Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de outubro de 2018

ENTENDA DIFERENÇA ENTRE SOCIALISMO E COMUNISMO

O socialismo é considerado um sistema econômico que busca alcançar a igualdade entre os membros da sociedade. O comunismo, por outro lado, é um sistema econômico que busca a igualdade entre os membros da sociedade e também uma ideologia política que defende uma sociedade sem classes, sendo considerado uma forma mais extrema de socialismo, onde o governo é o proprietário central e decisor em todos os assuntos. Mas na pratica não é bem isto que ocorre.




Principais diferenças econômicas entre comunismo e socialismo
  • O socialismo e o comunismo aderem ao princípio de que os recursos da economia devem ser de propriedade coletiva e controlados por uma organização central. Eles diferem, no entanto, na gestão e no controle da economia.
  • No socialismo, as próprias pessoas decidem através de comunas ou conselhos sobre como a economia deve funcionar. O comunismo, por outro lado, controla sua economia através de um único partido autoritário.
  • O socialismo e o comunismo também diferem na forma de distribuição da riqueza produzida pela economia. O socialismo apoia a visão de que os bens e serviços produzidos devem ser distribuídos com base na produtividade de cada indivíduo. Já o comunismo acredita que a riqueza deve ser compartilhada com base nas necessidades de cada indivíduo.
  • No socialismo, existem dois tipos de propriedade: a propriedade pessoal de um indivíduo, e a propriedade industrial que pertence à sociedade. Os indivíduos, por exemplo, podem manter suas câmeras digitais, mas não podem manter uma fábrica que produz câmeras digitais, pois toda a capacidade industrial e de produção seria de propriedade comum e gerida por consenso ou governo. Em contrapartida, o comunismo trata todos os bens e serviços como propriedade pública.

Principais diferenças políticas entre comunismo e socialismo
  • O socialismo é, em sua essência, uma filosofia econômica, enquanto o comunismo é econômico e político, pois exige que o governo seja o proprietário central de todos os bens e decisor em todos os assuntos.
  • O comunismo vê a abolição completa das distinções de classe, pois todos são efetivamente tratados da mesma forma. Já o socialismo vê uma diminuição, mas as distinções de classe ainda existiriam, pois há meios de umas pessoas possuírem mais riquezas do que outras.
  • O comunismo vê a transição do capitalismo como uma revolução violenta onde o sistema existente é efetivamente destruído, à medida que os trabalhadores se levantam contra as classes média e alta. Já o socialismo vê uma transição gradual do capitalismo através de processos legais e políticos, que consideram que todos devem ser tratados igualmente desde seu nascimento.

Comunismo e socialismo na prática

  • Nunca houve um estado puramente comunista, desde que a filosofia foi criada. A União Soviética, a China, o Vietnã, Cuba e a Coreia do Norte são os exemplos mais próximos, embora nenhum deles tenha alcançado uma estrutura puramente comunista. Esses países se concentraram mais no papel dominante do governo em todos os aspectos da economia, política e tomada de decisão, mas nunca alcançaram áreas como o fim da propriedade pessoal, a abolição do dinheiro e a eliminação dos sistemas de classe.
  • O socialismo também nunca foi totalmente adotado em nenhum país desde que a filosofia foi criada. Alguns países como a Noruega, a Suécia, a França e o Canadá têm muitas políticas socialistas, como cuidados de saúde gratuitos e um papel dominante do governo em muitos serviços, mas ainda possuem estruturas e tradições capitalistas muito fortes.

Resumo

  • O socialismo é um sistema econômico, enquanto o comunismo é um sistema econômico e político.
  • No socialismo, os recursos da economia são geridos e controlados pelas próprias pessoas através de conselhos, enquanto no comunismo, a gestão e o controle estão nas mãos de um único partido autoritário.
  • Os socialistas distribuem riqueza às pessoas com base nos esforços produtivos de cada indivíduo, enquanto os comunistas cultivam riqueza em função das necessidades dos indivíduos.
  • Os socialistas podem possuir propriedades pessoais, enquanto no comunismo todos os bens são coletivos.
  • O socialismo permite que o capitalismo exista no meio de si, enquanto o comunismo procura livrar-se do capitalismo.
  • Ambos sistemas são ditatoriais
Aproveitando o gancho....


FASCISMO
Movimento político e filosófico ou regime (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922), que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador. O Fascismo tem características comuns básicas que são: 
  • o totalitarismo
  • o nacionalismo
  • o idealismo 
  • o militarismo
  1. Em um pais totalmente miscigenado como o nosso (Brasil), seria impossível falar em "supremacia de raça", o que é totalmente diferente de se ter uma uma determinada etnia menos desenvolvida financeiramente que outra.
  2. A questão do Nacionalismo é ainda mais delicada, talvez tivesse chance de ocorrer, mas para isso, o brasileiro deveria desenvolver um sentimento de patriotismo bem mais forte do que  se vê atualmente, e esse sentimento teria de sobreviver para além da copa do mundo ou do campeonato brasileiro de futebol.
  3. Unificação da Cultura, acredito que seria algo impossível; como forçar toda população brasileira a não ouvir nenhum tipo de música estrangeira? Como nos proibir de assistir aos X-MEN, e tantos outros Super heróis? Roupas, alimentos, tecnologia de todas a partes do mundo?
  4. Hoje em dia, a doutrina militarista é mais condenada do que aceita, e tanto no Brasil como no exterior, sua prática encontra-se em retrocesso. Ditadura então, nem pensar.
  5. Não tem sido incomum a incorporação tipicamente fascista, em alguns tópicos do programa de partidos da direita liberal e ou conservadora. 
  6. Não é de hoje o uso generalizado do termo “fascista” para se referir aos opositores políticos da esquerda. Se chamamos tudo de “fascista” esse termo perde sua força explicativa, esse caminho generalizante não ajuda.
  7. Mas beira a irracionalidade, afirmar que "qualquer brasileiro", por mais radical que pareça, seja um fascista.
ANARQUISMO
O anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico que corresponde à ausência de governo, ao fim do Estado e da autoridade por ele imposta. O significado do termo é de origem grega “ánarkhos”, que quer dizer “sem governo” e “sem poder”. Na atualidade, o termo adquiriu uma simbologia negativa e equivocada. É muitas vezes associada à desordem ou à ausência de regras, utilizada como sinônimo de caos.
  • Liberdade e autonomia dos indivíduos
  • Propriedade coletiva
  • Autogestão (forma de governo)
  • Autodisciplina e responsabilidade
  • Educação libertária
  • Harmonia e solidariedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...