Pesquisar no blog

domingo, 28 de outubro de 2018

REFLORESTAMENTO


A floresta cumpre o papel de proteger os recursos naturais; solo, fauna, flora, clima e água. Graças a cobertura vegetal a vida existe no planeta Terra. Com o desmatamento a biodiversidade é comprometida. Neste momento surge a preocupação em reconstituir as matas afim de preservar a biodiversidade, os lençóis freáticos e a qualidade do ar. Devido à intensa degradação ambiental, algumas florestas não conseguem se recuperar naturalmente e então uma opção é o reflorestamento

O Reflorestamento tem sido uma prática muito importante para a melhoria da qualidade de vida bem como para garantir o futuro da humanidade. Tem como objetivo promover a recuperação de parte da vegetação de locais que passaram por intempéries naturais, ou mesmo pela ação do homem e tiveram a sua população de árvores reduzida drasticamente.
O reflorestamento intencional envolve o plantio e manutenção de vegetação em áreas que tenham sido previamente degradadas ou destruídas e, de acordo com a finalidade do plantio, determinadas espécies são escolhidas. 


O reflorestamento pode ocorrer por:
  • Motivos legais, para captação de gás carbônico, para tentar recuperar o ecossistema original com mudas nativas; 
  • Fins comerciais com mudas de crescimento rápido, para obtenção de matéria prima.
  • Por interesses econômicos e sociais, obtenção de alimentos, contenção de encostas, preservação de nascentes.
  • Simplesmente para minimização da pegada ambiental de pessoas, empresas ou instituições. 
Existem termos distintos para plantio de árvores em áreas degradadas, mas a diferença entre eles é basicamente o uso prévio do solo: 
  • Florestamento significa o plantio em áreas onde, historicamente, não havia floresta; 
  • Reflorestamento é o plantio em áreas em que, historicamente, havia vegetação, mas que foram convertidas pelo ser humano para outros usos. 
Em alguns casos, a vegetação consegue se regenerar sozinha, em processos naturais. Entretanto, a maioria dos ecossistemas são tão degradados e desgastados que eles sozinhos não são capazes de se recuperar. 


Bom, mas quais os tipos de reflorestamento que existem?
  • Fins comerciais (florestas plantadas) - Os principais “reflorestadores” são empresas de papel e celulose e siderúrgicas que utilizam essas árvores como matéria primas. 
  • Fins ecológicos (mata nativa) - é uma intervenção por meio do plantio de espécies nativas para recompor um ecossistema. Comumente chamado de recomposição florestal. É importante para proteger e recuperar os serviços ecossistêmicos da região, ressaltando que ainda não é possível refazer um ecossistema idêntico ao original, mesmo respeitando as variedades regionais.

Muitos agricultores implantam florestas em terras inapropriadas para a agricultura. Ao desenvolver o florestamento e ou reflorestamento em suas terras, o agricultor preserva a natureza, protege nascentes de água, evita erosão do solo, protege suas lavouras de ventos fortes, e ainda recebe incentivos fiscais. Pode-se dizer que essas áreas tornam-se uma espécie de poupança.

Um comentário:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...