Pesquisar no blog

domingo, 3 de junho de 2012

TEM BELEZAS MINHA TERRA - ITABIRA/MG

Itabira é um município  no interior do estado de Minas Gerais. Além de se relevar no setor de exploração mineral, também há uma série de atrativos naturais. Situa-se em uma faixa de transição entre o domínio Cerrado e Mata Atlântica, com predominância da vegetação de Mata Atlântica.




MATA DO INTELECTO
Com uma área de 21,60ha, o Parque Natural Municipal da Mata do Intelecto é considerada um importante remanescente de Mata Atlântica. Possui terreno fortemente ondulado e diversas nascentes nas encostas de seus morros. Nele está o orquidário municipal, a orquídea Catteya Labiata Warneri Semialba Itabirana, que se destaca por sua beleza rara e por ser endêmica do município, o Pico do Amor, a Concha Acústica, local de grandes eventos e o Memorial Carlos Drummond de Andrade.

RAMPA DE VOO LIVRE DE ITABIRA
Em Itabira encontra-se hoje um dos melhores pontos para prática do esporte de voo livre em Minas Gerais. Estes podem ser feitos com equipamentos de asa voadora, movida pelo vento – asa delta -, ou com um paraquedas sentado em uma espécie de cadeira chamada selete – parapente -, por exemplo. A rampa com fácil acesso proporciona ótimas condições de voo e pouso, além de bela paisagem e clima agradável. Nível de dificuldade de acesso: Alto. Necessário o acompanhamento de um profissional devidamente certificado para a prática de esportes de aventura.

CACHOEIRA ALTA 
Cachoeira que possui cerca de 100 metros de queda d’água e que forma, em sua base, um poço próprio para banho. Local de grande beleza cênica. A cachoeira possui água cristalina. Sua beleza cênica deve-se, também, à quantidade de afloramentos rochosos que compõem o seu entorno e a vegetação típica de mata atlântica e de transição para o campo limpo. Podem ser praticados trekking, banho, fotografia, esportes radicais como o rapel e contemplação no atrativo. Há infraestrutura adequada de apoio ao turista no mesmo. Possui área de camping, mas não é permitida a entrada de ônibus de excursões no atrativo.
Localização: Fazenda Cachoeira alta, a 9 km do Distrito de Ipoema.

CACHOEIRA DO MEIO 
Pequena queda d’água que não ultrapassa 20 metros de altura, mas possui belo poço de águas cristalinas próprio para banho. Sua beleza cênica deve-se, também, à quantidade de afloramentos rochosos que compõem o seu entorno e a vegetação típica de mata atlântica e de transição para o campo limpo, assim como a Cachoeira Alta. Podem ser praticados trekking, banho, fotografia e contemplação no atrativo. Há infraestrutura adequada de apoio ao turista no mesmo. Seu acesso é feito através de trilha que liga a Cachoeira Alta à mesma.
Localização: Fazenda Cachoeira alta, a 9 km do Distrito de Ipoema. 

CACHOEIRA PATROCÍNIO AMARO 
Conjunto de duas quedas d’água de, aproximadamente, 20 metros cada uma. Elas formam, em sua base, poços próprios para banho. Local de grande beleza cênica. A cachoeira possui água cristalina. Sua beleza cênica deve-se, também, à quantidade de afloramentos rochosos que compõem o seu entorno e a vegetação típica de mata atlântica e de transição para o campos rupestres. Podem ser praticados trekking, banho, fotografia e contemplação no atrativo. Há infraestrutura adequada de apoio ao turista no mesmo e área de camping.
Localização: Ipoema

MATA DO LIMOEIRO 
A Mata do Limoeiro, de cerca de 2000 ha de área, é a mais expressiva porção remanescente de Mata Atlântica na região e está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Ribeirão Aliança, de âmbito municipal. Assim como ocorre em diversas áreas de vegetação densa, há diversos conflitos de interesse em relação à preservação e o seu uso. O desejo de preservá-la decorre da grande perda de seu território, no passado, para as atividades extrativistas. Local de relevante beleza cênica. Podem ser praticados trekking, banho, fotografia e contemplação no atrativo. Não é permitido o acesso ao atrativo sem o acompanhamento de um guia local.
Localização: Estrada de Ipoema para Senhora do Carmo, próximo a Escola de Ipocarmo, a 3 km do Distrito de Ipoema.

MORRO REDONDO 
O Morro Redondo é uma das elevações residuais componentes da Cadeia do Espinhaço. É uma área de grande beleza cênica, devido a sua altitude (1.221m), a quantidade de afloramentos rochosos que a compõe e a vegetação típica de campos rupestres. É um mirante potencial, do qual é possível avistar diversas localidades da região, como Serra dos Alves, Senhora do Carmo, Ipoema, Itabira, Bom Jesus do Amparo, dentre outras. Podem ser praticados trekking e contemplação no atrativo. Há infraestrutura de apoio adequada ao turista no mesmo.
Localização: Povoado do Maná, a 15 km do Distrito de Ipoema.

