Pesquisar no blog

terça-feira, 14 de março de 2017

LIVRO NEGRO - CHAMINÉ DO INFERNO




Os vulcões são formações geológicas que variam em tamanho e nível de atividade. São fraturas ou aberturas na superfície terrestre por onde são expelidos materiais que têm origem no interior da Terra, como lava, gases e outros materiais chamados de “piroclastos”.


 
A estrutura do vulcão é constituída por uma câmara magmática, uma cratera vulcânica, um cone, uma chaminé e, em alguns casos, há saídas laterais ou periféricas (chaminés secundárias). Essas estruturas geológicas provocam na maior parte das pessoas um misto de curiosidade e medo, já que seu poder destrutivo já se manifestou diversas vezes.

 
Vejamos a seguir 10 curiosidades sobre os vulcões

1. Vulcão ativo há mais tempo
Estamos falando do Yasur, localizado na ilha de Tanna, em Vanuatu. Está em erupção constante há 111 anos. Durante esse período de mais de um século, os intervalos entre erupções foram curtos, muitas vezes variando entre 3 e 4 minutos. As erupções são leves.

2. Países com maior número de vulcões ativos
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.

3. Quantos vulcões ativos há no Planeta Terra?
Existem aproximadamente 1.500 vulcões ativos em todo o planeta Terra. Sim, pois em outros planetas do Sistema Solar também existem vulcões. Anualmente, em nosso planeta, cerca de 70 vulcões entram em erupção.

                             Existem dezenas de vulcões em atividade no mundo todo atualmente.

4. Maior vulcão do mundo
O maior vulcão do mundo em terras emersas é o Mauna Loa, com 4.169 metros de altura e 90 km de largura, localizado no Havaí. Sua última erupção foi registrada em 1984. O Mauna Loa é o maior em largura, pois o mais alto é o Ojos Del Salado, no Atacama (Chile), com 6.893 m.

5. Tipos de erupções vulcânicas
Nem toda erupção vulcânica faz aquele estardalhaço que aparece nos desenhos animados ou nos filmes, aliás, a maior parte das erupções é bem tranquila.  Podemos classificar as erupções vulcânicas em três tipos principais:

  1.     Efusivas (emitem lava);
  2.     Explosivas (emitem fragmentos de rocha sólida, chamados de piroclastos);
  3.     Mistas (emitem lavas e piroclastos).


6. Erupção com maior número de vítimas fatais
A erupção vulcânica que causou maior número de vítimas fatais ocorreu em Tambora, em 1815, e matou em torno de 100.000 pessoas na Indonésia. Ela escureceu os céus no outro lado do planeta.

7. Vulcão com maior nível de atividade dos últimos tempos
Estamos falando do Kilauea, no Havaí. Está em atividade ininterrupta há mais de 30 anos e é um dos mais visitados no mundo. É um vulcão de menor altitude e suas paredes são recobertas por lava resfriada de erupções recentes.

8. O que são ilhas vulcânicas? 
O solo do fundo do mar é cheio de pontos em que o magma do interior da Terra pressiona a superfície do fundo do mar, formando vulcões. Esses vulcões no solo marítimo entram em erupção e, ao longo de milhões de anos, expelem lava, que se acumula e, ao ultrapassar a linha da água, forma uma ilha. Muitas nações estão sobre ilhas vulcânicas, como o Havaí, o Japão e a Islândia.
                   No arquipélago do Havaí, há uma grande quantidade de vulcões ativos e extintos.

9. O que é um vulcanólogo?
É o corajoso cientista que estuda os vulcões e todos os fenômenos que envolvem o vulcanismo. Ele é quem tenta prever quando ocorrerá uma erupção para dar tempo, por exemplo, de alertar e retirar as pessoas que vivem nas proximidades dos vulcões.

10. O Brasil tem vulcão?
Como você já imaginava, não tem. Já existiu em eras geológicas distantes uma grande quantidade de vulcões no território que hoje conhecemos como Brasil. Entretanto, essas atividades cessaram, pois o nosso território encontra-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra. O vulcão mais antigo do mundo se chama Amazonas tem 1,9 bilhão de anos e está em terras brasileiras. Porém, não há com o que se preocupar, pois o vulcão está inativo e o que antes era uma área perigosa hoje é uma área coberta por imensas áreas verdes.

  

VULCÃO MAIS ANTIGO DO MUNDO



Referência
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/geografia-fisica.htm
http://www.opovo.com.br/
http://www. bibocaambiental.blogspot.com
http://www.suapesquisa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAROS LEITORES, SEJAM BEM VINDOS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...