Pesquisar no blog

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

TIPOS DE EROSÃO

Os tipos de erosão podem ser definidos com base em seus agentes formadores e nos processos de constituição e desgaste dos solos.A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo.




A erosão, como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. Ela pode ocorrer por processos naturais, que costumam ser mais lentos e de menor impacto, e por processos antrópicos, o que caracteriza as erosões aceleradas. Se observamos a imagem acima, podemos notar que, em casos extremos, a atuação desse fenômeno pode gerar grandes catástrofes tanto no meio urbano quanto no meio rural. 

A vegetação ajuda de várias formas a evitar o desgaste, a dissolução ou a remoção do solo ou rochas, com perdas significativas de camadas de superfície terrestre. Para começar, as raízes das plantas fixas no solo, além de absorver umidade, seguram a terra mais firme. O solo com área coberta por vegetação é naturalmente mais poroso e consegue manter suas partículas juntas, impedindo que sejam facilmente levadas pela água. E as copas das árvores também têm um papel fundamental: elas reduzem a força do vento, diminuem a velocidade das gotas da chuva e o impacto tanto do excesso de água quanto de vento no solo. As ações humanas (como o desmatamento) podem acelerar o processo de erosão. Em termos de classificação, há vários tipos de erosão, que podem ser elencadas conforme o tipo de agente erosivo atuante, como a água, os ventos e os seres vivos.


1. Erosão hídrica

1.1 - Erosão pluvial
É o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. Em geral, qualquer desgaste do solo ocasionado pelas precipitações pode ser classificado como erosão pluvial, mas nas áreas onde o terreno é menos protegido pela vegetação e outros elementos, os efeitos da ação da água podem ser mais intensamente sentidos.

 As erosões pluviais podem apresentar-se de diferentes formas, como poderemos ver a seguir:

a - Erosão em splash
É o efeito gerado pelo impacto das gotas de chuva sobre o solo. Aparentemente simples, esse processo pode ocasionar problemas maiores caso se intensifique pela total ou parcial desagregação das partículas do solo e das rochas.

b - Erosão laminar
é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o.

c - Erosão em sulcos
Ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos. Geralmente, esse é o princípio para a formação de erosões mais graves em áreas de declividade.

d - Ravinas
É quando a água das chuvas, com o tempo, vai abrindo cavidades maiores ao longo da declividade do terreno.

1.2. Erosão Fluvial
É o desgaste provocado pelo leito dos rios tanto quando eles se excedem e avançam sobre as margens quanto quando a vegetação ciliar é removida e desprotege o relevo ao redor dos cursos d´água, conforme ilustra a figura a seguir:

2 - Erosão Marinha
Ocorre quando as rochas ou o solo litorâneo são desgastados pela água das ondas do mar. É um processo natural e que se transforma em problema quando habitações ou estradas são construídas em áreas ocasionalmente ocupadas pelas ondas.

3 - Erosão eólica
Como o próprio nome indica, é o tipo de erosão causado pela ação dos ventos, que vão lentamente esculpindo as rochas e transportando as partículas dos solos.c

4 - Erosão glacial
É o tipo de erosão causado pela ação do gelo, tanto da neve quanto das geleiras. Geralmente ocorre porque as variações de temperatura congelam e descongelam a água, que se dilata e se comprime, afetando as rochas e os solos. Outras formas de movimentação do gelo, como as avalanches, também atuam nesse processo.

5 - Erosão por gravidade

Ocorre em áreas montanhosas de acentuada declividade. Em alguns casos, quando o relevo é muito inclinado, pode ocorrer a movimentação de massas de terra, fenômeno que pode ser intensificado pela saturação dos solos pela água das chuvas.

6 - Voçoroca
Pode ser resultante da combinação de vários tipos de erosão, formando grandes crateras que costumam atingir o lençol freático ou estruturas internas dos solos.

7 - Erosão geológica
É também conhecida como erosão natural ou que não sofreu a interferência humana. Atua modelando as paisagens, com uma combinação de vários outros tipos de ações erosivas. Um exemplo é a modelagem de um vale ou de um canyon pelas águas e pelos ventos.
  

CUIDADO- NÃO CONFUNDA

  • Sulcos - Pequenas incisões na superfície (na forma de filetes muito rasos), de até 0,5m de profundidade, perpendiculares às curvas de nível. Podem ser eliminados por operações normais de preparo de solo. Desenvolvem-se em áreas nas quais a erosão laminar é mais intensa
  • Ravina - Apresentam profundidade maior que 0,5 metros, diferenciando-se dos sulcos por não serem obliteradas pelas operações normais de preparo do solo. Ocorrem quando a água do escoamento superficial escava o solo atingindo seus horizontes inferiores e, em seguida, a rocha. Também ocorrem movimentos de massa devido ao abatimento de seus talude 
  • Voçorocas - Formas mais complexas e destrutivas do quadro evolutivo da erosão linear. Devem-se à ação combinada das águas do escoamento superficial e subterrâneo, desenvolvendo processos como o "pipping" (erosão interna), liquefação de areias, escorregamentos, corridas de areia, etc. Em geral são ramificadas, de grande profundidade, apresentando paredes irregulares e perfil transversal em "U". O nível freático aflora no fundo do canal.
PARA SABER MAIS CLICA


Referência
http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/interacao/inter08b.html
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/agricultura_e_meio_ambiente/arvore/CONTAG01_58_210200792814.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...