Pesquisar no blog

sábado, 6 de outubro de 2018

MEIOS DE PRODUÇÃO

A revolução industrial alterou drasticamente a relação dos homens com o seu trabalho, a forma de se produzir as mercadorias, incorporando-se uma nova disciplina em relação aos espaços públicos e privados e em relação à própria temporalidade.


O QUE SÃO MEIOS DE PRODUÇÃO? 
Os meios de produção são os instrumentos, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção. Não fazem parte, portanto, dos produtos fabricados, ficando na empresa que os produziu durante um determinado tempo. Eles são extremamente necessários e importantes para a industrialização e fabricação de mercadorias, pois sem eles não haveria como os trabalhadores realizarem a produção. Um exemplo de meio de produção são as máquinas de costuras utilizadas em confecções de roupas. Elas transformam os tecidos em mercadorias, mas não são incorporadas ao que foi fabricado, permanecendo no local onde a produção foi realizada. 
Ao longo do tempo, os meios de produção foram se transformando, mudando suas características. Por exemplo: no século XVIII, durante a Iª Revolução Industrial, foi descoberta a máquina a vapor, o que foi responsável por dinamizar os transportes e as ferramentas das indústrias. De lá pra cá muita coisa mudou nos meios de produção, que são cada vez mais sofisticados graças às transformações causadas pela Revolução Técnico-científica, que propiciou o surgimento de computadores e máquinas automatizadas no processo produtivo. Em alguns setores, os meios de produção chegaram a adquirir a capacidade de substituir o homem, como no caso da agricultura, em que uma colheitadeira com apenas um operário conduzindo realiza o trabalho equivalente ao de dezenas de trabalhadores. Industria automatizadas que agregam técnicas, softwares e sistemas específicos agilizando a produtividade. 

ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO 
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade. Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial:

Artesanato (primeira forma de produção)
  • Ausência de divisão do trabalho; 
  • Trabalho manual e individualizado; 
  • O artesão quem decidia quantas horas trabalharia por dia, isto é, era ele quem controlava o tempo e a intensidade do trabalho. 
  • Instrumentos de trabalho simples que pertenciam ao próprio trabalhador;
  • Os preços dos produtos são altos, porque temos pequena produção, menos produtos em um intervalo de tempo grande. (Produção demorada); 
Pela pouca produção, a burguesia achava ruim o artesanato, não sendo viável para seus interesses econômicos e políticos. 

Manufatura (Europa, século XVI):
  • Máquinas simples e manuais; 
  • Pequena divisão de trabalho; contingente de trabalhadores em um espaço comum, uma oficina.
  • O artesão já não era responsável pelo produto do seu trabalho, ao contrário, recebia um determinado salário pelo seu tempo de dedicação ou por sua produtividade. 
  • Aumento da produção (Produção em menos tempo); A manufatura tinha como objetivo a potencialização dos lucros, mas, ao mesmo tempo, o controle rígido dos trabalhadores. 
Com a Manufatura, a burguesia conseguirá ter mais produtos em menos tempo, mas ela queria ter mais produtos pra vender no seu comercio, queria acumular mais capital.  O modelo da manufatura será propício ao capitalismo industrial que vai se desenvolver especialmente na Inglaterra a partir da década de 1780. A partir da manufatura, com a introdução das máquinas e a objetividade suprema do lucro, o capitalista fomentará a fábrica.

Maquinofatura/ Indústria (Manchester, Inglaterra, século XVIII)
  • Grande mecanização, com trabalhador servindo como ferramenta, servindo à máquina; 
  • Trabalho assalariado, processo de mais-valia com lucro para o patrão; 
  • Grande divisão do trabalho, com especialização/organização/disciplina; 
  • Produção em larga escala e em série; 
  • Alienação do trabalho: onde o trabalhador não tem o controle sobre o processo e as condições do trabalho; 
  • Os preços dos produtos são baixos, porque temos grande produção, mais produtos em um intervalo de tempo menor. (Produção em um curtíssimo espaço de tempo).
Revolução Industrial provoca profundas consequências e alterações sociais. Desenvolvimento do Imperialismo, desenvolvimento da ideologia socialista, segregações(divisão baseada nas condições materiais de vida), mais -valia, desenvolvimento de novas tecnologias e formações de grandes empresas(transnacionais), aumento da poluição e dos passivos ambientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...