Pesquisar no blog

domingo, 20 de agosto de 2017

PLANTADORES DE RIO

Qualquer planejamento, no sentido de conservar ou recuperar uma nascente, tem como princípio básico criar condições favoráveis no solo para que a água da chuva possa infiltrar ao máximo, depositando num aquífero que, por sua vez, irá abastecer uma ou mais nascentes que se encontrem associadas a ele.


Os reservatórios subterrâneos de água são os responsáveis pela manutenção das nascentes que, por sua vez, abastecem os cursos de águas superficiais. Como os reservatórios subterrâneos são formados a partir da água que infiltra através da superfície do solo, fica fácil entender que, para manter o fluxo dos cursos de águas superficiais, é necessário criar condições para que um grande volume de água das chuvas infiltre através da superfície do solo e chegue até aos reservatórios subterrâneos, garantindo o fluxo dos cursos de água durante o ano todo, inclusive na época da seca.



POR QUE AS NASCENTES DESAPARECEM?
Bom, elas não desaparecem, pelo menos não sozinhas, mas sim pelo desmatamento das encostas e matas ciliares, pela impermeabilização do solo, e pelo uso inadequado do solo. Atitudes causadas pelo homem, não pela natureza. O que leva uma nascente a secar é a diminuição da capacidade de infiltração da água da chuva através da superfície do solo. 

PRINCIPAIS FATORES QUE FAVORECEM O SECAMENTO DE NASCENTES E POSSÍVEIS MEDIDAS PARA EVITAR O PROBLEMA:

Pastagens - Para se reduzir o grau de compactação do solo e os processos erosivos em áreas com pastagens, é necessário que se proceda a sua estabilização, para que, posteriormente, se possa adotar técnicas de conservação. A ocupação dessas áreas com vegetação rasteira vai ocasionar na camada superficial do solo, sua melhor fixação, além de maior acúmulo de matéria orgânica, facilitando a penetração da água da chuva. Assim, a água da chuva que ficou armazenada no solo irá percolar até a primeira camada impermeável e alcançará a depressão na qual aparece a nascente.
Desmatamento - A substituição da mata por pastagens, nas áreas de encosta, requer um planejamento adequado, de forma que exista um equilíbrio entre a quantidade de animais e a capacidade suporte da pastagem. Uma alternativa que resulte no melhor aproveitamento do pasto e na menor compactação do solo é o pastejo rotacionado, ou seja, a subdivisão da área em piquetes.
Cultivos agrícolas - Quando se deseja aproveitar as áreas de encosta, onde havia floresta, com cultivos agrícolas, as técnicas de conservação do solo adotadas deverão ser capazes de evitar a formação de erosão e a compactação do solo.
Pisoteio de animais - Outro cuidado que se deve ter durante o procedimento de recuperação de uma nascente é o isolamento da sua área de contribuição dinâmica. Essa medida não permite o pisoteio de animais, evitando a compactação da área e, também, os riscos de contaminação biológica do lençol freático.
Vegetação inadequada - Uma vez que o lençol freático encontra-se próximo da superfície do solo, não se deve implantar, nas proximidades dessa área, vegetação com grande capacidade de retirada de água.


Pra saber mais CLICA AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...