PEDRA DA IGREJA 
Monumento natural formado por uma fenda no meio de uma serra que é composta, basicamente, por quartzito. Essa fenda forma uma gruta de pequena extensão horizontal, mas de grande alargamento vertical. Localizada a uma altitude de 1339 metros, possui vegetação composta basicamente por mata seca, característica de grotas e capões da Serra do Espinhaço Meridional. Diversas rochas que compõe o seu interior denunciam os desabamentos que ocorreram ao longo dos milhões de anos em que foi formada. O atrativo localiza-se próximo ao Rio Santana, outro atrativo da região, com uma peculiaridade: nas proximidades onde se encontra a Pedra da Igreja, este rio é denominado Rio Seco, uma vez que corre por baixo das pedras que se observa ao longo de seu vale. Local de grande beleza cênica e de grande valor paisagístico. Ainda não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no atrativo. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado de Montes Claros, Distrito de Ipoema.

SERRA DO BICUDO/MUTUCA 
Serra integrante do Maciço do Espinhaço Meridional. Do seu alto se avista Nova União, o Povoado de Serra dos Alves, Serra do Caraça, Serra da Mutuca, Belo Horizonte, Pico do Cauê (em Itabira) e toda a cadeia do Espinhaço. Localizada a 1530 metros de altitude, a serra possui vegetação composta basicamente por campos rupestres, característica da região montanhosa na qual se encontra. Diversos afloramentos rochosos, sempre-vivas, canelas-de-ema gigantes e flores diversas compõem a sua paisagem, o que faz com que seja um local de grande beleza cênica e de grande valor paisagístico. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado de Montes Claros, Distrito de Ipoema.

CASCATA DO LIMOEIRO 
Localizadas no interior da Mata do Limoeiro, essas quedas d’água possuem grande beleza cênica e são próprias para banho. A Cachoeira do Paredão é uma pequena queda d’água com grande volume de água. Seu leito é formado por corredeiras com pedras que formam diversos poços próprios para banho, formadas pelas águas do Córrego Macuco. A Cachoeira do Dirrubado é um conjunto de 3 quedas d’água que somam 25 metros de altura, formadas pelas águas do Córrego Macuco, assim como a do Paredão. A Cascata do Limoeiro, por sua vez, é uma pequena cachoeira, de cerca de 10 metros de altura, localizada à montante da Cachoeira do Paredão. Nível de dificuldade de acesso aos atrativos: baixo. Não é permitido o acesso ao atrativo sem o acompanhamento de um guia local.
Localização: Estrada de Ipoema para Senhora do Carmo, próximo a Escola de Ipocarmo, a 3 km do Distrito de Ipoema.

CACHOEIRA DA BOA VISTA 
A Cachoeira da Boa Vista possui várias quedas d’água que totalizam 60 metros de altura. Suas águas cristalinas descem entre pedras formando corredeiras e piscinas naturais. A cachoeira impressiona os visitantes pelo seu grande volume de água e pelo belo desenho que o Rio Tanque faz, em seu curso em meio às formações rochosas. Local de grande beleza cênica, indicado para contemplação e banho. Ainda não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no atrativo. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado de Boa Vista, Distrito de Senhora do Carmo.

CACHOEIRA DA CONQUISTA
A Cachoeira possui uma grande queda de, aproximadamente, 20 metros de altura que desce entre pedras formando um pequeno poço para banho. Como as águas dessa cachoeira deságuam em outro córrego, é formada por diversas corredeiras. A vegetação é composta de campos rupestres e campos, no seu topo, e mata em capões. Podem ser praticados banho e contemplação no atrativo, mas não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no mesmo. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado da Conquista, Distrito de Senhora do Carmo.

CACHOEIRA DO BONGUE 
A Cachoeira do Bongue está localizada em uma região de Mata Atlântica. Possui vários saltos, totalizando, aproximadamente, 50 metros de altura. Suas águas descem entre pedras, formando corredeiras e piscinas naturais. Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade. É possível praticar trekking, contemplação e banho na cachoeira. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado do Bongue, Distrito de Senhora do Carmo.

CACHOEIRA DO CAMPO
Pequena Cachoeira. Sua queda não ultrapassa 5 metros de altura, mas forma um pequeno poço próprio para banho. A vegetação é composta de campos rupestres e campos. Podem ser praticados banho e contemplação no atrativo, mas não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no mesmo. O acesso à cachoeira deve ser feito, preferencialmente, com o acompanhamento de um guia local.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

CACHOEIRA DOS BORGES
A Cachoeira dos Borges está localizada em uma região de Mata Atlântica. Possui apenas um salto de, aproximadamente, 20 metros de altura. Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado do Bongue, Distrito de Senhora do Carmo.

