Pesquisar no blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PARTES DE UM RIO

Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica, histórica. Conhecer as partes de um rio ajuda-nos a analisar a dinâmica dos cursos d'água de maneira mais profunda e completa.



Rio é um curso de água natural que corre de uma parte mais elevada para uma mais baixa e que deságua em outro rio, no mar ou em um lago.  Esses cursos de água se formam a partir da chuva, que é absorvida pelo solo até atingir áreas impermeáveis no subsolo onde se acumula, constituindo o que chamamos de lençol freático. Quando o lençol freático aflora na superfície dá origem à nascente de um rio, também chamada de olho d'agua, mina d'agua, cabeceira e exsurgência.
Apesar dessa definição, há rios que se formam de outras maneiras, como por exemplo, a partir do degelo em picos montanhosos, além de alguns originarem de águas de lagos.
Os rios apresentam características diversas, podendo ser perene, ou seja, que não seca em nenhum período do ano, nem mesmo com severas secas. Além disso, podem ser também temporários ou intermitentes, neste caso, se trata de rios que secam em determinado período do ano, quase sempre na época da seca ou estiagem. Em regiões áridas e semiáridas do planeta, os rios perenes são de grande relevância, pois fornecem água e condições para a realização da agricultura e da criação de animais. Não há nenhuma dúvida de que os rios são de extrema importância para a humanidade, uma vez que fornecem a água que bebemos, além de ser usada para cozinhar os alimentos, para realizarmos a higiene pessoal e residencial, na indústria (fabricação de sucos, refrigerantes, alimentos entre outros), irrigar as lavouras e hortaliças. Considerando que a pesca pode ser realizada em rios e suas águas servem como via de transporte e de força hidráulica na produção de energia elétrica.
No Brasil, há uma grande variedade de denominações para os cursos d'água: rio, riacho, ribeirão, córrego etc.
Os rios são de grande importância para a organização do espaço geográfico. Podem ser usados para a irrigação, geração de energia elétrica, via de transporte e abastecimento de residências e empresas. Além disso, a pesca constitui uma importante atividade econômica e fonte de alimento para diversas famílias. Por essa razão, é indispensável conhecer melhor esses cursos d'água.

Partes de um rio 
  • Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d’água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d’água, mina, fonte, bica ou manancial, cabeceira;  
  • Leito: é o espaço ocupado pelas águas, isto é; o caminho que o rio percorre; 
  • Margem: é o local onde a água se encontra com a terra. Costuma-se utilizar esse termo em referência à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com a terra; 
  • Afluente: é o curso d’água que deságua em um rio principal ou em um lago. São os afluentes que alimentam o rio principal; 
  • Subafluente: é o rio menor que deságua no rio afluente; 
  • Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água, que se reúnem para formar um novo rio; 
  • Vertente:  é o declive de um dos lados de uma montanha, por onde escoa a água da chuva. Neste caso é sinônimo de encosta.  
  • Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d’água; 
  • Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; 
  • Jusante: é o sentido da correnteza em um curso d’água da nascente para a foz; 
  • Montante: é o sentido contrário ao que corre o fluxo do rio, em direção à nascente.
Além das partes dos rios, há outros conceitos relacionados com a Hidrografia que são essenciais para conhecer melhor os cursos d'água.Vejamos algumas dessas definições:
  • Bacia hidrográfica: é o conjunto de todos os elementos de um rio e as terras drenadas pelo curso d'água.
  • Divisor de águas: Uma divisória de águas ou linha de separação de águas designa um limite geográfico que separa um território em duas bacias hidrográficas. Mais precisamente, de cada lado desta linha, as águas escoam em direções diferentes. Ex. Uma montanha.
  • Rios de planalto: correm em terras altas, geralmente são caudalosos, apresentam quedas de água e podem ser aproveitados para geração de energia elétrica ou para o turismo;
  • Rios de planície: correm em áreas planas e são bons para a navegação quando não há obstáculos.

Referências Bibliográficas
http://brasilescola.uol.com.br/geografia
www.suapesquisa.com/
https://pt.wikipedia.org/

3 comentários:

  1. Achei tudo mas queria uma coisa mais bem explicadinho mas tá até q bom esse resumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem várias postagens com o tema rio, nascentes, hidrografia, aquíferos..

      Excluir
  2. Hoje em dia, os estudantes querem encontrar a pesquisa ou trabalho completo num só artigo no google. Não sabem pesquisar e muito menos criar seu próprio texto e tirar suas conclusões. Ohhh acorda pra vida.. Este site é uma excelente ferramenta de pesquisa.

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...