Pesquisar no blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

LAGO COR DE ROSA



É normal que fotos de lugares bonitos e paradisíacos contem com um mar ou lago de águas transparentes, azuis ou verdes — sempre com areia branquinha para completar. Agora imagine se essas águas fossem iguais ao milk shake de morango que você toma. Estranho? Pois é isso que centenas de senegaleses encaram todos os dias, nos últimos tempos.




O lago Retba fica no oeste da África, no Senegal, e suas águas são cor de rosa! Nele, há uma quantidade de sal quase tão grande quanto à do Mar Morto e, 
por conta disso, somente um tipo de alga consegue se desenvolver nessas águas. Para sobreviver, ela expele um pigmento rosa, que absorve e utiliza a luz do sol para ter o seu “alimento”. Como há somente extração de sal no local, esse organismo encontra um grande espaço para se reproduzir. Dessa forma, o lago inteiro ficou cor-de-rosa. É simplesmente impressionante, não é?
A cor de morango é produzida por uma microalga. Elas produzem um pigmento vermelho que absorve e utiliza a energia da luz solar e cria mais energia, fazendo a água ficar cor de rosa, explicou o professor de Bioquímica da Universidade de Bath, Michael Danson, ao “Daily Mail”. 
Assim como no Mar Morto (também conhecido pela alta salinidade), é possível flutuar por lá sem nenhuma dificuldade, no entanto, apenas nas estações mais secas do ano.  Os moradores locais retiram o sal da água para vender, mas antes precisam hidratar bem a pele para que não sofram danos com o ressecamento provocado pela alta salinidade, que chega a 40%. 




FONTE: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...