Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de outubro de 2012

IDEIAS PARA APROVEITAR RESTOS DE HORTALIÇAS

Mais pessoas querem consumir mais hortaliças e ter uma alimentação melhor, mas quando vão a um mercado orgânico ou recebem uma caixa de verduras de uma cooperativa, muitas vezes não sabem o que fazer com produtos menos corriqueiros, nem com as folhas, raízes ou talos das hortaliças em sua forma natural.
O New York Times publicou um interessante artigo , destacando como certos chefs e fazendas orgânicas dos Estados Unidos estão promovendo um melhor aproveitamento das hortaliças, ensinando a reaproveitar os talos, folhas e sementes. Se as pessoas reconsideram o que deve ir dentro da panela e o que vai para o lixo, o que encontrariam? Que novos sabores poderiam emergir, que técnicas tradicionais? [] Atualmente, as pessoas estão tão pouco familiarizadas com os vegetais em seu estado natural que nem sabem que o talo do brócolis é tão comestível como as flores.
Certamente, é difícil ser criativo quando se chega tarde do trabalho e não há tempo para cozinhar.

Então vamos lá... Dicas para reaproveitamento alimentar:

1) Folhas de cenoura, aipo e erva-doce: pique-as, misture e enfeite com folhas de salsa.
2) Talos de acelga ou couve: ferva-os em vinho branco e água salgada com casca de limão até ficarem bem macios. Escorra e tempere com azeite e sal. Ou asse-as com creme de leite, molho de tomate ou ambas as coisas, cobrindo com queijo e croutons na manteiga.
3) Casca de frutas cítricas: as cascas de mexerica orgânica podem ser desidratadas no forno e depois conservadas em potes para temperar refogados ou molhos de tomate.
4) Espigas de milho: depois de tirar os grãos, ferva em fogo baixo com cebolas e cenouras para fazer uma sopa simples. Ou adicione um caldo de legumes para fazer sopa de milho verde.
5) Casca de melão: Corte a casca externa e use a parte mais crocante para substituir pepinos em saladas e sopas frias.
6) Folhas de pêssego: macere em vinho tinto, açúcar e conhaque para preparar um aperitivo fresco para o verão.
7) Casca de batata: frite-as em azeite a 350 graus e tempere com páprica e sal.
8) Talos de cebola: lave bem, pique e cozinhe brevemente para adicionar a sopas e refogados cremosos, ou misturar com purê de batata.
9) Folhas e talos de tomate: mergulhar em sopa quente ou molho de tomate para intensificar o sabor do tomate. Descarte as folhas depois de pronto.
10) Restos de tomate: coloque uma peneira sobre uma tigela, salgue bem e recolha o suco vermelho para usar em gazpachos, drinques Bloody Mary ou risotos.
11) Folhas de nabo, couve-flor e rabanete: cozinhe da mesma forma que a couve, acelga, mostarda ou repolho.
12) Sementes de melancia: asse e salgue como as sementes de abóbora.
13) Talos de brócolis: corte e descasque a casca mais dura com um descascador de legumes, corte em tiras e misture com suco de limão e queijo parmesão. Serve também como salada ou ingrediente para sopa.
14) Talos de verdura transforma-se em uma  deliciosa sopa verde.
15) Casca de abacaxi. Lave e bate no liquidificador com água. Depois é só coar e misturar um pouco de adoçante. É um delicioso suco. Se quiser pode bater com suco de laranja.
17) A água que cozinha a beterraba da um excelente suco. Se misturado com laranja fica melhor ainda.
18) A água utilizada para o cozimento de legumes fica excelente para o preparo do arroz ou  sopa. Mas antes do cozimento lave bem os legumes.

Que tal experimentar alguma dessas receitas? Você tem alguma outra ideia para aproveitar frutas, verduras e legumes ao máximo?
Ah, não esqueçam que os restos orgânicos transformam num excelente adubo para suas plantas ou canteiros de hortaliças.

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DESTE POST. ESTAVA PROCURANDO RECEITA PARA UM TRABALHO ESCOLAR. ACABEI FAZENDO ALGUMAS DELAS E FICOU EXCELENTE.

    CARLOS

    ResponderExcluir

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...