Pesquisar no blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

REDUÇÃO DE FLORESTAS

Fatos e impactos que a redução de florestas causam para o meio ambiente e para a população.


A falta ou excesso de chuva no Brasil é influenciado pela Amazônia
É na Amazônia que são formados os rios aéreos ou voadores, que são massas de ar carregadas de vapor d’água. A Floresta atrai a umidade evaporada pelo oceano e cria correntes de ar que transportam essa umidade em direção ao Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. a região mais povoada do país ou a mais remota, dependem dos serviços ambientais fornecidos pela floresta e outros ecossistemas naturais.


Conservação da natureza não está na lista da maioria dos governantes
As recentes mudanças anunciadas pelo governo brasileiro demonstram que as regras atendem aos interesses de poucos e não a vontade de muitos. Não estamos reduzindo o desmatamento. Por cerca de 10 anos, até a celebração do Acordo de Paris na Conferência de dezembro de 2015 (COP21), a redução de desmatamentos na Amazônia era destaque global ano após ano: a taxa anual foi reduzida em 83% e oscilou entre 5 a 6 mil km²/ano até 2015. Em 2016, no entanto, os desmatamentos medidos pelo sistema PRODES do INPE registraram quase 8 mil km²na região. Entre as causas, pode-se apontar tanto as reduções orçamentárias dos órgãos ambientais reguladores, como mudanças do Código Florestal Brasileiro, em 2012, que anistiaram desmatamentos ilegais do passado, encorajando o descumprimento da lei.

Brasil é um país que não cumpre acordos internacionais
Com as constantes reduções de áreas protegidas e o aumento do desmatamento, dificilmente chegaremos à meta de desmatamento zero, que já era desafiadora. Zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Quanto aos demais biomas, o compromisso brasileiro não traz metas específicas. A relação entre o desmatamento, a floresta e o clima é real e nos afeta diariamente

O clima do planeta está esquentando
Há grande cosenso científico de que a maior parte do aquecimento observado nos últimos 60 anos é devido ao aumento da concentração de gases de efeito estufa, como o dióxidode carbono (CO2), decorrente da emissão de combustíveis fósseis, do desmatamento, entre outros. Quanto menos áreas naturais tivermos, pior ficará a situação

Quando uma floresta é derrubada, as outras regiões também são afetadas
Além do impacto no regime de chuvas, as florestas também atuam como reguladores do clima, proteção de rios e das espécies que vivem nelas, entre muitos outros fatores. O recente surto de febre amarela que alarma o Brasil é consequência do desmatamento da Mata Atlântica, por exemplo.


Pecuária é uma das atividades mais poluentes 
A Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO) afirma que mais de 80% do desmatamento está ligado à conversão de terras em terrenos de pasto. As emissões diretas e indiretas do agronegócio representam dois terços das emissões brasileiras de gases de efeito estufa.

Florestas e áreas de preservação podem gerar emprego e renda
Acreditar que desmatamento e danos ambientais estão ligados ao desenvolvimento é um pensamento, no mínimo, atrasado. O conceito de economia verde: uma prática que estimula atividades associadas à preservação ambiental, uso efi ciente de recursos e inclusão social. “As atividades ‘verdes’ tendem a ser mais intensivas em mão de obra e em produtos manufaturados com maior conteúdo de inovação”.


O desmatamento das áreas naturais induz a mais violência no campo
Há no Brasil uma tradição de que, se for estabelecido um uso produtivo da terra, é possível ter direito à sua posse. Nesse ponto de vista, a taxa de desmatamento tende a aumentar e dar a oportunidade para que grileiros reclamem para si o direito à posse. Há inúmeros estudos que apontam como o processo de desmatamento é acompanhado por atos de violência, que vão do conflito entre posseiros e grileiros, até a expulsão dos antigos moradores da floresta. Casos, ainda, que podem resultar em homicídio.



Referência
www.ecodebate.com.br/
www.super.abril.com.br/
www.mma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...