CANYON BOCA DA SERRA 
Local de grande beleza cênica e de grande valor paisagístico. Há diversas quedas d’água e poços próprios para banho ao longo do canyon, além de monumentos naturais diversos. Ideal para contemplação. Ainda não há nenhum tipo de infra-estrutura de apoio ao turista no atrativo. A vegetação típica é formada por campos rupestres. Seus paredões ultrapassam 40 metros de altura. Há diversos tipos de Orquídeas e Sempre-vivas, além de inúmeras outras plantas de grande valor ornamental, como o Paepalanthus, por exemplo, e outras espécies nativas dos campos rupestres.
O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

CANYON DOS MARQUES 
O Canyon dos Marques tem aproximadamente 600 metros de extensão. Seus paredões têm até 40 metros de altura e, no seu interior, há diversas corredeiras de médio e pequeno porte formadas pelos rios Santana e do Tanque. Vários poços fundos e próprios para banho podem ser encontrados ao longo do Canyon. É uma área de grande beleza cênica, devido à quantidade de afloramentos rochosos que a compõe e a vegetação típica de campos rupestres. Podem ser praticados trekking, banho, fotografia e contemplação no atrativo, mas não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no mesmo. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

PONTE DE PEDRA  
Monumento natural localizado no interior do Canyon Boca da Serra. As formações rochosas sofreram intemperismo e deram origem a uma ponte de pedra que liga o canyon de um lado ao outro. Local de grande beleza cênica e de grande valor paisagístico. Sob o monumento natural, correm as águas do Córrego Boca da Serra, que forma um pequeno, mas profundo poço em sua base. Ainda não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no atrativo. O acesso ao atrativo só pode ser feito na companhia de um guia local.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

CACHOEIRA DA LUCY 
Queda d’água com aproximadamente 15 metros de altura. Em sua base forma-se um poço profundo de água cristalina adequado para banho. Apesar das possibilidades de contemplação, trekking e banho na cachoeira, não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista na mesma. Nível de dificuldade de acesso ao atrativo: Alto, uma vez que a descida para a cachoeira é dificultada pela grande quantidade de pedras e pela alta declividade do terreno. O acesso ao atrativo deve ser feito na companhia de um guia local, ou com a autorização dos proprietários da área.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

CACHOEIRA DOS CRISTAIS
Conjunto de duas quedas d’água que formam grandes poços apropriados para banho. Local de grande beleza cênica. A cachoeira possui água cristalina que reflete o tom esverdeado do fundo do poço que a compõe, sendo, por vezes, chamada cachoeira da esmeralda. Sua beleza cênica deve-se, também, à quantidade de afloramentos rochosos que compõem o seu entorno e a vegetação típica de campos rupestres. Podem ser praticados trekking, banho, fotografia e contemplação no atrativo, mas não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no mesmo. Nível de dificuldade de acesso ao atrativo: baixo. O acesso ao atrativo deve ser feito na companhia de um guia local, ou com a autorização dos proprietários da área.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

SERRA DAS BANDEIRINHAS
Localizada nos limites do Parque Nacional da Serra do Cipó, a Serra das Bandeirinhas é uma das elevações residuais componentes da Cadeia do Espinhaço. É uma área de grande beleza cênica, devido a sua altitude (cerca de 1.650m) à quantidade de afloramentos rochosos que a compõe e a vegetação típica de campos rupestres. É um mirante potencial, do qual é possível avistar diversas localidades da região, como Nova União, Caeté, Bom Jesus do Amparo, Confins, dentre outras. Possui rica flora e diversas cachoeiras, cursos d’água e nascentes no seu entorno. Podem ser praticados trekking, cavalgada e contemplação no atrativo, mas não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no mesmo. Nível de dificuldade de acesso ao atrativo: alto. As trilhas são feitas em campos abertos, o que aumenta a possibilidade de erros de trajetos, caso não se esteja acompanhado de um guia local. Além do acompanhamento do guia local, é necessário obter autorização do Instituto Chico Mendes para a entrada no atrativo.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

SERRA DOS ALVES 
A Serra dos Alves é uma das elevações residuais componentes da Cadeia do Espinhaço. É uma área de grande beleza cênica, devido a sua altitude (cerca de 1.400m) à quantidade de afloramentos rochosos que a compõe e a vegetação típica de campos rupestres. É um mirante potencial, do qual é possível avistar diversas localidades da região, como Nova União, Caeté, Bom Jesus do Amparo, dentre outras. A vegetação é composta de campos rupestres e campos. Podem ser praticados trekking e contemplação no atrativo, mas não há nenhum tipo de infraestrutura de apoio ao turista no mesmo. Nível de dificuldade de acesso ao atrativo: alto. É necessário o acompanhamento de um guia local para ter acesso ao atrativo.
Localização: Povoado de Serra dos Alves, Distrito de Senhora do Carmo.

Fonte: Inventário da Oferta Turística de Itabira, ano 2011, Departamento de Turismo.
SENAC - descubra Minas.
Fotos: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...