicional em áreas do interior de Minas Gerais e do Nordeste, em forma de farofa. Outro inseto conhecido é a larva do besouro Pachymerus nucleorum, que se instala dentro de frutos, e que por isso também é conhecida como “larva do coquinho”. Seu consumo faz parte de brincadeiras na zona rural e de treinamentos de sobrevivência na selva. 
Uma nova pesquisa da Universidade de Wisconsin (EUA) sugere que uma proteína crocante pode ser muito boa para sua saúde – estamos falando de comer grilo. Em um pequeno experimento, cientistas descobriram que comer insetos no café da manhã pode ajudar a melhorar as bactérias naturais em seu intestino (o microbioma) e reduzir a inflamação no corpo. 
Fundada em 2008, em Betim (MG), a Nutrinsecta produz cerca de duas toneladas de insetos por mês, hoje, a empresa volta sua produção principalmente para a utilização como alimento de aves e répteis, mas as quer criar uma linha para humanos. 


Entomofagia é pratica cultural
O Camboja (sudeste asiático), por exemplo, possui aranhas como iguarias tradicionais; a China aprecia espetos de grilos e larvas de bicho-da-seda. No México é possível degustar lagartas, ovos de mosquito, gafanhotos e percevejos, e na Índia, o cupim ao molho curry é prato popular. A prática de comer insetos é chamada de entomofagia. Durante séculos, muitos povos incluíram insetos em seus cardápios. No Brasil, o “cascudo” mais famoso é a saúva, formiga que pode ser encontrada principalmente em panelas da região Norte. O hábito é uma herança dos índios amazônicos e dizem que o gosto lembra o de camarão.
Em visita a Vale Verde  e  Parque Ecológico (Betim/MG), com alguns alunos, tive a oportunidade de degustar alguns insetos, achei o gosto da larvas do besouro tenébrio, parecido com pistache.

E ai, topa trocar seu café da manhã por algo mais nutritivo? 

Bom para a saúde 
Grilos e outros insetos têm fibras como a quitina, diferentes das encontradas em frutas e legumes. Alguns tipos de fibra ajudam a população de bactérias benéficas do nosso corpo a crescer. Os resultados do experimento indicaram que comer insetos pela manhã ajudou uma bactéria em particular, Bifidobacterium animalis, a florescer. Esta cepa foi associada a uma melhor função intestinal. Usando amostras de sangue e fezes, os pesquisadores também encontraram evidências de redução da inflamação no corpo. A inflamação tem sido associada a muitas condições de saúde, como depressão e câncer. 

Bom para o meio ambiente 
Cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo consomem insetos como parte de suas dietas. Pode ser alimento potencial para a sustentabilidade ambiental.  Por serem ricos em proteínas, os insetos conseguiriam suprir a mesma produção de nutrientes do gado gastando menos recursos – água, área e alimentos. Como a tendência é que o preço da carne bovina suba muito ao longo do século, a dieta de insetos tende a ganhar adeptos. É uma alternativa não só econômica, como também ecológica. Comparada à pecuária, a criação desses bichos causaria um impacto ambiental muito menor. Ela utiliza menos espaço e é mais barata. Além disso, os insetos se reproduzem em uma velocidade maior e emitem menos gás carbônico (causador do efeito estufa). Outra possibilidade que esse tipo de cultivo pode abrir é o aumento de renda familiar de comunidades carentes, uma aposta da FAO, já que eles poderiam ter suas próprias criações e comercializá-las. 

Quer tentar? Bora comer uns 
Mas, se você estiver disposto a experimentar, vai descobrir que eles são nutritivos e muitas vezes deliciosos. Além disso, qual é a diferença entre um grilo e uma lagosta, entre uma barata e o camarão? Um artrópode está na terra, o outro no oceano. Ah, não coma barata doméstica. 


Cuidados
Os defensores desse tipo de alimentação não sugerem, no entanto, que insetos encontrados em casa sejam incluídos na dieta da noite para o dia. Não se devem pegar animais a torto e a direito porque eles podem ter contaminantes. Não se refere apenas à sujeira que eles podem trazer, mas também a toxinas naturais que podem existir nesses organismos. Existem milhões de espécies de insetos e muitas delas não são comestíveis em hipótese nenhuma. Outra ressalva é que,. os crustáceos, como o camarão e a lagosta, pertencem ao mesmo filo que os insetos, o dos artrópodes. Assim, quem tiver alergia a um grupo possivelmente também terá reação alérgica ao outro.


Proteinas
As proteínas são nutrientes necessários ao organismo para o crescimento, desenvolvimento e reparação dos tecidos corporais. Além de fazerem parte de diversas estruturas do organismo, compõem enzimas, hormônios, fazem transporte de nutrientes e compõem o sistema imunológico. A orientação dos nutricionistas é que uma pessoa consoma entre 0,8 e 1 grama diária de proteínas para cada quilo de seu peso. Em outras palavras, quem pesa 50 kg deve ingerir entre 40 e 50 gramas de proteínas em um dia.


Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...