Pesquisar no blog

sábado, 19 de agosto de 2017

COM LICENÇA! POSSO PLANTAR?


Formigas são insetos sociais, que vivem agrupados no subsolo e constroem uma rede de galerias que podem ser quilométricas. Chegaram aqui na Terra muito antes de nós humanos e para se alimentar e sobreviver cultivam fungos que crescem embaixo do solo, em ambientes de temperatura controlada. Para isso, as formigas utilizam matéria orgânica morta e um sistema social hierárquico, em que cada uma exerce sua função. Para controlar o crescimento da colônia, basta que se controle o crescimento destes fungos.





Existem vários tipos de formigas, entre as mais conhecidas estão quem-quem, saúva, lava-pés e a formiga preta. Algumas são mais prejudiciais para a horta do que outras. No jardim, elas nem sempre representam uma ameaça, mas dentro de casa, podem ser responsáveis pela proliferação de infecções, afinal, caminham por todos os lados e consomem fungos que crescem de insetos, animais e folhas mortas. No jardim, podemos abrir mão de algum espaço para este tipo de inseto, já que o trabalho da formiga também favorece a vida na terra, por serem elas animais decompositores. Devido à sua ação, os nutrientes voltam com mais rapidez para o solo e elas servem de alimento para pássaros, peixes, outros insetos e até, mamíferos.

Métodos para afastar as formigas
  • Uma forma de controle biológico é o uso de sementes de gergelim é indicado para controlar o crescimento do fungo que as alimenta. Formigas adoram gergelim e acabam carregando as sementes para o interior do formigueiro. Lá dentro, a presença da semente faz com que o crescimento dos fungos diminua.
  • Outra sugestão é preparar um macerado de agave. Macerado é o nome que se dá à um preparado de ervas, que ficam de molho em água, sem fervura. A receita é colocar três folhas de Agave americano L., cortadas em pedaços, em cinco litros de água. Deixe a mistura descansar por cinco dias num recipiente com tampa. Depois desse período de repouso, é hora de coar a solução. Estará então pronta para usar. Basta regar o formigueiro com ela semanalmente.Existe também a solução de sabão, que pode ser usada para desfazer os olheiros (buracos por onde as formigas entram e saem). Em casos extremos, pode-se até mesmo utilizar água fervendo, quando as formigas são muitas e do tipo agressivas, que picam e atacam.
  • Mas caso você simplesmente queira que as formigas se mudem, sem desejar eliminá-las do seu jardim, coloque uma maça mordida, num lugar menos inoportuno. Elas farão a mudança “de casa” em menos de uma semana para comer a maçã que você ofereceu. Outra dica é, caso você encontre um passarinho morto, enterre-o nas proximidades do formigueiro. As formigas agradecerão o “presente”, deixando suas plantas e canteiros sossegados por meses a fio.
Todas as observações que pudermos registrar através dos habitantes do jardim podem nos conduzir a um “porquê ” na natureza, basta que você esteja atento para correlacionar os fatos. A observação atenta das formigas pode indicar muitas coisas:
  • O tipo de solo que há por baixo do seu terreno, afinal elas constroem seus olheiros cavando túneis no interior da terra. Se a cor da terra do formigueiro for diferente da cor da terra do seu jardim, isso pode indicar um solo descontínuo, que talvez tenha sido construído com diferentes camadas sobrepostas.
  • As formigas também dão pistas sobre as mudanças no clima. A revoada das içás (formigas saúvas que possuem asas e saem dos olheiros para acasalar e formar novos formigueiros), em geral, acontece com aproximação da temporada das chuvas, o que também coincide com a chegada de alguns pássaros migratórios, tornando essas épocas propícias para o acasalamento das nossos amigos aves e para sua alimentação.
  • Outra curiosidade é que as formigas levantam acampamento (abandonam suas casas) quando seus ninhos estão em áreas sujeitas a encharcamento ou quando o formigueiro já está muito cheio. As mudanças (das estações seca para as chuvosas) as faz procurar por terras mais altas e podem revelar a boa hora para o começo do o plantio, depois de um intervalo nos cultivos, na época que antecede o período de chuvas.
O importante é manter o espírito curioso, observar e estudar cada manifestação de vida no nosso planeta. Você já pensou em escrever e desenhar um diário do seu jardim? Tenho certeza que, ao final de um ano, registrando a presença de cada visitante, você terá aprendido a relação que existe entre insetos, flores, frutos e folhas. Ensine seu filho a ter espírito cientista; a observação e experimentação. Quem sabe você poderá antecipar as mudanças de estações do ano, a chegada das cigarras e descobrir o que as alimenta e, ainda por cima, fazer desabrochar um novo talento para o desenho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...