Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

DEUSES ANTERIORES A JESUS COM HISTÓRIAS PARECIDAS

Praticamente todos os ocidentais – e provavelmente boa parte dos orientais também – sabem os pontos mais importantes da história de Jesus Cristo: o nascimento vindo de uma virgem, a visita dos reis magos, a caminhada sobre a água, a crucificação, a ressurreição. Pelo fato do cristianismo ser tão popular e por estes detalhes serem tão intrínsecos à nossa cultura, é fácil acreditarmos que a história de Jesus é única – mas não é bem assim.


HÁ EM TODAS AS RELIGIÕES UM POUCO DE VERDADE
Muitos Deuses das mais diversas culturas anteriores a Cristo compartilham histórias muito parecidas com o filho do Deus cristão. Alguns especialistas acreditam, inclusive, que a história de Jesus de Nazaré pode ter sido baseada na história de alguns Deuses mais antigos. Abaixo, estão  exemplos de Deuses de povos de diversos cantos do planeta que possuem várias semelhanças em suas histórias com a história da vida de Jesus Cristo que nos é contada.

Osíris (3.100 a.C.)
Osíris pai de Hórus, foi um dos Deuses mais populares do Antigo Egito. Possuía suas semelhanças com o nazareno. A principal delas: foi morto e ressuscitou três dias depois. Porém ele passou seus três dias morto no inferno. Além de também ter realizado milagres e ter 12 discípulos, Osíris ensinou o renascimento através do batismo na água. 

Hórus (3.100 a.C.)
Hórus era o Deus do Céu no Egito Antigo. Muitos alegam que a história de Jesus foi diretamente baseada na história de Hórus, e não é para menos. Assim como Jesus, ele tinha 12 discípulos – um deles nasceu de uma virgem em uma caverna. Como Jesus, seu nascimento foi anunciado através de uma estrela, e três homens sábios apareceram! Hórus foi batizado quando tinha 30 anos por Anup, o batista, assim como Jesus foi batizado por João Batista no Rio Jordão. Além disso, conta-se que Hórus fez levantar um morto e caminhou sobre a água. Finalmente, ele foi crucificado, enterrado em um túmulo e ressuscitou, assim como Jesus. Em suas mãos Hórus carrega as chaves da vida da morte e da fertilidade.


Krishna (3.000 a.C.)
Krishna uma das principais Divindades Hindu, também tem diversas semelhanças com o cordeiro de Deus. Nasceu sem uma união sexual. Anjos, homens sábios e pastores estavam em seu nascimento. Sabe quais presentes eles deram a ele? Isso mesmo: ouro, incenso e mirra. Além disso, um homem mau e ciumento ordenou a matança de todos os recém-nascidos quando ele nasceu, assim como aconteceu com Jesus. Krishna também foi batizado num rio e realizou milagres, incluindo ressuscitar os mortos e curar os surdos e os cegos. Quando morreu, ascendeu dos mortos para o céu e espera-se que volte à Terra algum dia para lutar contra o “Príncipe do Mal”.


Mithra (2.000 a.C.)
Mithra é uma antiga divindade Zoroastrista que possui várias semelhanças com Jesus. Ele veio ao mundo através de um nascimento virginal em 25 de dezembro, e quando nasceu foi envolto e colocado em uma manjedoura. Mais além, teve 12 companheiros (ou discípulos) e realizou milagres. Como o Deus cristão, deu sua própria vida para salvar o mundo, permaneceu morto por três dias e depois ressuscitou. Não bastasse isso, é chamado de “o Caminho, a Verdade e a Luz” e ainda por cima tem sua própria versão de uma “ceia do Senhor” de estilo eucarístico.


Sidarta Gautama - Buda (563 a.C.)

Siddhartha Gautama foi um mestre filósofo e fundador do budismo que viveu no século 6 a.C. Assim como Jesus, é conhecido por ter curado os doentes e por ter caminhado sobre a água, além de ter alimentado 500 pessoas com uma cesta de bolos. Muitos dos ensinamentos de Buda eram parecidos com as coisas que Jesus ensinou, incluindo a igualdade para todos. Além disso, passou três dias na prisão e ressuscitou quando morreu.


DIONÍSIO (2 a.C.) 
Dionísio foi um  Deus grego que nasceu no dia 25 de dezembro e sua mãe era uma virgem. Quando criança, quiseram matá-lo. Há relatos de que foi autor de milagres, como transformar a água em vinho e a multiplicação dos peixes. Em sua história, também ressuscita após sua morte. Era chamado de "Filho pródigo" de Zeus (deus dos deuses) e de uma mulher mortal, foi o único deus filho de uma mortal ( note a semelhança com Maria, que era mortal, e Jesus, um Deus entre os mortais). Peregrinou por toda a Ásia para ensinar a cultura da uva, durante esse percusso, ele sempre se salvava dos perigos que Hera coloca em seu caminho ( note a semelhança das tentações do Diabo durante a travessia do deserto por Jesus).




Referências Bibliográficas
https://seuhistory.com/
http://hypescience.com/deuses
https://pt.wikipedia.org

2 comentários:

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...