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quarta-feira, 24 de outubro de 2018

ECO-DUTO

O primeiro viaduto de passagem de fauna do país foi instalado pela mineradora Vale no Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, novo trecho de rodovia que escoa a produção da maior mina de minério de ferro do país com a ferrovia de Carajás. 
Não é um obra de design significativo, mas a intenção é relevante

Ponte verde, ecoduto, overpass… todos esses nomes definem um viaduto para travessia de fauna. Mas, caso você nunca tenha ouvido falar, não se preocupe: é uma novidade no Brasil, que recentemente recebeu a primeira ponte do tipo, no Pará.
O viaduto, condicionante imposta pelo Ibama para que o empreendimento recebesse a licença de instalação, foi construído num trecho da ferrovia que corta a Floresta Nacional de Carajás.
Trata-se de uma passagem verde que permite aos animais circular de maneira segura em seus habitats, protegendo-os e prevenindo acidentes. Assim, diminui-se o risco de atropelamentos quando eles precisam atravessar.
Para assegurar o direcionamento dos animais, o viaduto foi cercado de arame galvanizado de 2,2 metros de altura ao longo de 100 metros de extensão para cada lado dos acessos. Espécies arbustivas e de pequeno porte foram plantadas nas laterais, para os animais não perceberem que estão atravessando uma ponte.
Segundo o Ibama, outras 30 passagens, entre viadutos e túneis, foram instaladas ao longo dos 100 quilômetros do ramal e já existem registros do trânsito de capivaras, tatus, jaguatiricas, tamanduás-bandeira, cachorros do mato, cutias, iguanas e gatos-mouriscos.

Atropelamento de fauna
Estradas e ferrovias causam problemas diretos e indiretos à fauna. De forma direta, ocasionam mortalidade aos animais, acarretando a perda de espécies por atropelamento. Indiretamente, geram o efeito barreira, pois os indivíduos não são encorajados a atravessar estradas e rodovias, e por conta disso, problemas como isolamento e perda de variabilidade genética são crescentes, acarretando extinções locais e regionais.
A minimização do problema, principalmente em ramais que cortam áreas florestais, é a construção de passagem de animais, tanto túneis submersos quanto viadutos e passagens aéreas.
O atropelamento de fauna é um problema ambiental sério, responsável por ceifar a vida de 475 milhões de animais silvestres vertebrados por ano nas estradas brasileiras, segundo estimativas produzidas pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas.


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