Pesquisar no blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

MORANGO QUE A GENTE PEGA NO PÉ

Adorados por muitos, os morangos são um dos frutos de Verão mais apetecidos e dos mais fáceis de plantar e cultivar num jardim pessoal, quer seja numa área de terra extensa, quer seja num vaso na varanda, na janela. Delicie-se com esta experiência… 


Morango que a gente pega no pé, e que tem a certeza de poder comer sem medo de agrotóxico, isso é bom demais, não? 

O morango (Fragaria vesca) é uma herbácea perene, rasteira e de pequeno porte, caracterizada por uma folha com três folíolos e pequenas flores brancas. Existem dois tipos de morangueiros: os remontantes (crescem continuamente entre Junho e Outubro) e os não-remontantes (produzem morangos apenas uma vez por ano entre Abril e Junho). Os primeiros devem ser plantados na Primavera e os segundos no final do Verão, preferencialmente em Agosto/Setembro. Apesar de murcharem no Outono, as raízes do morangueiro sobrevivem aos meses mais frios do ano para voltarem a florescer mal chegue a Primavera. 


O morangueiro (Fragaria spp) é uma planta que não dá trabalho - você põe a muda no local definitivo, deixa espaço, rega direitinho, mantem a terra alimentada e terá morangos gostosos. essa frutinha gostosa aceita bem vasos, canteiros, jardins verticais, tubo de pvc, saco de terra pendurado, enfim, dá em todo lugar. 
No Brasil há diversas variedades de morango. Escolha as que melhor se adaptarem às suas vontades e região. Sim, porque tem morangueiro que precisa de muita luz, outros nem tanto, morango para comer fresco. 


Uma coisa é certa: todo morangueiro, para dar seus frutos, gosta de um friozinho firme à noite e de um sol gostoso durante o dia. 


Adubar é preciso 
De mês em mês você deverá adubar sua terra (que antes foi bem preparada com adubo orgânico, cinzas) com uma colher de sopa de torta de mamona ou adubo orgânico bem curtido, levemente incorporada, mexida. Se os morangueiros começarem a ficar com as folhas de um verde muito mais claro, quer dizer que está faltando hidrogênio na terra - espalhe alguns grãos de café no vaso que eles vão ajudar. 
Morangueiro gosta de terra meio ácida, com o pH entre 5,5 e 6,5 


A água dos morangueiros 
Bom, o morangueiro gosta de água todos os dias mas, o morango não. Então, molhe suas plantinhas sem molhar os frutos que brotam. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...