Pesquisar no blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O PORTAL DE HADES

O Castelo Houska, também conhecido por “The Gate to Hell” (portão do inferno), se localiza em Blatce, a 47 quilômetros ao norte de Praga, capital da República Checa. Construído em estilo gótico renascentista no século 13, tem características arquitetônicas inusitadas e conhecido pelas suas lendas sobrenaturais. É um dos castelos mais antigo do país e também um dos mais conservados, considerado um monumento cultural. Atualmente, também é considerado um dos mais assombrados do mundo.



De todas as histórias que envolvem supostas entradas para o inferno, a do Castelo de Houska é uma das mais curiosoas. A fortaleza medieval está em um monte sem posicionamento estratégico e é fortificada por dentro, e não por fora. As lendas locais dizem que a construção tem um só propósito: fechar a entrada à terra dos demônios. 
Os primeiros registros do lugar remontam ao príncipe Slavibor Pšovany, um dos senhores tribais que até o século X governavam os territórios onde atualmente fica a República Tcheca. Segundo conta a história, Slavibor construiu a primeira fortaleza para seu filho Houza, por isso o nome. O castelo atual foi construído a pedido do Rei Přemysl Ottokar II, da Boêmia, em 1270, mas o primeiro registro escrito da construção não apareceu até 1316, quando passou às mãos da nobreza.
Para os especialistas, Ottokar construiu Houska como centro administrativo local das propriedades da coroa. Essa pode ser a resposta para alguns dos mistérios que rondam o castelo. A edificação não possui nenhuma fonte de água perto e nem uma cozinha. Simplesmente, foi elaborada para não ser habitada. Sua localização também é inusitada. Está distante das principais rotas de comércio e não tem nenhuma importância militar. 


Ao longo dos anos, a cultura popular desenvolveu uma explicação muito mais fantasiosa para a construção da edificação. Ao invés de abrigar um mero centro administrativo, o castelo teria sido erguido em cima de um poço, que serviria de entrada para o mundo das trevas. Reza a lenda que a capela da fortaleza fica exatamente em cima do portal demoníaco. Na época da II Guerra Mundial o local foi ocupado por nazistas. Os seguidores de Hitler teriam realizado rituais de ocultismo por lá.
A descoberta de uma rachadura profunda ou fissura num arenito, certamente foi a reputação de terror que existia na área. Rumores sugeriam que essa fissura sem fim era uma porta de entrada para o inferno e que demônios e espíritos a usavam como uma rota para o ardente reino de Satanás, bem como, por almas humanas perversas e vítimas inocentes da atividade demoníaca na área. As fazendas um pouco mais distantes, perdiam constantemente animais e pessoas, supostamente para essas tais criaturas. A população evitava sair de suas casas após o sol se por e os transeuntes que se aventuravam a andar após a escuridão, certamente estavam buscando uma passagem rápida para o além. A rachadura era a desgraça na superfície da Terra. Dizia na época, que monstros, demônios e espíritos emergiam. Monstros meio humanos, meio animais percorriam os vales cobertos de árvores, procurando sangue quente, de vítimas humanas e animais.
Algo tinha que ser feito e, em algum momento da década de 900, uma capela foi construída sobre a fenda que tanto trazia desgosto a população, e assim bloqueando todas aquelas supostas criaturas infernais. Na verdade, ninguém tem a certeza de quando a estrutura do castelo foi realmente construída, já que, misteriosamente, os registros desapareceram.
Mais de 1.000 anos atrás, grande parte da região do castelo era coberto por florestas densas, úmidas, sombrias e sinistras, já que a área era famosa por suas formações de arenito conhecido como ‘skály‘, imensos blocos de arenito corroídos pelo tempo, que se elevam acima da floresta, criando essa paisagem sinistra.

Referências
https://www.magnusmundi.com
https://seuhistory.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...